A Mãe de Jesus tem muitos títulos e epítetos

A imagem pode conter: 1 pessoa, área interna

Uma mulher e uma infinidade de títulos e nomes para reverenciá-la. Assim é a Virgem Maria, cujo primeiro título provavelmente lhe tenha sido atribuído pelo anjo Gabriel, enviado por Deus para anunciar que ela fora escolhida para ser a Mãe do Salvador. Ao proferir a saudação: Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo! (Lc 1,28), Maria era declarada a portadora de todas as graças, título que seria repetido pelos séculos afora, constituindo este um dos pilares da devoção mariana." Maria, filha de Joaquim e Ana, prometida em casamento a José. À primeira vista uma mulher comum, como qualquer outra de seu tempo. Seguidora dos mandamentos bíblicos e dotada de diversas qualidades. Fiel às tradições judaicas, fiel ao seu tempo e à sua cultura. Mas certo dia esta adolescente moradora de Nazaré recebe a visita de um anjo e tudo muda: em sua vida e na própria história da humanidade. Uma nova criação era anunciada, um novo futuro era traçado."
Frei Darlei Zanon


FLOR DO CARMELO

Poderia dar sequência ao texto do
Frei Darlei Zanon,  inserindo um cântico carmelita, muito conhecido em boa parte do Brasil e do mundo:

Flor do Carmelo, nossa alegria 
Salve, salve, Maria! (bis) 

 Mas...
Vamos ao tema a que me propuz discorrer.
Já contei a história desta rosa uma vez.
Agora vou dizer de forma resumida.

Olhe bem para ela.
Olhe bem para o espaço onde termina a haste e começa a flor.

As pétalas parecem um pouco descoradas, mas elas não estavam em processo de desidratação.

O processo já havia ocorrido. A flor tinha murchado e ao ser ofertada a Maria, a rosa rejuvenesceu.

Quando percebi, chamei minha esposa e lhe disse: "Não sei se você vai acreditar, mas esta rosa estava murcha. Quase morta.

Ela respondeu: "Eu vi. Estava murcha."

Pois veja como está agora.

- É, disse ela. É... e não continuou a frase.

Não conto essas coisas para vangloriar-me, mas para mostrar que Maria pode fazer milagres, pelos méritos de seu filho Jesus.

Você não é obrigado a acreditar.
Mas, não zombe.

Se aos apóstolos, Jesus deu a eles o poder de expulsar demônios, curar enfermos, perdoar os pecados, e até ressuscitar mortos, quanto mais não teria dado a sua mãe!

Esta rosa é especial.
Estava murcha e revigorou.
Se Deus faz isto com uma flor, quanto mais com um filho amado!

Quero deixar aqui o registro, para atender a curiosidade de cada um daqueles que tem fé.

Sei que muitos gostariam de saber:

"A rosa continua fresquinha?"
A resposta é: Não.

Ela teve vida, digamos duração dobrada, porque uma vez murcha rejuvenesceu, mas, completado este outro tempo , morreu.

Isso me leva a pensar na ressurreição de Lázaro. Ele ressuscitou? O termo mais correto seria:Lázaro  recobrou a vida, porque depois, passou novamente pela morte.

E como está escrito que o homem morre uma só vez e depois vem o julgamento e a ressureição. Lázaro não ressuscitou. Recobrou a vida.

Do mesmo modo, minha Rosa não ressuscitou. Ela recobrou a vida, e completado seu tempo, entregou seu "espírito" de rosa ao Criador.


Adalberto Lima
Montes Claros MG
Ano do ocorrido: 2019