HÁ UM PROPÓSITO NA VIDA

HÁ UM PROPÓSITO NA VIDA

Já por algumas vezes temos insistido em passar aos mais incautos, que por uma razão muito simples, não faria sentido se, um ser inteligente como o homem fosse criado somente para nascer crescer, procriar, escrever uma história de vida e depois, evaporar, morrer, deixar de existir. Quando na adolescência me surgiu esse questionamento, logo procurei meu pai para me ajudar. Estava sendo horrível, pensar que depois de uma existência, não mais existisse. Onde estava o meu planejamento? Que alívio quando me foi passada instrução sobre o planejamento da minha vida, estava tudo escrito no Testamento de Deus – a Bíblia. Pude ver que a Bíblia não era um livro comum, e que, além de histórias lindas e inspiradoras, ela era, como é e será para sempre a mensagem de Deus para o homem, palavras de poder cujos testemunhos revelados desde os primórdios da espécie humana. Poder revelador, transformador – a palavra do Criador para o mundo visível e invisível. Mais tarde, o entendimento lógico e conciso de que não teria nenhum sentido nascer, crescer, reproduzir e morrer, não fosse o propósito final. Pude ler no Evangelho de João capítulo dezessete que minha existência havia sido pensada antes mesmo que eu tivesse nascido. “... assim como lhe conferiste autoridade sobre toda a carne, a fim de que ele conceda a vida eterna a todos os que lhe deste. E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.” (v.3) Na oração de Jesus ao Pai, a abrangência a todos quanto no futuro viessem a crer: “Rogo não somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua Palavra; a fim de que todos sejam um; e como tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós” (v.20-21ª). Logo, o peso da Palavra de Deus deixada a todos é o alcance de todo propósito na vida de todos nós. À semelhança de Deus fomos criados, nossos atributos refletem o Deus Criador. Fomos construídos com um propósito eterno, e por nossos atributos, com liberdade e responsabilidade em trabalhar durante nossa peregrinação, para tanto interagindo com o Criador na forma do que sua Palavra determina. Portanto, inteligência para ser usada com sabedoria, sabendo decidir cada momento em nossa vida a fim de lutar contra o mal, percorrer a carreira, guardando a fé, como nos ensinou o apóstolo Paulo. Quanto ao tempo de vida, desde o início foi demonstrado que o controle está nas mãos de Deus, se mais ou se menos, Ele é quem determina. Diz a palavra: “Então, disse o Senhor: “o meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos.” Qualquer número de anos que se atribua à vida do homem, notadamente é transitoriedade: 120 ou 1.000 anos. É comum pensar que Deus reduziu a duração da vida do homem para 120 anos, uma vez que Adão teria vivi 930 anos e Noé 950. O que é a vida? Tiago responde: Vós não sabeis o que sucederá amanhã. Que é vossa vida? Sois, apenas, como neblina que aparece por instante e logo dissipa. Em vez disso deveis dizer: Se o Senhor quiser, não só viveremos, como também faremos isso ou aquilo. (Tg4.14) Assim, dentro dos propósitos do Criador, cada um de nós entenderá os dias bons e maus que passamos durante a nossa peregrinação, tendo que tomar decisões em cada dia, lutar por vencer os dias, percorrendo resiliente a carreira, sabendo que, somente aos vencedores será dada a herança eterna com Deus. Esse é o grande propósito da vida. Com Deus, o caminho; sem Deus o abismo.