A Apostasia Dos Últimos Dias (Reflexões acerca de I Timóteo 4)

O primeiro versículo do capítulo 4 de I Timóteo retrata bem o que vem acontecendo ao redor do mundo a números alarmantes: a apostasia. Não são poucas as pessoas que conheço que são crentes desviados, muitos deles inclusive eram bem ativos na igreja e exerciam cargos de liderança. Cada um alega um motivo com o intuito de justificar o abandono da sua fé e a adoção de uma postura ateísta, entre eles:

-Decepção com seus líderes religiosos;

-Decepção com liderados;

-Decepção com pessoas que tinham como referencial de fé e de compromisso com Deus;

-Revolta com Deus por não receberem o que, a seu ver, lhe era de direito;

-Por não ver cumpridas as famosas “profetadas”;

-Perda de entes queridos, de emprego, de namorada, etc.;

São muitos os motivos, mas estes são os mais frequentes, na minha limitada forma de percepção.

O que chama mais a atenção em meio a todos os motivos supracitados é que a maioria das pessoas caiu por estar firmada em homens falhos e sujeitos a erros. Basearam a sua fé na expectativa que criaram acerca de uma pessoa falível, ao invés de alicerça-la em Jesus, em quem, segundo Colossenses 2:9, habita corporalmente toda a plenitude da divindade!

O versículo primeiro também ressalta o fato de que muitos abandonam a sua fé por seguirem espíritos enganadores e doutrinas de demônios! Doutrinas essas que banalizavam o casamento e aprisionavam o povo proibindo-os inclusive de comer o que Deus criou com o intuito de que o Seu povo recebesse com ações de graça! Se isso era uma realidade na época de Paulo hoje ainda o é mais, tendo em vista o fácil acesso à informação por intermédio da internet, da televisão, de jornais, livros, etc. Se não estivermos alicerçados na Palavra de Deus e não meditarmos nela dia e noite corremos o risco de sermos enganados por falsas doutrinas criadas pelos próprios demônios, a fim de nos separar de Deus! Devemos ser como os bereanos que, segundo Atos dos Apóstolos 17:11, eram mais excelentes do que os tessalonicenses, pois recebiam a mensagem com tanto interesse que examinavam todos os dias as escrituras com o intuito de saberem se o que estava sendo pregado estava ou não de acordo com a Palavra de Deus! Se não agirmos assim seremos levados de um lado a outro por toda sorte de doutrinas contrárias às que são expressas na Bíblia, pois “o inexperiente acredita em qualquer coisa, mas o homem prudente vê bem onde pisa.” (Provérbios 14:15)

Romanos 10:17 ressalta o fato de que a fé vem pelo ouvir da Palavra de Deus. O grande motivo de muitos estarem apostatando a sua fé é porque abandonaram a leitura da Bíblia. Se não nos alimentarmos diariamente da Palavra seremos dotados de um espírito fraco e que não tem sustância para permanecer de pé. A Palavra é o nosso alimento espiritual, o alicerce da nossa fé, que nos instrui acerca de tudo! Se não criarmos uma prática de leitura e meditação nos princípios bíblicos corremos o risco de termos a nossa fé diminuída ou até mesmo extinta! E sem fé não seremos mais capazes de agradar a Deus (Hebreus 11:6)! A fé é tão importante que é um requisito para que tenhamos até mesmo o direito de nos tornarmos filhos de Deus (João 1:12)!

Em Provérbios 29:18 dá-nos outro motivo que leva as pessoas a se desviarem dos caminhos do Senhor:

“Onde não há revelação divina, o povo se desvia; mas como é feliz quem obedece à lei!”

A ausência de revelação divina tem levado muitos a se desviarem da Verdade, pois muito do que tem sido pregado nas igrejas ultimamente são doutrinas de homens, doutrinas essas que não servem para nada, senão para massagearem o ego daqueles que as ouvem. Mensagens tais como dê isso e Deus te dará aquilo, sendo que os que creem nisso se esquecem de que “[...] há maior felicidade em dar do que em receber” (Atos dos Apóstolos 20:35), não que Deus não esteja disposto a nos abençoar caso obedeçamos às suas ordenanças, mas o maior dom que Deus concedeu ao homem é de graça: a vida eterna! (Romanos 6:23). Para isso basta que nos rendamos a Ele em espírito e em verdade e dispormos o nosso coração a ouvir a Sua voz e obedecer a todas os seus mandamentos. Mas ouvir a voz de Deus requer de nós relacionamento com Ele, pois “só reconhece a voz de Deus quem é íntimo dele”. Como disse Jesus: “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem. Eu lhes dou a vida eterna e elas jamais perecerão; ninguém as poderá arrancar da minha mão. Meu Pai, que as deu para mim, é maior do que todos; ninguém as pode arrancar das mãos de meu Pai.” (João 10:27-29)

Se somos ovelhas de Cristo estamos na mão dele e nem um vento de falsas doutrinas criadas por demônios e espíritos enganadores poderá nos arrancar dela, se estivermos firmados na sua Palavra! Por isso, “conheçamos e prossigamos em conhecer ao Senhor” (Oséias 6:3a)!

Sigamos, pois, o que Paulo recomendou em sua carta a Timóteo, em I Timóteo 4:15-16:

“Seja diligente nessas coisas; dedique-se inteiramente a elas, para que todos vejam o seu progresso. Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando bem nesses deveres, pois agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.”

Sejamos, portanto, a luz em meio a um mundo tomado por trevas! Iluminemos o mundo com a luz de Cristo, vivendo conforme as suas sábias ordenanças e dando testemunho acerca dele com a nossa própria vida! Pois você poderá ser o único evangelho que muitas pessoas irão ler. Nossa conduta tem levado as pessoas a glorificarem o nome de Cristo ou a pragueja-lo? Sejamos um exemplo de fé e perseverança tanto para os que creem quanto para os que não creem.

Graça e paz da parte daquele que era, que é e que há de vir, meus amados irmãos e irmãs em Cristo Jesus.

Atenciosamente, Rafael Sales.

Raphael Sales
Enviado por Raphael Sales em 29/12/2014
Código do texto: T5084441
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.