LEGADO DA IGREJA CRISTÃ

LEGADO DA IGREJA CRISTÃ

O povo andava disperso como ovelha sem pastor, cada um seguia o seu próprio rumo, como filhos sem a presença dos pais. Cada construía sua própria filosofia de vida, alguns respondiam a sua própria vocação e se desenvolviam na busca do conhecimento acerca das coisas. Bem assim, todo ser humano é vocacionado para o seu Criador - dispersos, essa relação foi se distanciando, da Sua casa, o Criador a tudo via. Embora sabendo das promessas do Criador para a existência da sua criatura, por rebeldia muitos foram se tornando rudes e perversos, e com isso subjugando a muitos, na lei do maior prevalecendo pelo menor. O Criador, a seu tempo fez cumprir sua promessa maior - livrar o homem da morte eterna. Assim, em Cristo Ele encerra o esforço pela salvação, em oferta de sacrifício do seu único Filho como prova do seu grande amor ao homem. Em Cristo foi estabelecida a Igreja, corpo único - católica - o que quer dizer universal, para todos os povos em Cristo. A base da igreja formada pelo Evangelho da salvação - este é o centro da igreja cristã no mundo, e por isso mesmo, não separa nenhum cristão do "corpo", apenas separadas em suas doutrina, dogmas e entendimentos Teológicos - o que aliás é muito dinâmico, afinal, a igreja é um corpo vivo, sustentada segundo os propósitos do seu criador. No entanto, para muitos, a igreja é especulativa, orientada por opiniões divergentes no que ensina. Esse comportamento bem se justifica pelo mesmo procedimento nos primórdios da humanidade - dispersos como ovelhas sem pastor, como filhos sem pais, e assim, na sua ignorância continuam a seguir seus próprios errantes suas próprias convicções. Por serem errantes e sem resposta para saciar a sua sede espiritual, se revoltam contra a igreja e contra os crentes em Cristo. Esses, ainda não entenderam que a perseguição motiva a fé dos crentes. O crente entende o Evangelho, e bem sabe dos ensinamentos de Cristo: "serão perseguidos por causa do meu nome", logo, na perseguição os crentes tem perseverado - se queimados nas fogueiras, torturados, degolados - nada disso fez com que desistissem da sua fé, sempre foi assim, e na proporção em que a igreja é perseguida, ela se expande, ela cresce e a muitos consegue atrair para o aprisco. Esse é o grande legado da igreja! Pessoas, e, não prédios suntuosos; pessoas, e, não denominações; pessoas, e não filosofias chulas. Quando a Bíblia fala que "as portas do inferno não prevalecerão contra a igreja", ela está dizendo que as pessoas que a constituem são propriedades de Deus. Por isso, já afirmamos em outra ocasião: tira a igreja do mundo, e o caos se estabelecerá; mata o pai de família, e os filhos se perderão pelos desvios dos sentidos que os conclamam ao encontro do Criador, porém, perdidos por suas convicções do nada a que são expostos, vãs filosofias de vida - sábios em si mesmos. O que levou a Coréia do Sul ao crescimento e despertamento para a fé cristã, foi exatamente a perseguição, as muitas guerras, e se hoje ela abriga as maiores Igrejas cristãs do mundo, não foi pelo dinheiro americano no pós-guerra como querem alguns. O Senhor da Igreja os tem feito prósperos, sábios e felizes, sendo exemplo do que Deus pode fazer a uma "Nação cujo Deus é o Senhor". Quem já pode visitar a Coréia do Sul, pode confirmar a beleza de um País moderno, bonito - rios e florestas preservadas, praças e jardins que encantam a todos que o visitam. Um povo que sabe separar a diversão do respeito ao seu próximo, onde os valores de família são preservados - aos pais se devem honras, aos mais idosos, honras ainda maiores - os idosos podem estender as mãos aos mais novos, ou mesmo tocá-los, no entanto, aos mais novos apenas reverenciá-los, inclinando a cabeça várias vezes, e sem toque. Nosso povo brasileiro, pode ser bom e alegre (como se diz por aí à fora), porém, em grande parte, desatencioso na sua fé, relaxado na sua ética, deslavados no respeito ao próximo, brincalhão, fazedor de piadas, dado ao futebol e pouco apegado à leitura, chegado a uma televisão e às vezes ri da própria desgraça. Por tais comportamentos, sofremos, somos pressionados a todo dia aceitar as provocações, as insinuações de corrupção e muito mais que isso, por terem consciência de que esse "povo à parte", ou seja, o povo cristão ser um povo feliz, mesmo entremeio aos ataques e insinuações, querem a todo momento tentar destruir a sua fé, e mesmo destruir os templos onde reúnem. Não sabem que a igreja não são templo Por serem pessoas, e guiadas pelo Espírito Santo de Deus, a Igreja tem sobrevivido frente às cortinas de ferro, nada consegue frear o propósito da igreja de Cristo. Este é o legado da Igreja de Cristo, até que Ele venha resgatar a sua igreja.

21-09-2021