Saber Esperar na Vontade de Deus.

Pela fé, ele abandonou o Egito, não ficando amedrontado com a cólera do rei; antes, permaneceu firme como quem vê aquele que é invisível. (Heb 11:27). Neste versículo vemos o exemplo de um homem que soube esperar a vontade de Deus se cumprir. A princípio pode até parecer controverso este texto, com mo relato de (Êxo 2:14-16). Porque no texto do Êxodo diz que foi o medo da ira do rei o causador da ida de Moisés para Midiã. Mas o autor de Hebreus diz, pelo contrário, que saiu não temendo a ira inflamada do rei. Quando estudamos mais profundamente estes textos a luz da história do povo hebreu e de outros historiadores vemos que, contradição se desfaz porque na verdade não há uma verdadeira contradição. Trata-se simplesmente de que o autor da Carta aprofundou-se mais no relato. Para Moisés retirar-se a Midiã não foi um ato de medo, mas sim de coragem. Mostrava a coragem do homem que tinha aprendido a aguardar.

Se neste momento Moisés tivesse levado a diante o seu plano, sem que o povo estivesse preparado e pronto, teria sido um desperdício de vidas inclusive o da própria vida. E poderia até ser que a libertação do Egito jamais tivesse tido lugar. Moisés era suficientemente grande e corajoso, mas também foi sábio para saber quando agir e quando aguardar. Teve a paciência e a coragem de aguardar até que Deus lhe dissesse: “Agora é o momento.”

E, é por este motivo que todo Cristão deve buscar no Espirito Santo o momento certo da ação e o momento quando se tem que aguardar. Usando uma frase de Arthur Samuel Peake: “A coragem de abandonar a obra na qual está empenhado de todo coração e de aceitar com ânimo a ação como vontade de Deus, é de uma índole muito estranha e elevada; que só pode ser criada e sustentada por maior visão espiritual”. Ou seja, quando o nosso belicoso instinto humano diz combata, é nesta hora que precisamos ter a grande coragem de esperar em Deus o momento certo para agir. É humano temer o perder da oportunidade; mas é grande e sobre humano esperar o tempo de Deus, mesmo quando se tenha a impressão de desperdiçar a oportunidade. Esta é a lição que o autor de Hebreus nos deixou: tenha a coragem de esperar em Deus e tudo se fará em verdade de amor e vida e vida eterna com Deus. Que a paz de Cristo Jesus seja o arbitro de nossos corações.

(Molivars).

Molivars
Enviado por Molivars em 30/10/2014
Reeditado em 30/10/2014
Código do texto: T5017684
Classificação de conteúdo: seguro