A VERDADEIRA PÁSCOA – Parte II

A origem do povo escolhido pelo Eterno para si.

Segundo a Bíblia, a origem da humanidade teve início em Adão e dele seus descendentes, dos quais muitos povos foram formados depois do primeiro pecado.

Dentre todos esses povos, o Eterno escolheu um homem, para que dele surgisse um povo santo e de boas obras (Sof 3:13), um povo escolhido, e para que dele também suscitasse uma nação que se distinguisse das demais e seguisse as suas Leis e fosse luz para todos os homens; e, esse homem chamava-se Abraão (Gál 3:8).

O grande objetivo de DEUS com a escolha do povo hebreu é que esse povo pregasse para as demais nações a vontade do Eterno, suas leis, seus estatutos e ordenanças para que também as demais nações fossem integradas como nações coirmãs do povo hebreu e assim tivessem também acesso à salvação.

O Todo Poderoso, então, chamou a Abraão, estando ele ainda na Mesopotâmia (Atos 7:2,3), e lhe ordenou sair do meio da sua parentela para ir a uma terra distante; e em obediência à esse chamado, ele saiu sem saber para onde iria (HB 11:8), confiando apenas em sua palavra: "E far-te-ei uma grande nação... (Gên 12:2)".

Assim, de seus lombos nasce-lhe o filho da promessa: Isaque (Gên 15:1-6, 21:1-3); e de Isaque nasce a Jacó (Gên 25:24-27); e de Jacó nascem doze filhos, dos quais, dois são de José, filho seu, que Jacó adotara; e desses doze, surge, pois, uma grande nação, a prometida por DEUS a Abraão (Heb 11:12), a nação escolhida.

E à semente de Abraão DEUS deixou uma promessa, que diz: "Peregrina será a tua semente em terra que não é sua (Gên 15:13)". Dessa sorte, o povo de Israel desce ao Egito para fugir da fome que assolara a terra que habitavam, motivo que o fez peregrino em terra estranha. Porém, o Senhor disse mais a Jacó: "Não temas descer ao Egito, porque eu te farei ali uma grande nação. E descerei contigo ao Egito, e certamente te farei tornar a subir... (Gên 46:3-5)". Isso porque esse povo foi feito cativo. Outra vez: "Naquele mesmo dia todos os exércitos do Senhor saíram do Egito (Êx 12: 41)".

Pergunta: Que dia, então, teria entrado o povo israelita no Egito, sabendo-se que, o dia que adentrou é o mesmo, exatamente o mesmo dia que saíram?

Respondendo a essa pergunta, temos: Passados, pois, quatrocentos (400) anos, em cumprimento à palavra de DEUS, somados aos trinta (30) anos que José viveu no Egito, temos um total de quatrocentos e trinta (430) anos. O princípio desse período iniciou-se no dia quatorze (14) de Nizã, começo da peregrinação, e teve seu término no mesmo dia, dia esse em que foi celebrada ou sacrificada a Páscoa (Êx 12:1-6), símbolo da liberdade do cativeiro egípcio. E a partir desse último dia de cativeiro, 14 de Nizã, teve origem a Páscoa judaica, determinada para concerto perpétuo por todas as gerações (Êx 12:17) para o povo judeu, e de ano em ano deveria ser celebrada (Êx 13:10).

Curiosidades sobre o povo hebreu:

Os hebreus foram o primeiro povo a cultuar um único Deus, isto é, a professar uma religião monoteísta.

Os antigos hebreus (etnônimo possivelmente oriundo do termo hebraico Éber, ou עברים, transl.ʿIvrim, significando "povo do outro lado do rio") foram um povo semítico da região do Levante, localizado no Oriente Médio.

Os hebreus falavam uma língua semítica da família Cananéia, à qual se referiam pelo nome de “língua de Canaã” (Isaías 19:18).

Esse povo, apagado pela grandeza de estados muito maiores, tecnologicamente avançados e mais importantes politicamente, foi responsável, contudo, pela composição de alguns dos livros que compõem a Bíblia, obra considerada sagrada por religiões ocidentais e orientais.

Abrão (que significa "pai exaltado”, mais tarde tendo seu nome mudado pra Abraão, que significa "pai de muitas nações”), sendo este considerado o patriarca do povo de Israel.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Hebreus

Na carta de Paulo aos Romanos capítulo 11, fala que os gentios foram enxertados na Boa Oliveira, que é o Israel de DEUS, mesmo contra a natureza, ou seja, DEUS forçou a salvação para os gentios tendo em vista a queda de algumas tribos da casa de Israel.

Romanos 11:24 Porque, se tu foste cortado do natural zambujeiro e, contra a natureza, enxertado na boa oliveira, quanto mais esses, que são naturais, serão enxertados na sua própria oliveira!

Portanto, uma vez que aceitamos A VERDADE, podemos dizer que somos parte do Israel de DEUS. Então, se você, ainda que contra a natureza, foi resgatado com força para a salvação, nada mais justo que você conhecer bem a história do povo que DEUS vai resgatar no último dia.

Vai que você precisa responder um questionário a respeito, ou uma prova escrita final, ou uma prova oral.

Pensou? Ser reprovado por não conhecer nem o poder nem as Escrituras?

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 24/03/2016
Código do texto: T5583916
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.