SALVE ANTONIO, HOMEM SANTO (Série Folclórica Memória) ROBERTA LESSA

UM CERTO ANTÔNIO

E chega o mês de junho, no Brasil festejos caipiras e devocionais, muitos pedem aos santos festejados uma graça muitas vezes de difícil alcance, mas que através de um ser muito conectado ao Sagrado o desejo humano será atendido.ome Fernando

DIA 13 DE JUNHO É DIA DE SANTO ANTÔNIO!

Nascido na cidade portuguesa de Lisboa, com o nome Fernando e ao ingressar para a ordem franciscana, pois tornara-se discípulo de São Francisco, troca seu nome para Antônio, que tem por significado "Defensor da Verdade" e despendo-se de seus bens terrenos tornando-se discípulo de seu primeiro mestre espiritual em 1208 no mosteiro de São Vicente, onde pratica a benevolência e auxilia aos necessitados e defendendo a igualdade entre os seres.

Aos trinta e nove anos em Pádua, na Itália, devido às privações físicas incluindo longos jejuns penitenciais, deixa o mundo dos vivos para se tornar espiritualmente um ser santificado..

O CARISMA DA BILOCAÇÃO

Desenvolveu a habilidade de estar em dois lugares ao mesmo tempo, e pode devido à isso salvar seu pai que estava em julgamento em Lisboa sendo julgado de não pagamento de uma dívida já quitada. O fato era que ele, Antônio, estava fisicamente em Milão pregando, tando assim conhecido o seu dom de estar em dois lugares ao mesmo tempo aparecendo no tribunal e repreendeu aos que acusavam seu pai de ão pagar suas dívidas:

"- Vós desafiais a Deus, negando que recebestes o dinheiro de meu pai. Ele confiou em vós, e vós lhe retribuís arrastando-o para a desonra, juntamente com sua família! Vós, em tal dia (e foi dizendo a cada um), em tal hora, em tal lugar, recebestes tanto, vós tanto, vós, tanto… Confessai a verdade, se não quereis que Deus vos mande um terrível castigo”.

Assim, os acusadores confessam seu falso testemunhos e se tornam réus, e são através também da intercessão de Antônio perdoados pelos juízes severos. Após esse ato santo sai do transe, já em Milão, e retoma sua pregação aos perplexos ouvintes que só entendera o ocorrido quando a notícia do ocorrido em Lisboa chegara à Madri, tempos depois. Muitos não acreditavam em seu atos e ocorrências e Antônio por vezes, franciscano que era voltava-se aos animais isolando-se perto desses seres também divinais.

NA UMBANDA SANTO ANTÔNIO PROTEGE OS EXUS

No Brasil colônia, os escravos enfrentam o desafio de serem obrigados à converterem-se ao cristianismo, e de forma sincrética muitos tornam-se devotos de Santo Antônio que para eles representava Exú, entidade de sua devoção africana que era Dono do Fogo, e por isso acendiam grandes fogueira unindo as duas tão diferenciadas crenças. Para os escravos Santo Antônio era chamado de Pemba ou de Ouro Fino, sendo assim o mensageiro das palavras do Bem e de Jesus, para os católicos e na umbanda a entidade que desamarra as demandas, protege as pessoas dos maus espíritos e traz de volta objetos perdidos.

Esse sincretismo também se verifica nos costumes populares e ritualísticos até hoje, onde nos terreiros de umbanda e nos festejos na igreja se benze os famosos e tão conhecidos pães de Santo Antônio que são distribuídos aos devotos e filiados à tal fé, no dia 13 de junho, acredita-se que as entidades comparecem para consagrar os pães que serão distribuídos para serem serem o da casa durante o ano inteiro o pão permanece sem estragar, para que traga fartura a cada um.

Interessante uma das cantigas entoadas em louvação nos terreiros de umbanda e que se torna oração nas igrejas e casas do interior do Brasil:

"– Zé Pelintra, cadê Santo Antonio?

-Estava rezando e fazendo oração.

-Santo Antonio que gira e retira que quebra as demandas de toda a nação”

E assim nessa mistura tão brasileira de crenças, Zé Pelintra invoca ao Santo Antônio, e roga por sua força, inspiração e proteção à umbanda e aos seus filhos de fé, pois para os umbandistas Santo Antônio faz parte da primeira linha que é de Oxalá, e é um dos chefes-guia e nestas falanges e também São Cosme e Damião, Santa.Rita, Santa Catarina, Santo Expedito, São Benedito e São Francisco de Assis.

ORAÇÃO DE SANTO ANTÔNIO

Lembrai-vos, glorioso Santo Antonio, amigo do Menino Jesus, filho querido de Maria Imaculada, de que nunca se ouviu dizer que alguém daqueles que têm recorrido a vós e implorado a vossa proteção tenha sido por vós abandonado. Animado de igual confiança, venho a vós, fiel consolador e amparador dos aflitos. Gemendo sob o peso dos meus pecados, me prostro a vossos pés e, pecador como sou, ouso a me apresentar diante de vós. Não rejeiteis, pois, a minha súplica. (Fazer o pedido), vós que sois tão poderoso junto ao Sagrado Coração de Jesus, mas escutai-a favoravelmente e dignai-vos a atendê-la. Que Assim Seja.

ORAÇÃO À EXÚ

"Ó Exu, glorioso trabalhador do céu e da terra, protetor das almas encarnadas e desencarnadas e guardião dos espíritos de luz; Eu vos invoco humildemente, para que me ajudes a pregar o amor, a verdade a justiça, e a fazer a caridade que Nosso Amado Mestre Jesus nos Ensinou. Ilumine meu espírito com seu amor infinito e sua bondade inesgotável, para que eu possa hoje e sempre ter a misericórdia da sua proteção, e através dela concretizar e levar minha fé, vencendo toda a adversidade e a feitiçaria dos homens da terra. Laroyê Exu ! Que Assim Seja, na Energia de Exu!"

SIMPATIASPARA SANTO ANTÔNIO

Na crendice populares Santo Antônio é o santo casamenteiro e muitas mulheres recorrem à ele para conseguirem um namorado e casarem-se. Muitos acreditam que se comerem o pão bento no dia de o Santo Antônio encontrarão sonhada alma gêmea e com ela serão felizes. Essa cultura religiosa é milenar e chega ao Brasil através de seus colonizadores. Algumas simpatias ao santo:

PARA CONSEGUIR O SONHADO NAMORADO

A SANTO ANTÔNIO NA GELADEIRA:Com os olhos fixos na imagem em profundo fervor, o pedinte roga ao santo que enquanto ele não te trouxer um novo amor ele ficará na geladeira. E se o santo demorar muito em atender o pedido, é colocada sua imagem no congelador, sendo retirado somente quando o ser amado chegar e ficar. Também se usava colocar o santo de cabeça para baixo no poço de água, antigamente e acredita-se que esse ato migrou para a geladeira devido à adaptação à modernidade.

AS SETE ROSAS: no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio coloca-se em um vaso e em frente à imagem do santo casamenteiro, sete rosas, rezando à pedir um novo amor, quando secarem as pétalas são levadas para uma igreja onde acontecem muitos casamentos.

TIRAR A IMAGEM DA CRIANÇA: Pegue a imagem de Santo Antônio e tire o menino Jesus do colo dele e vire-o para a parede. Prometa devolver o que lhe foi tomado assim que ele te trouxer um namorado. Existe uma imagem de metal em que o bebê é retirável.

DEIXAR O SANTO DE CABEÇA PARA BAIXO: Coloque o Santo Antônio de ponta cabeça dentro de um copo com água ou cachaça e avise o santo que ele só será “desafogado” e colocado na posição certa quando um novo amor entrar em sua vida.

PARA TRAZER O AMADO DE VOLTA: Amarra-se sete fitas colorias em uma imagem de Santo Antônio e o coloque -o de cabeça para baixo dentro do guarda-roupa, avisando o que ele só sairá dali quando a pessoa amada estiver com você de novo.

Ou então, amarra-se o talo de uma rosa e o talo de um cravo com uma fita verde. De 13 nós na fita enquanto pensa em Santo Antônio e pede para unir você e seu amor como os talos do cravo e da rosa.

SIMPATIA PARA CASAR

PÉ DE CRAVO: Em um vaso bonito, plante um pé de cravo branco em e cuide dele com carinho até que floresça. Durante o plantio e todas as vezes que você cuidar da planta, deve pensar em Santo Antônio e pedir sua benção. Escolha a flor mais bonita e ofereça ao santo casamenteiro.

PERFUME À SANTO ANTÔNIO: Retire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa, mas lembre-se de pensar e pedir para o santo remover os obstáculos se for para o bem dos dois.

Roberta Lessa
Enviado por Roberta Lessa em 12/06/2016
Código do texto: T5664813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.