A VERDADEIRA PÁSCOA – Parte III.1

1) Determinando o dia da Páscoa judaica.

Não é uma tarefa muito simples determinar o dia exato da Páscoa segundo as Escrituras Sagradas. Porém não é impossível e tem um raciocínio lógico para isso.

O mês do calendário judaico começa sempre com o evento astronômico da Lua Nova. Essa informação é valiosíssima para definirmos qualquer Festa Judaica e datas importantes.

No cerimonial religioso hebreu, a “Festa da Lua Nova” ocorria no início de “cada mês”, sendo celebrada “todos os meses do ano” (Núm 28:11,14).

Como ocasião especial de adoração (Ez 46:1-8), nesse dia tocavam-se as trombetas sagradas e ofereciam-se “holocaustos” e “ofertas de manjares” ao Senhor (Núm 10:10; 28:11-15; Sal 81:3); o povo abstinha-se de atividades comerciais e seculares (Am 8:5); realizavam-se também banquetes especiais (1 Sam 20:5,18,24,27,34); e pelo menos algumas pessoas costumavam visitar os profetas (2 Rs 4:22 e 23).

http://centrowhite.org.br/perguntas/perguntas-e-respostas-biblicas/o-que-significa-a-festa-da-lua-nova-em-isaias-6623/

Vimos anteriormente que o primeiro mês do ano judaico é Nisã e que está entre os meados de março e abril no calendário gregoriano.

Levítico 23:4,5 Estas são as solenidades do Senhor, as santas convocações, que convocareis AO SEU TEMPO DETERMINADO: No mês primeiro, aos catorze do mês, pela tarde, é a páscoa do Senhor.

Vejamos mais uma curiosidade:

Data e hora de fases da lua.

As informações na tabela a seguir vêm de cálculos publicados pelo Departamento de Astronomia do Observatório Naval dos Estados Unidos.

Fases da Lua Datas Hora Informação Importante

Quarto Minguante 01/03/2016 20:11

Lua Nova 08/03/2016 22:54 Início do mês judaico

Quarto Crescente 15/03/2016 14:03

Lua Cheia 23/03/2016 09:01 Dia da Páscoa judaica

Quarto Minguante 31/03/2016 12:17

Apogeu (mais distante da Terra) e perigeu (mais próximo da Terra) da Lua.

A tabela a seguir mostra as datas de perigeu e apogeu da Lua durante o mês março de 2016.

Posição Datas Hora Distância Distância entre Terra e Lua

Perigeu 10/03/2016 04:03 359,508 km Menor distância

Apogeu 25/03/2016 11:17 406,124 km Maior distância

http://www.vercalendario.info/pt/lua/hemisferio_sul-mes-marco-2016.html

Quanto a Páscoa, nos relata o professor John Davis: "Páscoa quer dizer passagem e é o nome da primeira das três festas anuais a que deviam comparecer todos os varões; foi instituída no Egito para comemorar o acontecimento culminante da redenção de Israel". No seu dicionário, pág. 446, J. Davis, ainda nos afirma: "A participação na Páscoa era dever de todos os israelitas, até mesmo os que estavam peregrinando".

A Páscoa não era uma festa comum, era santa; tratava-se de uma cerimônia sagrada, pois ninguém poderia participar dela em pecado ou indignamente (Núm 9:6-11).

Observe que para participarmos da Ceia, devemos ter o mesmo princípio de obediência e santidade (1 Cor 11:29).

Assim, a Páscoa, por determinação do Eterno, devia ser realizada de ano em ano, no dia quatorze do primeiro mês (Abib ou Nizã).

Muitos judeus cristãos atualmente celebram a páscoa do mesmo modo que no início, tamanha a importância dada a este evento, pois é um estatuto perpétuo. E celebram a Ceia também. E tudo sempre com muita alegria.

Apesar disso bem sabemos que a Páscoa parou na cruz de Cristo.

Contudo quero destacar o valor, a importância, o desejo de servir, a grandiosidade de obedecer.

Por isso o apóstolo Pedro disse com muita propriedade:

1 Pedro 1:13-16 Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios, e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito:

Sede santos, porque eu sou santo.

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 27/03/2016
Código do texto: T5586669
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.