Primeira Coríntios 5,1-5

 

Ouve-se dizer constantemente que se comete em vosso meio luxúria tão grave que não se costuma encontrar nem mesmo entre os pagãos: há entre vós quem vive com a mulher de seu pai (madrasta). Já julguei como se tivesse presente: aquele que assim se comporta,  em nome do Senhor Jesus, reunidos vós e o meu espírito, com o poder do Senhor Jesus -, seja esse homem entregue a Satanás, para ruína da carne, a fim de que o espírito seja salvo, no dia do Senhor.

 

Reflexão: 

 

1 - Para ruína da carne.

Algumas versões traduzem este versículo como:  Para mortificação do seu corpo.

Teria o Apóstolo Paulo, em nome de Jesus, condenado à morte aquele infeliz adúltero?

O homem foi entregue a Satanás para mortificação do corpo.

 

Seria flagelação?

 

Flagelação da carne ou morte do corpo, o objetivo é salvar o espírito.

Neste ponto trazemos a lume a justificativa desgastada, e inconsistente daqueles que dizem:

 

 “Só Deus pode Julgar.”

 

Considerando-se que Paulo declara estar agindo com a autoridade de Jesus. Foi Jesus que condenou o homem que vivia em adultério com a madrasta?

 

Sim ou não?

 

A Palavra mata.

A Palavra dá vida.

 

2 – O homem não se deitará com a mulher de seu pai. (Levítico 20,11)

Então, é a Palavra que julga?

Está escrito: A Lei limita-se a apontar o pecado.

 

Saltemos para Romanos 8,3-5

 

O que era impossível à Lei, Deus o fez, enviando o seu próprio Filho numa carne semelhante à do pecado, condenou o pecado na carne, a fim de que a justiça, prescrita pela Lei, fosse realizada em nós, que vivemos não segundo a carne, mas segundo o espírito. Os que vivem segundo a carne gostam do que é carnal; os que vivem segundo o espírito apreciam as coisas que são do espírito. (Bíblia Ave-Maria)

 

 

3 - Alguns católicos apanham doutrina em músicas profanas, e bradam aos quatro ventos:

"Não adianta ir à Igreja rezar e fazer tudo errado."

O que não adianta é fazer tudo errado, e não ir à Igreja rezar.

A Igreja é uma fábrica de santos.

Quem chega santo, fica mais santo.

Quem chega pecador, pode tornar-se santo, se permitir moldar-se na fôrma da santidade.

 

 

 4 – COMPLETE A REFLEXÃO COM SEU COMENTÁRIO.

Deus abençoe a todos nós, e a cada um em par