Por que desvirtuar o Natal?

POR QUE DESVIRTUAR O NATAL?
Miguel Carqueija

É extremamente decepcionante a maneira como o mundo moderno trata o Natal. Ora, o nome Natal já diz: natividade, nascimento. Refere-se à vinda de Jesus Cristo ao mundo, sem esta vinda nem existiria o Natal. No entanto, aqui no Rio de Janeiro e certamente pelo mundo afora, podemos percorrer inúmeras lojas comerciais, grandes e pequenas, e não encontraremos sinais cristãos. Sim, existe a árvore de Natal, mas o seu simbolismo é desconhecido pela maioria das pessoas, ela é posta por tradição juntamente com as guirlandas e as bolas. Fora isso, a figura onipresente do Papai Noel em incontáveis bonecos, fora os papais noéis de carne e osso que muitas lojas apresentam, morrendo de calor. Até nas residências particulares parece mais fácil encontrar as luzes pisca-pisca e até figuras do Papai Noel escalando a janela como se fosse um ladrão. Mas, e Jesus Cristo? E o Presépio com a Sagrada Família, os animais, os magos e os pastores, além da Estrela?
O Aniversariante não poderia faltar, ser esquecido. Pior, usam o Natal como festa materialista, troca-troca de presentes, milhares de cumprimentos, decorações, comes e bebes. Até embriaguez...
As músicas natalinas, algumas tão belas, foram esquecidas, se duvidar fazem é festinhas regadas a funk e bebida alcoólica.
Quando assisti um episódio de Sailor Moon onde toca uma música natalina tradicional, não pude deixar de pensar: e o Japão é considerado uma nação pagã. E nós, somos uma nação cristã?
A todos os leitores, um feliz Natal com Jesus, Maria e José no coração, sem esquecer que esta data é dia santo, portanto dia de ir na Missa, o que é mais importante que presentes, bebedeiras e comedorias.

Rio de Janeiro, 24 de dezembro de 2018


imagem da internet