A vitória da Paz e da coragem que venceu o mundo.

Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo. (Joã 16:33). Aqui neste versículo vemos Jesus expor quatro itens que seguem a vida do verdadeiro Cristão.

1 – Paz, aqui Ele disserta sobre uma paz que vem de um relacionamento direto com o amor. Ele não está se referindo a paz inativa do latim(Pax), mas sim da paz que age de forma ativa na vida de um ser humano. O vocábulo grego usado aqui é: (εἰρήνη, Eirene). Ou seja, é a paz que nasce na firme confiança de que o amor do Pai sempre está conosco. E mesmo que tudo a nossa volta pareça ruir estaremos prontos para agir e servir sem desespero, porque o amor de Deus nos provê deste tipo de paz que excede a todo entendimento.

2 – Jesus sempre foi sincero e jamais prometeu uma vida aqui na terra sem dificuldades ou aflições. Mas sempre deixou claro que Ele estaria conos nos capacitando a vencer estas dificuldades e nos fortalecendo diante das aflições. Neste mesmo capítulo Jesus firma a vinda do consolador (Joã 16:7). Ou seja, o nosso ajudador diante das lutas e das aflições sendo assim jamais está só aquele que crê no amor de Deus.

3 – Coragem; Jesus nos exorta a termos um bom ânimo, palavra no grego (θαρσέω,tharseo). ou seja, coragem, mas não é uma coragem rústica que vem da robustez do ego, é um tipo de coragem que se firma no entendimento do amor. Aqui Ele exorta os discípulos e está exortação chega até a nós de vívida, que mesmo que tudo a nossa volta pareça conspirar para que fraquejemos, devemos nos manter firmes na fé do amor que venceu o mundo, e a morte, gerando vida e paz que vai além d e todo entendimento.

4 – Jesus finaliza dizendo: eu venci o mundo. Aqui reside a beleza e o resumo da paz e da coragem que vence o mundo e os seus dissabores porque depositou a sua confiança no amor do Pai. Jesus nos ensinou de forma vívida e vivida que a paz interior e a coragem sempre sai vencedora se estiver embasada nos mandamentos do amor. Em pouco tempo o mundo jogaria sobre os ombros de Jesus todo o mal de que era capaz, e apesar disso, não conseguiria vencê-lo. Os discípulos Veriam o mundo fazendo o pior possível na crucificação. Mas também veriam que Jesus seria invencível quando ressuscitasse. E neste ato Jesus nos ensina algo vívido: O triunfo que obterei também pode ser o de vocês. O mundo me fez o pior e saí vitorioso. A vida pode fazer com vocês o pior, mas jamais ela pode fazer de vocês o pior, se permanecerem firmes no amor vocês também podem triunfar. Vocês também podem e possuirão a coragem e a conquista da cruz. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 19/09/2017
Código do texto: T6118651
Classificação de conteúdo: seguro