AGNUS DEI - O CORDEIRO DA PÁSCOA

AGNUS DEI

O CORDEIRO DA PÁSCOA

Numa mensagem curta, porém cheia de visível angelicalidade, a doce menina com a voz de quem aprendeu as primeiras palavras, refletia no seu apelo o que certamente seus pais a ensinaram na sua experiencia de fé. A mãe perguntou, você sabe o que é lockdowun? “Sei mulher, é aquele momento que a gente só pode ficar em casa. Mulher, não se preocupe, é preciso ter fé, tudo isso vai passar. Acredite, tudo isso vai passar. Mulher vamos vencer, acredite, acredite! Tudo isso vai passar”. Um anjinho proclamando a sua fé e enchendo nosso coração de paz e santidade. Há, se o mundo fosse governado por crianças! O Cordeiro de Deus é hoje lembrado na celebração da pascoa, assim como acontece em muitos lugares do mundo inteiro – momento de reflexão para todos os cristãos. O quanto o mundo carece de ternura como de uma criança, santa e pura nas suas expressões tão angelicais quanto esta. O quanto o mundo carece de olhar para o Cordeiro de Deus, buscando Nele a paz, a santidade. Quando posso ouvir a letra de um cântico dos mais celebrados no mundo inteiro, cantado por vários cantores e em diversos idiomas, me parece ter se transformado em hino universal ao Cordeiro de Deus – Agnus Dei. Numa das letras em português, é dado honra e glória ao Cordeiro, em suma: “Aleluia! Ao Senhor, poderoso Deus. Aleluia! Santo! Santo! É o Senhor, poderoso, digno de louvor. Aleluia! Amém. Quem sabe se nesse ambiente que nos encontramos, tão cheio de perturbação, tanta mentira, tanta traição, tanta incredulidade, frustrações e decepções. Quem sabe se nesse momento de quebrantamento e humilhação perante nossa fragilidade, nosso espírito esteja mais preparado para entender que não podemos, jamais, nos afastar do nosso Deus – Agnus Deis, pode celebrar uma Páscoa verdadeira, não cheia de chocolates e presentes, mas compungidos pelo grande amor de Deus. O quanto carecemos desse amor, de um modo mais profundo, ao ponto de sondar o mais profundo do nosso ser e fazer respirar a alma. Fazer um lockdowun para as coisas vulgares, deixarmos de ser tão rudes e incrédulos. Quando não podemos dar jeito, e nos falar sabedoria, o apelo é para o jeito de Deus. Sei que grande parte do povo brasileiro tem profanado o Cordeiro, tendo usado de todas as formas enganadoras possíveis para arrebanhar os mais incautos. Bem sei também, que Deus anda magoado com o Brasil e com muitos brasileiros. Contudo, se houver arrependimento, Deus, do céu, ouvirá nosso clamor e nos dará dias melhores, em que vivamos a alegria de ser brasileiros, cidadãos dos céus. Este foi o ensinamento deixado por Sua Palavra: “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e me buscar, e se converter de seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, perdoarei seus pecados e sararei a sua terra”. Quão grande tem sido nossos pecados nesses dias, de crentes e não crentes – quem de nós não tenha pensado em incendiar o Congresso, o STF – somos seres racionais, entendemos que estamos sendo enganados, surrupiados, espezinhados – indignados por tanta maldade, isso é natural. No entanto, entendemos que quando nossas forças se esvaem, precisamos apelar para as forças que vem de cima, que vem de Deus. Posso entender que os problemas criados por nós, por nós mesmos devem ser solucionados, e nossa única chance de exercer nossos direitos é através das urnas. Portanto, se erramos uma vez mais, aprendamos com nossos erros, façamos a coisa certa. Kenedy, certa ocasião disse: “Os problemas feitos por mãos de homens, por mãos de homens devem ser solucionados” Posso concordar que seja assim, porém, até o limite de nossa capacidade. Quando não mais suportarmos as cargas, o agir de Deus pesará sobre todos aqueles que nos tem roubado a paz. Por todas essas coisas é que, Deus separou um povo para si, esse povo é o povo que segue a Cristo; esse povo é a Igreja de Jesus Cristo, cuja missão precípua é a de levar a mensagem de salvação – nisso precisamos, como cristãos, mostrar ao mundo que somos do Senhor Jesus – com mais amor para dar e repartir; mais do que odiar e reter somente para nós. O Cordeiro de Deus, aquele que derramando o seu sangue, expiou os nossos pecados, Ele ainda está vivo, e dos paramos celestiais ainda pronto a receber todos aqueles que se disponham a crer no seu nome. Aquele que recebe a Cristo, recebe também o poder do Espírito Santo – como seu orientador, seu intercessor, e assim, jamais ficará só, terá sempre o companheiro ideal para seu socorro nas angústias. Celebremos o Cordeiro da Páscoa!

16\03\2021