Hermenêutica

Não é coisa de protestante não, mas de quem quer ajudar na interpretação de um texto. Um amigo “católico, apostólico, romano e carismático” me perguntou: “ Você conhece Mateus 26:18 ( Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja...). Eu disse que sim, e ele continuou : “ Pois é, Pedro é a pedra da igreja que Jesus fundou na terra, e como ele foi o primeiro Papa, a igreja de Cristo é a Católica.” Eu tive que explicar a ele isto. O versículo 18 de Mateus 26 existe mesmo, mas existe também o 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19 e o 20. Estes versos trazem um diálogo de Cristo com Pedro. Jesus queria saber dos discípulos como estava o seu “IBOPE” com o povo, e disseram que diziam que Ele era João Batista, Elias, Jeremias ou algum dos profetas, claro, reencarnados. Aí então Jesus quis saber a opinião dos discípulos (alunos), e Pedro disse: “ TU ÉS O CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO”. Jesus parabenizou Pedro e disse que “sobre esta pedra edificarei minha igreja”.

A pedra era a afirmação exata de Pedro, CRISTO, O FILHO DO DEUS VIVO. Cristo é a pedra da igreja, o seu alicerce e não o aluno Pedro, ainda não convertido, coisa que se deu somente quando ao trair Jesus, chorou amargamente!

Argumento por argumento, tradição por tradição eu como pastor Batista, poderia dizer que a Igreja Batista foi organizada até mesmo antes de Cristo, com João que passou a ser conhecido como “batista” porque batizava e batizou Jesus! O que é um tremendo absurdo!

Esse é um trecho de algo q retirei do orkut.

Pegando essa conversa assim pelo meio coloco minha forma de ler essas coisas.

O pastor que responde isso tem ao lado dele a coerência interpretativa que a Bíblia fornece, no caso de pedra a Bíblia mesmo tem resposta como a pedra de esquina representada por Cristo, a pedra de esquina, ou seja, triangular (Is 28 :16) essa pedra triangular é encontrada facilmente na tradição Judaica representando a tríplice Divindade ou Divina trindade, entendendo-se que Jesus como sendo Cristo (a afirmação de Pedro) é o representante dessa Trindade e com plenos poderes estabelecerá o reino celeste na terra.

Claro que se tratando das palavras de Jesus isso é representativo e simbólico, afinal ele sempre falou sobre estabelecer um reino interior. O que me chama a atenção é o fato de uma pessoa que supostamente detém mais conhecimento e coerência sobre o universo Bíblico perde seu tempo em fórum discutindo uma coisa que não tem valia para o cidadão que defende aquela idéia infundada sobre Pedro.

Pedro morreu muito antes da fundação da Igreja Católica, os próprios textos Bíblicos demonstram isso quando falam sobre a morte de Pedro (que teria ocorrido por cerca 67 D. C.) e o Papado só iniciou-se lá pelo segundo século, a concepção de igreja como se tem hoje demorou um pouco mais para ter forma.

O que o pastor observou ate respeito e concordo (partes) porem a grande verdade é que cada um acredita no que quer.

A ignorância não é um defeito ou desprivilegio, é um desejo.

Conversava eu com um amigo essa semana e quando toquei no assunto vida, morte ele de forma sutil me disse que prefere ignorar os detalhes disso e seguir acreditando no que pode ver e tocar (beber principalmente), assim uma boa parte das pessoas segue a vida.

O evangélico cria suas condutas assim acreditando ser o melhor (para isso existe um numero sem fim de denominações “evangélicas”), o católico também divide-se em grupos com convicções diferentes, cardecistas, e todos os tipos de religiosos mundo afora criaram um caminho para aquilo que acreditam ser a visão divina para suas vidas.

Uma vez conheci um homem que me disse uma frase intrigante e que me fez sorrir, ele afirmava que o problema humano era resumido em uma única palavra: Hermenêutica.

Ele é de uma razão convicta.

A frase expressa nosso maior problema de incompatibilidade; a religião.

Cada um tem uma forma de interpretar e isso vem gerando geração após geração um infinito numero de formas de crer.

Tanto o é que em qualquer crença (escolha uma), encontraremos divisões de linha de pensamento, concordarão na essência mas terão diferenças sistemáticas sobre o todo, e por vezes serão completamente contrários aos princípios que os movera no inicio.

Obvio que a evasão de idéias não trará crescimento para ninguém, mas a algum tempo deixei de lado as discussões para ir para exposição, expor idéias é uma liberdade mais democrática, é o que estou fazendo agora e com isso não estou me dirigindo a ninguém especifico ou a todos, é uma questão simples de Hermenêutica.

O próprio Judaísmo tem suas divisões, a humanidade pede isso, veja Eva no inicio interpretando o que D´us falou a sua maneira (Gen 1), é um exemplo simples dessa natureza de dar sua visão ao fato; uma vez diverti-me ao ouvir outra pessoa dizer: Existem três lados em uma conversa; o meu, o seu e a verdade. Esse é o principio de nossa humanidade, dar forma ao que nos vem, isso e refletido em todo o mundo Bíblico, em cada migração, escravidão, geração ou caminhada que houve.

Os apóstolos principais, os que escreveram os quatro evangelhos, cada um deu sua interpretaçao para a vida de Cristo.

Sendo isso um defeito ou qualidade humana, seguirei acreditando no principio de Cristo.

A verdadeira fé no Cristo e naquele que o enviou é a manifestação através dos atos dignos da visão Divina.

O amor, a fé e a esperança, praticados no dia a dia com cada um daqueles que Ele nos da para olhar, ajudar, ouvir ou perdoar.

Ser religioso ou adepto de um “clube de santos” é simples.

Praticar o altruísmo que só a convicção na pessoa do Cristo pode fornecer é algo raro até mesmo para os que assim desejam.

Jesus só atacou (com palavras) os religiosos, afinal esses se perdiam no tempo no templo para discutir quem agrada a D´us .

Quando os apóstolos tentaram fazer o mesmo ele resumiu que o que deseja ser maior é o que servir melhor aos seus semelhantes (Mat 23).

Afinal isso é cristianismo.

É não ser para ser.

Perder para ganhar.

É simplesmente servir, servir para todos aqueles que todos os dias nos são dados, na rua, no trabalho, no hospital, no mercado, em todos os cantos todos aqueles que respiram.

Esses são os mestres a quem se deve servir.

Muitos estão ai preocupados em servir a si.

Indo para igreja, discutindo quem foi o primeiro ou segundo ou isso ou aquilo. Com tantas ocupações poucas vezes se tem tempo para olhar que muitas vezes pessoas realmente necessitadas de ajuda vindo outras crenças precisam de nos.

O Religare só tem sentido se primeiro conseguir ligar cada um que esta no mesmo espaço dentro de um bairro. Caso contrario ele sempre será apenas isso: religião (deturpada).

E como esta escrito:

Fé sem obras é morta. Dizer que se crê no Cristo e cuidar só da própria vida, é oque?

Cuidar daquilo o que importa é nossa parte e o que importa é que sejamos um com o Pai.

E isso é sermos um com cada um a nossa volta