Um olhar que se volta ao amor de Deus.

E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,(Joã 3:14). Aqui nestes versículos vemos a narrativa de algo ocorrido enquanto o povo caminhava no deserto (Números 21:4-9). Durante sua viagem através do deserto, o povo de Israel em meio a impaciência e murmurações queixavam-se de ter saído do Egito. E para exortá-los sobre a paciência e o amor Deus envia serpentes ardentes e letais. E então o povo se arrependeu e clamou por misericórdia, e Deus ordenou ao Moisés que fizesse uma serpente de bronze e a pusesse no meio do lugar onde estavam, sobre uma haste; qualquer que olhasse à serpente se salvaria e viveria. Mas o que fugiu do entendimento do povo é que não era a imagem que salvava, mas sim a obediência e a capacidade de voltar a atenção a Deus Pai que amava e ama o seu povo.

E João aqui faz novamente vívida esta capacidade que todo Cristão deve trazer consigo em seu dia a dia. E quando entendemos que a serpente foi levantada salvou as pessoas porque ao olharem para ela os seus pensamentos se dirigiram a Deus colocava a fé em ação, ou seja, confiando no amor de Deus e lembrando que não caminhavam sozinhos, porque tinha um verdadeiro amigo e Pai que os supriam na caminhada. Entendemos que Deus não nos livra da dificuldade, mas no supre de forças e entendimento para vencermos as mesmas.

Assim se dá quando voltamos o nosso olhar para Cristo e quando dirigimos os nossos pensamentos para Ele com a imagem vívida da obra da cruz encontramos beleza e paz na vida por mais difícil que pareca e o entendimento de que a vida eterna é a vida de Deus, que nos enchemos de ânimo para seguir em frente sem temer as picadas das serpentes com os venenos das tristezas, dos medos e das desilusões que querem nos contaminar. Seguimos em frente porque o nosso olhar está firmado no amor misericordioso que banha a tudo e a todos.

Há outra coisa que devemos notar a palavra grega traduzida como levantar é: ὑψόω;hupsoó: para levantar ou levantar-se, para exaltar, elevação. Mas segundo os linguistas dentro do contexto ela vai além, pois ela traz consigo a elevação a uma glória e neste caso é a glória de morar de habitar dentro da atmosfera do amor de Deus. Onde todas as dores serão sanadas e o corruptivo será revestido do incorruptivo. Mas para que isto aconteça conosco é preciso que ergamos a nossa cruz e caminhemos no caminho que Jesus nos ensinou num constante negar o si mesmo. Pois agindo assim começamos a viver, a vida de Deus aqui e agora para que, num tempo certo possamos vivê-la na eternidade do seu amor. E viver, a vida de Deus está no caminhar de passo a passo em direção de um amar ao próximo, de um perdoar e de estender de mãos que levam a graciosa misericórdia a tudo e a todos. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o arbitro de nossos corações. Bom Dia...

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 17/09/2017
Código do texto: T6116512
Classificação de conteúdo: seguro