EXERCITANDO A SANTIFICAÇÃO – Parte II

Algumas qualidades daquele que se santifica diante de DEUS.

O TEMOR DO SENHOR:

- O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria, sem o qual jamais pode ser santo; pode ser crente, mas não santo.

Jó 28:28 E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.

Salmo 86:1 Ensina-me, Senhor, o teu caminho, e andarei na tua verdade; une o meu coração ao temor do teu nome.

Salmo 111:10 O temor do Senhor é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que cumprem os seus mandamentos; o seu louvor permanece para sempre.

TEMPLO DO ESPÍRITO SANTO:

- O cuidado com o corpo e a vida é primordial para a santificação. Nenhum fruto digno da salvação conseguirá apresentar se o ESPÌRITO SANTO não habita em sua vida.

Provérbios 16:17 Os retos fazem o seu caminho desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.

Hebreus 12:1 Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta.

1 Coríntios 6:19,20 Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.

CONDUTA CRISTÃ:

- É o modo como deve se comportar, deve tratar as pessoas, se mostrar perante a multidão (HB 12:1), o falar, o se conduzir, é ter atenção com o testemunho pessoal. Ninguém gosta de andar com roupa suja e maltrapilho.

Romanos 1:16,17 Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego.

Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé.

BONS COSTUMES:

- São inúmeros. Tudo aquilo que não ofende o senso comum. Quanto ao costume cristão podemos considerar o ofertar à casa de DEUS com o coração, orar abertamente, dizimar fielmente, estar aos sábados na igreja sem cessar, ser gentil, aplicar o verdadeiro amor, ser ético, temperado, moderado...

Salmos 34:13,14 Guarda a tua língua do mal, e os teus lábios de falarem o engano.

Aparta-te do mal, e faze o bem; procura a paz, e segue-a.

Atos 10:38 Como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com virtude; o qual andou fazendo bem, e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele.

Gálatas 6:9,10 E não nos cansemos de fazer bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.

Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

A PALAVRA diz que o temor é a sabedoria.

Mas como sabedoria?!

Sabedoria, sim! Pois que, para servir a DEUS é preciso ser sábio (Prov 3:7), é preciso saber escolher bem o modo de viver e a quem dedicar a sua vida.

E saber escolher bem é optar por temer ao Senhor. E para temê-lo é preciso lhe obedecer. E obedecer a que? Todos nós bem sabemos: aos DEZ MANDAMENTOS (ÊX 20:3-17), dados pelo Criador.

O que dizer de ser templo do Espírito Santo? Para ser templo seu, se faz necessário desviar-se do mal. O que é desviar-se do mal? Leia, então, Salmo 119:97-104.

Para se ter uma conduta irrepreensível, é preciso não dever nada a ninguém e nem ter o que temer a homem algum. E isso nós sabemos. Assim, uma vez conhecedores dessas coisas, nos basta permanecer na fé (Atos 14:22), com bom ânimo e zelo pela sã doutrina, na sua prática constante diante de toda e qualquer pessoa, porque não devemos nem podemos nos envergonhar do EVANGELHO da salvação em momento algum (Rom 1:16,17).

Bons costumes é, resumidamente, fazer o bem a qualquer momento, em qualquer lugar e a qualquer pessoa, mesmo que inimigo (Rom 12:20; Prov 25:21,22). Fazer o bem é fazer tudo o que for necessário para o bom andamento da obra do Senhor, seja no testemunho, na visita, na esmola, na caridade, na exortação, etc.

Saiba que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a DEUS, daqueles que são chamados por seu decreto (Rom 8:28).

Assim é a santificação é recheada de detalhes às vistas de quem nos observa. Exemplo:

“Alguma vez, alguém, sem te conhecer e sem motivo algum, já te perguntou se você é cristão”?

Gui Medeiros
Enviado por Gui Medeiros em 03/03/2016
Código do texto: T5562518
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2016. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.