A VERDADEIRA PÁSCOA – Parte I.2

2) Conhecendo a importância das estações do ano judaico.

Vou ser redundante, mas preciso falar assim mesmo:

- Toda a criação é maravilhosamente perfeita! E seu propósito vai além de qualquer entendimento.

Salmos 136:7-9 Aquele que fez os grandes luminares; porque a sua benignidade dura para sempre; O sol para governar de dia; porque a sua benignidade dura para sempre; A lua e as estrelas para presidirem à noite; porque a sua benignidade dura para sempre.

Salmo 104:19 Designou a lua para as estações; o sol conhece o seu ocaso.

Sendo assim, precisamos entender que os luzeiros do dia e da noite servem para marcar os tempos e as estações.

Então, uma curiosidade importante que determina o começo do ano judaico é que ele é regido pelo movimento da lua e do sol, ou seja, as quatro estações do ano se regem pelo movimento astronômico. Veja abaixo:

A cada ano, Equinócio e Solstício indicam estações astronômicas:

- Equinócio se refere à Primavera e ao Outono e geralmente ocorre em 21 de março e 23 de setembro e marca o momento em que a noite é igual ao dia.

- Solstício se refere ao Verão e ao Inverno e geralmente ocorre em 21 de Junho e 22 de Dezembro. No Verão marca a data em que o dia é o mais longo do ano, e no Inverno é o dia mais curto.

Para 2016 (5774/5984) para o hemisfério norte:

Equinócio da Primavera - 20 de março 06:30

Solstício de Verão - 21 de junho 01:34

Equinócio de Outono - 22 de setembro 17:21

Solstício de inverno - 21 de dezembro 12:44

http://maisatual112.blogspot.com.br/2015/03/quando-equinocio-e-solsticio-2016-2017.html

Existem três festas importantes destacadas por DEUS para os judeus com relação à lavoura que são determinadas pelos Equinócios (primavera / outono):

Êxodo 23:14-17 Três vezes no ano me celebrareis festa. A FESTA DOS PÃES ÁZIMOS guardarás; sete dias comerás pães ázimos, como te tenho ordenado, ao tempo apontado no mês de Abibe; porque nele saíste do Egito; e ninguém apareça vazio perante mim; E a festa da sega dos primeiros frutos do teu trabalho, que houveres semeado no campo, e A FESTA DA COLHEITA, à saída do ano, quando tiveres colhido do campo o teu trabalho. Três vezes no ano todos os teus homens aparecerão diante do Senhor DEUS.

Porém quero destacar duas com relação aos eventos astronômicos, as datas de início do ano e do meio do ano judaico:

1) A Festividade dos Pães Não Fermentados, começando em 15 de Nisã, coincidia com a colheita da cevada.

- Equinócio da Primavera

2) A Festividade das Barracas, ou do Recolhimento, que começava no 15.° dia do sétimo mês, Etanim, ou Tisri, encerrava a parte principal do ano agrícola de forma alegre, visto que a colheita, em geral, já havia sido então completada. — Lev 23:33-36,39-43.

- Equinócio do Outono

http://bibliotecabiblica.blogspot.com.br/2009/07/estudo-biblico-colheita.html

O significado do nome do mês:

- Abib / Nisan é o nome dado ao primeiro mês do calendário judaico religioso e sétimo mês do calendário civil, se inicia com a primeira Lua Nova da época da cevada madura em Israel. O nome Nissan tem origem babilônica (a origem do nome Nissan vem da palavra Nitzan, o nome da flor antes de se abrir) (inicio / abertura): na Torá o nome do mês é Abib. é o primeiro mês da primavera (primavera em hebraico, Aviv, Abibe), Este mês marca o início da primavera no hemisfério norte. Neste mês os judeus comemoram Pessach (14 de Nissan). Corresponde a março/abril no calendário gregoriano.

http://aquieuaprendi.blogspot.com.br/2013/01/calendario-biblico-parte-2.html

A ênfase nesta segunda parte esta sendo com relação ao projeto de DEUS de marcar o tempo através da lua e das estações do ano.

Agora, não é interessante que essa mesma marcação de tempo não nos deva chamar a atenção para o FIM DOS TEMPOS?

1 Tessalonicenses 5:1,2 Mas, irmãos, acerca dos tempos e das estações, não necessitais de que se vos escreva; Porque vós mesmos sabeis muito bem que o dia do Senhor virá como o ladrão de noite.

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 22/03/2016
Código do texto: T5581903
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.