Vós Sois Meus Amigos.

(parte 3 amigos)

Nesta passagem que está no Evangelho segundo São João, no capitulo quinze nos versículos do onze ao dezessete, Jesus nos mostra sete atribuições e para que fomos escolhidos. Estudaremos em separado cada uma delas. Já estudamos sobre a alegria e sobre o amor desta feita estudaremos sobre ser amigo.

Jesus disse : Vós sois meus amigos, se fazeis o que eu vos mando. Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho dado a conhecer. (Joã 15:14,15). Jesus nos chama para sermos amigos, e já não somos somente servos, mas Ele condiciona esta amizade a sagrada e divina obediência. Pois esta amizade tem suas raízes fincadas no servir em amor e verdade e vai além. A palavra usada no grego para servo é: “ doulos “, que tem entre seus significados o de: escravo, servo, homem de condição servil; metáf., alguém que se rende à vontade de outro; aqueles cujo serviço é aceito por Cristo para estender e avançar a sua causa entre os homens. Aqui entra um interessante interpretação o servo (doulos) não pode confiar em seu amo, pois ele não sabe o quais são os seus planos, que podem incluir ou não o bem estar do servo. Mas Jesus Cristo não só faz conhecer o seus planos, como os mesmos estão direcionado para os que o servem. A palavra para amigo é a seguinte:” philos” , que tem entre seus significados o seguinte: amigo, ser amigável a alguém, desejar a ele tudo de bom; um dos amigos do noivo que em seu favor pediu a mão da noiva e prestou a ele vários serviços na realização do casamento e celebração das núpcias. Aqui vemos novamente um lindo jogo de palavras; pois quando jesus nos torna amigos Ele nos diz que devemos zelar pelo real objetivo da Igreja (Noiva De Cristo) na terra até o dia da nupcias ( Vota de Jesus). Ficando claro também que aquele que estiver na responsabilidade de cuidar da Igreja , e o fizer de maneira desleixada ou para tirar proveito próprio estará violando a noiva, e terá que prestar conta e a cobrança será cara.

Jesus nos chamou para ser seus amigos. Diz a seus discípulos e a nós; e já não nos chama servos, ( doulos ): chama-nos amigos ( philos ). E esta frase sou de maneira transcendental para aqueles que a ouviram pela primeira vez, hoje ela não parece ter o mesmo grandioso significado, mas deveria. Ser amigo de Cristo vai alem de qualquer titulo que a as honrarias terrenas possa nos oferecer. Mas também trás consigo o dever do amor ao próximo. O título, doulos , escravo ou servo de Deus não era, por certo, um título vergonhoso; de fato, indicava a maior das honras. Moisés era o doulos, o servo, ou escravo de Deus (Deut. 34:5); o mesmo era Josué (Josué 24:29) e Davi (Salmo 89:20). O Apostolo Paulo considerava uma honra usar esse título (Tito 1:1) e o mesmo diz Tiago (Tiago 1:1). Os homens mais excelsos do passado tinham sentido orgulho de considerar-se doulos de Deus. E aqui Jesus diz: "Tenho algo maior ainda para vocês: já não são escravos, vocês são amigos. Antes de que Jesus viesse ao mundo, e nos propiciasse esta intimidade com Deus, resultava quase impossível , a ideia de ser amigo de Deus. Na Bíblia vemos somente alguns antecedentes, onde alguém é chamado de amigo por Deus, Abraão foi o amigo de Deus (Isaías 41:8). Aqui Jesus nos chama para sermos amigos e ao ler esta passagem meus olhos lacrimejam, pois a importância deste chamado e de se fazer estremecer. O amigo é participante da dor do amigo e não o causador da mesma, ou seja quando nos tornamos amigos de Cristo através da obediência nos tornamos participantes do corpo de Cristo e não culpados pelo ato da crucificação.

Sendo assim, Jesus nos chamou para que fôssemos seus amigos e amigos de Deus Pai. E isto trata-se de um oferecimento tremendo. Significa que já não temos que contemplar a Deus, anelantes, à distância; não somos como escravos que não têm nenhum direito de aproximar-se de seus amos; não somos como uma multidão que só pode desfrutar de um olhar do rei ao passar em uma festividade especial e, que se procurar aproximar-se será detido ou preso. Jesus fez o surpreendente: deu-nos esta intima proximidade com Deus de maneira tal que Deus já não é um estranho longínquo mas nosso íntimo amigo. Amigo esse que sempre poderemos nos apresentar tanto na alegria como nas hora de dor, ou até mesmo nas horas faltosas e, Ele sempre será por nós. Amigo que entende as nossas fraquezas e que sempre que houver arrependimento sincero Ele nos perdoara e jamais nos faltará na amizade. Amigo que prepara um lugar de antemão para nos abrigar em seu reino e não para uma estada curta ou temporária mas para um vida e uma vida eterna. Que a amizade de Cristo se reflita em uma amizade fecunda no seio da igreja, para que façamos a vontade do Pai aqui na terra e em um tempo certo possamos fazê-la no céu.

Molivars
Enviado por Molivars em 01/07/2014
Reeditado em 01/07/2014
Código do texto: T4865686
Classificação de conteúdo: seguro