EXERCITANDO A SANTIFICAÇÃO – Parte III

Santificação ou sacrifício?

É facilmente confundido o entendimento sobre santificação e sacrifício.

Santificação é o resultado de quem assume para si obedecer a DEUS.

O ato de sacrifício é o resultado daquele que se penaliza por algum motivo. Normalmente, por exemplo, usa-se o jejum para alcançar uma benção. O jejum não santifica, ele apenas mortifica o corpo.

Jejum: Abstinência ou redução de alimentos em certos dias (1 Reis 21:9, Esdras 8:21).

É a abstinência total ou parcial de comida e bebida, e às vezes de relações sexuais. Tinha o caráter de auto-humilhação e acompanhava a oração. Era recomendada em grandes provações (cf. Dt 9,18s; Ne 1,4; Jl 1,13s e nota).

Os profetas mostraram a inutilidade da prática do jejum quando não acompanhada da conversão (Is 58,1-5; Jr 14,12).

http://cursodeteologiaibc10.blogspot.com.br/search?q=jejum

A vigília é também um ato de sacrifício e com propósito definido antecipadamente.

Antigamente vigília era comum nas igrejas, hoje não mais.

Nessas vigílias buscava-se muito o batismo com o Espírito Santo e outros dons, e era um momento de íntima comunhão com DEUS, longas orações e muita paz.

Provérbios 8:17 Eu amo aos que me amam, e os que cedo me buscarem, me acharão.

Todo ato de sacrifício é um ato de mortificação de corpo e é um ato de fé de modo a agradar o Eterno.

Romanos 8:6-8 Porque a inclinação da carne é morte; mas a inclinação do Espírito é vida e paz.

Porquanto a inclinação da carne é inimizade contra Deus, pois não é sujeita à lei de Deus, nem, em verdade, o pode ser.

Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus.

Romanos 8:13,14 Porque, se viverdes segundo a carne, morrereis; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis.

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus esses são filhos de Deus.

O objetivo de sacrificar nosso próprio corpo a favor da comunhão com DEUS é o de podermos nos exercitar e resistir à concupiscência da carne, que é o apetite carnal desordenado. Naturalmente somos inclinados aos desejos da carne.

Gálatas 5:19-21 Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, fornicação, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Devemos mesmo seguir as orientações transmitidas em Efésios 6:10-18, pois devemos estar firmes, revestidos, fortificados no Senhor. É sim um exercício constante e permanente para termos resistência espiritual contra o mal.

Sem oração, sem jejum, sem vigílias, sem sã doutrina é totalmente infrutífero lutar contra o mal.

Efésios 6:11,12 Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.

Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.

Efésios 6:18 Orando em todo o tempo com toda a oração e súplica no Espírito, e vigiando nisto com toda a perseverança e súplica por todos os santos,

CRISTO nos recomendou em seu momento de extrema agonia:

Lucas 22:40 E quando chegou àquele lugar, disse-lhes: Orai, para que não entreis em tentação.

O filho de DEUS orava para que sua missão fosse concluída.

Ore também para que sua missão se conclua dignamente.

Santidade e sacrifício.

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 04/03/2016
Código do texto: T5563588
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.