O AMOR MAIOR E O PODER DAS PALAVRAS

Boa parte da vida de algumas pessoas consiste em disseminar pânico e causar destruição. Gostando de aventuras doentias, extrapolam, perdendo o controle da nave da vida e, assim, deixam vestígios de dor por onde passam e não encontram a felicidade que almejam, pois a procuram em lugares errados. E carregam a dor por longos tempos.

Disse-nos Jesus: “Ninguém tem amor maior do que aquele que dá a vida pelos seus amigos”...

Nessa correria que estamos hoje em dia é raro encontrarmos tempo para fazermos algo em benefício de alguém. É o trabalho, é o estudo, são os afazeres domésticos, o lazer e tantas outras coisas que gostaríamos que o dia tivesse mais 24 horas. Sem dúvida que temos necessidade de todas essas práticas, mas não podemos nos tornar prisioneiros delas, deixando que tomem e ocupem todo nosso tempo.

O excesso de cada um desses itens faz com que deixemos de lado tarefas importantíssimas como a de fazer algo por alguém: Uma visita a um hospital ou a um amigo doente do corpo ou da alma, plantar uma árvore, dar aulas de reforço escolar, ensinar alguma atividade como artesanato, pintura, corte e costura, promover uma atividade física, ensinar a alguém a tocar um instrumento musical ou fazer um tipo de comida são exemplos de atitudes que levam esperança e reconforto para muitos. E cada um de nós tem algo para oferecer ou ensinar. Se não tenho dinheiro, posso oferecer meu tempo disponível, meu serviço a benefício de alguém. Dividindo, trocando experiências e ensinando algo, fortalecemos nosso aprendizado e aprendemos coisas novas, uma vez que cada criatura tem conhecimentos a oferecer. Essa troca faz o crescimento.

Quando o Mestre Divino nos falou em dar a vida, é nesse aspecto de compartilhar, deixando de lado nossas preocupações, participando da vida de nossos irmãos. E fazendo isso, impediremos que eles se tornem ociosos e de que se transformem em pessoas desacreditas ou que se enveredem por caminhos obscuros.

O que todos nós queremos é nos sentir amados, e é bom saber que alguém se importa conosco; que quer o nosso bem.

Entretanto, para tais realizações, temos a necessidade de parar, olhar

e escutar. Apesar de sermos líderes de uma família, de um grupo de estudos ou de trabalho, ou tenhamos mais tempo de experiência em alguma atividade, temos a necessidade de avaliar a opinião das demais pessoas. Caso contrário, correremos o risco de sermos imprudentes e repetirmos erros. Não estamos sempre com a razão e podemos equivocar. Reconhecer isso é humildade.

Constantemente, nos deixamos levar pela emoção e queremos tomar alguma atitude precipitada e nessas horas é fundamental ouvirmos as opiniões. As pessoas que não estão ou que estão diretamente envolvidas na situação podem ter uma visão mais sensata e equilibrada que a nossa. Por isso, ao consultarmos alguém de nossa confiança poderemos alavancar um projeto ou nos livrar de situações conflitantes. Assim sendo, os membros de uma família, companheiros de trabalho, turmas de sala e amigos precisam compartilhar ideias.

E quando alguém nos confiar ou confidenciar algo, seja relacionado a vida pessoal ou profissional, devemos ter o bom senso e não sairmos por aí, repetindo e fofocando sobre aquilo que nos foi contado. E isto se aplica também àquelas coisas que ouvimos sem querer, às cenas que vemos, tendo o devido cuidado de nos policiar e frearmos nossa fala. Discrição.

No entanto, dependendo das circunstâncias, precisamos nos manifestar. Se alguém está sendo acusado injustamente por algo ou sendo prejudicado por uma mentira, cabe-nos dizer o que sabemos, senão estaremos agindo da mesma forma que aqueles que cometem a injustiça. Isso também é dar a vida pelo próximo, e teremos que responder um dia não apenas pelo mal que praticamos, mas também pelo bem que deixamos de fazer, que poderíamos tê-lo feito, mas não o fizemos, sendo coniventes com atos iníquos. Porém, temos a necessidade de olhar as circunstâncias e seus riscos para não sermos injustos com as partes envolvidas. “Não é o que entra pela boca que contamina o homem, mas o que sai dela”. Ponderação.

As palavras foram causas de guerras e contendas em todas as épocas da humanidade, mas elas também libertaram e mostraram a verdade e revolucionaram o mundo.

E são as palavras que nos dizem:

Levante mesmo que a queda seja violenta.

Dar as mãos é fazer nascer o brilho de boas energias entre nós.

Aja racionalmente. Seja bom.

Bondade não é fraqueza, é coragem nascida do coração.

Não perca sua forma real de filho de Deus.

Resgate de dentro de ti a fé que tenhas abandonado por uma eventualidade qualquer. Recupere sua vontade de lutar e de viver.

Seja renitente em seus objetivos construtivos.

Você não percebe que não há outra opção a não ser seguir?

Desvie seu olhar daquilo que não te fará bem.

Deixe uma mensagem de amor por onde você passar.

Forças suficientes escondem-se dentro de você. Busque-as!

O sol está se pondo. Mais um dia se foi. Você já sorriu hoje para alguém?

Cada sorriso que damos é a confirmação de que há uma luz dentro de nós e este sorriso faz brotar a mesma luz naquele que o recebe.

Um sorriso é também o entendimento de que se deve dar valor a família, a uma vida e a um amigo, e ampará-los, mesmo que isso comprometa o trabalho, a saúde, o tempo...

O sorriso é uma palavra que, ao ser pronunciada, apenas causa uma impressão, mas quando é demonstrada toca o coração.

O amor maior consiste em sorrir para que as dores se acalmem e em se dizer as palavras certas nos momentos incertos. E esses dizeres podem vir com suor e lágrimas, e falam de amor, mesmo estando em silêncio e até mesmo quando se está carregando uma pesada cruz na estrada pedregosa a caminho do calvário.