INTERPRETAÇÃO LEITURA BÍBLICA - A FILHA DE JAIRO

Interpretação da leitura da Bíblia, Novo Testamento, de Marcos, capítulo 5, versículos de 21 a 43

Nesta riquíssima e simbólica passagem do Novo Testamento narrada pelo evangelista Marcos a respeito do poder da fé, Jesus está no meio de uma grande multidão, praticamente sendo espremido pelas pessoas que o acompanham, o cercam. Mas, todo aquele alvoroço não o incomoda em sua missão. Ele estava indo à casa de um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo, cuja filhinha estava muito doente e ele, Jairo, acreditava que se Jesus impusesse as suas mãos sobre sua filha, ela seria curada.

Durante o caminho, tendo os seus passos atrasados por tantos e tantos da imensa multidão que o envolvia, ele sente que alguém tocou a sua roupa. Era uma mulher que havia doze anos sofria de uma hemorragia profunda e que por isso já sofrera muito nas mãos dos médicos, mas a doença piorava a cada dia. Ela, porém, acreditava que se conseguisse tocar apenas no manto de Jesus seria curada. E, Jesus, pára e pergunta aos seus discípulos quem havia-lhe tocado as vestes, ao que, espantados, os discípulos lhe respondem como ele poderia sentir alguém lhe tocando a roupa, quando estavam sendo literalmente esmagados pela imensidão de corpos da multidão que os cercava? A mulher que deveria ainda estar próxima e com medo de ter feito algo errado com Jesus, ante o seu questionamento, resolve denunciar-se, cai-lhe aos seus pés e lhe conta toda a verdade, ao que Jesus lhe diz 'Filha, a tua fé te salvou. Vai em paz e fica livre da tua doença.'

Logo em seguida, parentes do Jairo, o chefe da sinagoga, chegaram e relataram ao homem que a filha dele havia morrido e que não adiantava mais incomodar o mestre, ao que Jesus dirigindo-se a Jairo disse para não ter medo, apenas que cresse. E, seguiram para a casa dele. Ao chegarem lá, ordenou que a multidão esperasse fora de casa juntamente com amigos e parentes de Jairo, permitindo apenas que três de seus discípulos, Pedro, Tiago e João, mais a mãe e o pai da menina o acompanhassem até onde ela repousava. Chegando lá segurou-lhe a mão e disse para se levantar. A menina, então, 'despertou' de seu sono.

Nestas duas passagens a mensagem principal é sempre ter Fé. A fé que não permite que os medos, as faltas, as fragilidades nos afastem do que precisamos, do que acreditamos. É a fé que tem Jesus à sua frente e que a leva à perfeição. E esta perfeição é o já realizado no momento em que nos voltamos para Deus.

Outro ponto importante desta leitura é como Jesus percebe alguém tocar-lhe as vestes no meio de uma grande multidão? É simbólico também. E, eu me pergunto: onde estou neste momento? Fazendo parte da multidão sou apenas mais um em seu meio ou sou igual àquela mulher, que embora estivesse também na multidão, soube ser reconhecida, sentida por Jesus? Aquela mulher tinha a fé real no poder curador de Jesus. Ela não era apenas mais uma entre tantos presentes naquela multidão que acompanhavam a Jesus por modismos, por medos, por superstições, por interesses, ela tinha a fé verdadeira, a fé que colocava Jesus em sua busca. Para ela bastava apenas tocar um pedaço qualquer da roupa dele para ser curada. A multidão não conseguiu afastá-la de sua fé. Assim como Jairo que em determinado momento outros tentaram fazê-lo desistir de estar com Jesus lhe dizendo que a sua filha já havia morrido. Mas, Jairo, talvez um pouco mais fraco do que a mulher, teve em Jesus o apoio e a recomendação de que continuasse com ele, não tivesse medo, acreditasse e seguisse até a sua casa.

A fé é-nos muitas vezes testada. A multidão e os parentes aqui da leitura são tudo aquilo que nos tenta afastar da perfeição da fé. São os nossos medos, o reconhecimento de nossas faltas, as nossas fraquezas cotidianas, os nossos vícios que sempre nos tentam a desistir do nosso encontro com Jesus, aquele que verdadeiramente nos liberta. Se estivermos atentos e determinados em nossa missão desse encontro com Jesus conseguiremos superar e abandonar todos eles e não mais seremos apenas mais um dentre a multidão, mas reconhecidos e sentidos por Cristo Jesus, como seu irmão e também filhos de Deus que somos, de fato.

Muito obrigado pela visita. Desejo-lhe paz, prosperidade e serenidade neste dia de hoje. Grande abraço