O USO DO NOME DE DEUS

O USO DO NOME DE DEUS

Quando escrito em Hebraico, o nome de Deus e prenhe de significados, e da maior grandeza é o respeito que se tem ao Seu nome. Geralmente quando falamos dos Seus atributos, qualquer referência precisa ser considerada. Nos Estados Unidos da América, os crentes têm grande respeito ao nome de Deus, e procuram evitar o seu uso em vão (pois que é mandamental: não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão), há uma pronuncia que transliterado dá uma expressão mais ou menos assim: Ó my gosh, e evitam My God. Enquanto que, no Brasil, ou seja, falando a nossa língua, Português, no geral, muitas pessoas não levam em conta o respeito que é devido ao usar o nome que é sobre todo nome. Por exemplo: “Menino pelo amor de Deus não faça isso ou aquilo”. Esse tipo de uso é inadequado ao momento de uma advertência qualquer. O amor de Deus é muito acima do que chamar a atenção de uma criança. Se alguém diz: “Graças a Deus fui vitorioso no vestibular”, é uma forma de manifestar sua gratidão pela fé que tem em Deus. Talvez fosse melhor dizer: glorifico a Deus por minha vitória, prestar-lhe um culto manifestando a sua alegria, como se tivesse dando satisfação por sua existência de forma vitoriosa. Não traz ao caso qualquer tipo de censura ou crítica. Apenas destacando uma condição de respeito à soberania de Deus. Fico pensando, por qual razão uma pessoa escreveria o nome de Deus no singular? Se em Português um nome próprio deve ser escrito com letra maiúscula. Logo, além de ser errado, é também desrespeitoso. Mesmo que fossemos escrever o nome do Diabo, teria que ser em maiúscula. Por outro lado, um ser humano deveria pelo menos entender que é apenas “criatura”, e sendo criatura, precisa render glorias ao Criador por sua existência. Descartes não apenas um conceito filosófico, mas reconhecer a sua finitude ante a infinitude de Deus, diz ele: “Se sou criatura é porque existe um Criador.” Desta forma, seja em qual situação for, escrevendo, crendo, escreva com letra maiúscula. Não crendo em Deus, pelo menos o respeito à língua pátria - Português. Peça-Lhe perdão, quem sabe, depois de algum tempo se descubra tamanha ignorância.

PS FLORENCIO
Enviado por PS FLORENCIO em 19/02/2019
Código do texto: T6579025
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.