EXERCITANDO A SANTIFICAÇÃO – Última Parte

A santificação no modo de ser.

E todos quantos andarem conforme esta regra, paz e misericórdia sobre eles e sobre o Israel (Gál 6:16).

Com certeza, quando falamos de santificação, a primeira ideia que nos ocorre é que estamos tratando somente de algo que precisa ser feito a todo o tempo com vistas na recompensa futura dos santos. Entretanto, não é só isso o que nos declara as ESCRITURAS SAGRADAS, pois que antes da recompensa futura, temos a recompensa presente.

E assim é que de DEUS alcançamos paz e misericórdia, desde que andemos conforme a sua vontade em obediência e temor, tendo a vida consagrada e não sendo réprobo (2 Tim 3:8) diante dos homens e de DEUS.

A Bíblia nos relata sobre como se santificar no espírito, porém, muito mais do que observar leis, ainda que os DEZ MANDAMENTOS, a santificação deve apresentar uma vida verdadeiramente voltada ao EVANGELHO, a DEUS, totalmente consagrada, ou seja, cem por cento (100%) entregue a CRISTO e integrada àquele que nos chamou à salvação.

Como foi tratado anteriormente, alguns requisitos que denotam o crente envolvido e comprometido com o plano de redenção são:

- o temor a DEUS (Prov 8:13),

- ser templo do ESPÍRITO SANTO (1 Cor 6:20),

- possuir uma conduta cristã fidedigna (Rom 13:8)

- e apresentar bons costumes (1 Pe 1:15,16).

Sugiro a leitura de Romanos 12 onde o apóstolo dá orientações primordiais para um bom e saudável relacionamento, tendo em vista a santificação no modo de ser.

https://www.bibliaonline.com.br/acf/rm/12

A relação é óbvia!

Veja que tudo o que se refere a esse texto trata sobre santificação, porque são versos que orientam e recomendam quanto ao comportamento no trato para com os santos, com os inimigos e também para consigo mesmo, quando diz o verso "11" para não ser vagaroso no cuidado, mas fervoroso no espírito servindo ao SENHOR.

Quer dizer que, para início de conversa, é preciso conhecer bem e profundamente qual seja a boa vontade do ETERNO DEUS. E depois de obedecer e seguir o caminho da verdade buscá-lo sempre com diligência; e mais, praticá-la com fervor, envolvendo-se e comprometendo-se com todo o seu coração e a alma, e força, e entendimento (Luc 10:27).

Um detalhe importante a ser considerado:

- Como vamos viver em paz se as impurezas da carne e do espírito são prevalecentes em nossas vidas?

a) Impureza da carne. Isto incluiria todas as formas de imoralidade e mundanismo. Pecados sexuais, embriaguez, desonestidade e todas as outras características da carne têm que ser abandonadas. Pessoas que praticam tais coisas não terão permissão para entrar na eterna comunhão com Deus (veja Gálatas 5:19-21; 1 Coríntios 6:9-11; Apocalipse 21:8).

b) Impureza do espírito. Impureza espiritual e religiosa também têm que ser removidas de nossas vidas. Os cristãos em Corinto estavam rodeados pela idolatria, por isso Paulo usou este exemplo específico. Estamos rodeados de uma variedade de doutrinas humanas e filosofias, práticas de espiritismo, adoração de santos e de imagens, etc. O verdadeiro cristão não pode continuar a participar de tais práticas impuras. Temos que limpar-nos de qualquer mal deste tipo (1 Coríntios 10:14), adorando somente a Deus (Mateus 4:10). Nossa adoração a Deus tem que ser de acordo com sua verdade (João 4:24). Sem nos santificar, não teremos comunhão com o Senhor que morreu por nós.

http://www.estudosdabiblia.net/d19.htm

Nota-se que tudo quanto até aqui foi visto se refere a algo que o mundo não pratica. Portanto, temos e devemos ser diferentes de modo a não sermos confundidos como participantes das coisas que o mundo promove.

Assim, contrários aos eventos mundanos, devemos promover os bons costumes anunciados pelo EVANGELHO ETERNO (Gál 5:22), e mais:

- é preciso fazer valer o nome de cristão (Atos 11:26); e ainda:

- cada um deve velar por si como templo do ESPÍRITO SANTO.

Como sabemos, o cristão deve conduzir sua vida (ou deixar-se conduzir - SL 37:3-5) em boa medida, ou seja, de modo temperado.

Ou seja, aqui confirma e resume bem o dever de cada um:

a) em sacrifício vivo

b) santo

c) agradável

d) inconformidade com o mundo

e) transformação pela renovação constante do entendimento

f) experimentar a boa vontade de DEUS

g) saber apenas o suficiente e necessário para a salvação

h) conhecer qual é a medida da tua fé

i) usar em tudo de temperança.

Um bom perfume precisa ter em sua combinação medidas certas e bem temperadas para produzir um cheiro suave e agradável. Isso agrada a DEUS, porque nisso há fé (HB 11:6).

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 10/03/2016
Código do texto: T5569782
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.