O QUE TENS FEITO COM SEUS TALENTOS?

Cada um de nós tem uma propensão, uma vocação ou um talento aos quais Jesus se referiu, narrando-nos aquela Parábola dos Talentos. Talentos são dons, poderes, aptidões, riquezas, bens materiais que possuímos e que se usados da forma correta, ou seja, em conformidade com as Leis Divinas, nos facultarão galgar um patamar na escala evolutiva.

Dentro da natureza vemos a diversidade de talentos. Os animais, insetos, aves, algas, plantas, peixes e outras espécies de seres desempenham papel de equilíbrio e progresso nos diversos habitats. Morcegos, formigas, seres marinhos, repteis, aves, exercem uma ação constante de preservação do planeta. Com a extinção dessas espécies nossas vidas ficam comprometidas. Daí, a necessidade da preservação.

A partir do momento que o homem passou a ocupar os espaços terrestres de forma desordenada, um desequilíbrio iniciou-se: Terremotos, maremotos, desabamentos, chuvas desgovernadas, abalos sísmicos e diversas catástrofes ambientais e climáticas têm assolado a humanidade. Tudo isso é fruto da intemperança humana. Pela sede de possuir sempre mais, não se importando com os meios empregados para isso, é como se estivéssemos corroendo os pilares que sustentam um edifício gigantesco. Desertificação, erosões, desmatamentos, assoreamentos são resultados de uma ocupação não planejada e de atitudes incautas de nossa parte.

A cada ano que se passa a temperatura do planeta aumenta, causando um calor excessivo, doenças respiratórias, infertilidade de terrenos, baixa produção de alimentos e outros prejuízos socioeconômicos. Já estamos nos deparando com as conseqüências funestas de nossas ações.

Tem-se dado muita ênfase ao aprimoramento profissional, capacitação de pessoas, e pouco tem se evidenciado ou falado de questões ambientais.

Investimentos milionários são dirigidos às pesquisas no ramo da informática, materiais bélicos, treinamento de membros das Forças Armadas, alegando com isso querer a proteção e defesa dos países em que são criados contra um possível ataque. Não precisamos nos preocupar e termos medo de alguém vir e destruir nosso espaço; nós fazemos isso por conta própria.

Membros da Marinha, Aeronáutica, Exército e da carreira militar, juízes, desembargadores e todos esses ofícios recebem regalias que se estendem a familiares também. São dadas oportunidades e prioridades a quem tem um grau de estudo mais avançado, deixando aqueles que não tiveram oportunidade e tempo de estudarem, frustrados e se achando incapazes.

O que precisamos é de ajustar salários de trabalhadores que protegem o meio ambiente e preservam a natureza, como os garis, varredores de rua, catadores de lixo, ecologistas, o trabalhador rural, para que todos possam respirar na mesma atmosfera. Vários trabalhadores são, na verdade, escravos de carteira assinada ou talvez nem as tenham, pois desde muito cedo precisaram trabalhar para ajudar no sustento da casa, onde não tiveram a oportunidade de cursar um estabelecimento de ensino e de conseguirem um trabalho com remuneração e condições adequadas. Por que é que existe essa diferença salarial gritante? Todos não têm filhos, e os filhos de todos não precisam de escola, remédio, lazer e esporte?

Boa parte da aura que emana da Terra é carregada de energias trevosas criadas por nós, através de pensamentos e ações malignas, quando vivemos voltados apenas para atender nossos caprichos. Espíritos que se afinizam com essa espécie de energia, se alimentam dela para satisfazerem suas vis paixões.

Anunciando o prenúncio da emanação de uma nova era Jesus desceu das alturas para se fazer cumprir a Lei de Amor, proveniente de Deus. Desde criança, o pequeno notável se mostrou em comunhão total com os desígnios do Pai. Sua permanência entre nós revelou o caráter das Leis Divinas, mostrando-nos qual o caminho certo a ser seguido. Dotado de uma sabedoria que causava espanto àqueles que o ouviam, o Mestre interceptou, serenamente, as práticas exteriores e causou um forte impacto, perturbando os sentidos daqueles que viam-se como reis e potentados da Terra.

Quem se banhou na aura do Cristo experimentou sensações indescritíveis e teve doenças curadas, a saúde restabelecida e a certeza da existência de um poder invisível. Alguns que receberam as curas dele, temporariamente, mudaram suas atitudes, mas se entregaram novamente ao desregramento que praticavam e voltaram ao estado de antes. Ludibriados pela efemeridade das paixões materiais entraram em uma esfera de vibrações inferiores, permanecendo numa onda espiral onde o raio do querer permanecer doente embaçou a capacidade ótica de seus espíritos, causando o retardamento da conquista da salubridade e da paz interior.

Os dons e os talentos que nos são concedidos, de acordo com nossa tarefa a ser desempenhada, são recursos que a Providência Divina nos fornece. Depende daquele que irá recebê-lo decidir o que irá fazer com ele. Ele pode criar maravilhas, mas pode gerar pânico e destruição.

E o que temos feito com nossos talentos, com os dons e riquezas que temos recebido? E olha que recebemos diversos: Nossa visão, a audição, voz, braços, pernas, um corpo, mas será que estamos correspondendo às expectativas de Deus ou estamos escondendo, enterrando nossos talentos?

A partir do momento que utilizo a visão para enxergar os defeitos e vigiar a vida dos outros, a audição para ouvir conversas que não me dizem respeito, a voz para denegrir a imagem de alguém e falar mal dos outros, os braços para carregar armas e agredir alguém, pernas para correr atrás de coisas indevidas, corpo para exibir aos outros, despertando interesses sexuais, não estou usando apropriadamente meus talentos. Se tenho uma profissão de jornalista, escritor, apresentador, médico, lavrador, caminhoneiro ou qualquer ocupação e as exerço com má vontade, fazendo meu ofício apenas por interesse financeiro, deixando de lado a caridade e a boa vontade, não estou aproveitando meu potencial.

Pode ocorrer também o medo de usar nosso talento, mas Jesus deixou-nos claro que o medo não serviu de justificativa para aquele homem. Sabe por quê? Porque o medo representa falta de fé, e quem vive com medo não desenvolve. Se a intenção e a causa são boas, deixemos o medo de lado e façamos a vontade do Pai. Deixemos que o sopro do Cristo penetre nossos corações para que tenhamos a resistência de uma rocha diante das tempestades vulcânicas que nos visitam com fins regenerativos, para nos tornamos imbatíveis, conquistando o trio emissor de fluidos salutares: Força, Coragem e Amor em nossas vidas, onde a força e a coragem serão guiadas pelo amor. Pesquise qual é o seu talento, e através dele, torne as vidas que te rodeiam melhores. Busque um meio de empregá-lo da devida forma, sem medo de falhar. Mais vale a dor de ter tentado do que se deixar dominar pelo fracasso antecipado.