Com Cristo a tribulação produz paciência, experiência e esperança.

E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a paciência; e a paciência, a experiência; e a experiência, a esperança. (Rom 5:3,4). Há momentos na vida que nos sentimos paralisado diante das dificuldades, das tribulações e dos dissabores. Que podem se mostrarem de várias maneiras, as na forma de uma doença seja conosco ou com algum familiar. As vezes nos apresentam as dificuldades no âmbito financeiro ou profissional. As vezes isto se apresenta no relacionamento seja na amizade, no casamento ou em casa com os familiares.

No versículo acima Paulo usa a palavra grega: thlipsis (θλῖψις), Que foi traduzida por tribulação, mas o seu significado literal é pressão. Especialmente pressão interna que faz alguém se sentir confinado, ou seja, com o coração apertado. E quando estamos assim na maioria das vezes ficamos sem esperança. E, é neste momento que fazemos aquela pergunta a Deus: “Por que isto esta acontecendo comigo?” E a resposta é, toda pressão nos aperfeiçoa no praticar do amor. E também dá a oportunidade a outros se aperfeiçoarem no amor. Pois quando abrimos o nosso coração e deixamos que as pessoas nos ajudem, colocamos e movimento a roda do amor. Pois damos a oportunidade para que as outras pessoas coloquem seus dons em prática: Para os que são de abraçar, abraçarem; para os que são de orar, orarem; para os que são de visitar, visitarem; para os que são de doar, doarem; para os que são de ensinar, ensinarem.

E isto ainda nos leva a entender que toda esta pressão, produz paciência. Como vemos Paulo afirmar. A palavra grega utilizada para paciência é hupomone . Pois a paciência aqui citada não é aquela que senta e tudo espera, mas sim, é a força de espírito que pode vencer o mundo; não significa o espírito que resiste passivamente, mas sim vence e conquista ativamente as provas e tribulações da vida. Porque temo a firme certeza de que pertencemos a uma família no qual o Pai e Deus.

E quanto mais praticamos o amor, se faz forte a paciência, e o viver paciente fortalece a esperança e a esperança se firma na fé de que a presença de Cristo Jesus nos guia, fortalece e capacita a suportar toda a pressão que a vida nos der. E ainda nos prepara para ajudar em comunhão e com os nossos dons os outros a suportarem as suas pressões. Que o amor de Cristo Jesus seja sempre o árbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 16/07/2017
Código do texto: T6055915
Classificação de conteúdo: seguro