JESUS O DOM DE DEUS

"GRAÇAS A DEUS PELO SEU DOM INEFÁVEL"

(2 Co. 9:15)

-------------------------------------------------------------------

Na questão de dar ninguém se equipara com o que DEUS já fez pelo homem. Seu dom é indizível, impossível de ser descrito pela linguagem e pela mente humana.Várias interpretações têm sido apresentadas no tocante a natureza exata desse "dom", posto que o apostólo Paulo não declara especificamente do que o mesmo consiste.

Assim, pois, vejamos:

1 - Poderia ser a graça divina geral,a bênção divina.

(Rm. 5:15-17; Hb. 6:4)

2 - Poderia ser o dom do evangelho, a mensagem da vida

eterna.

3 - Poderia ser o amor de DEUS, manifesto em CRISTO,

derramado nos corações dos homens, o que produz

aquela espécie de generosidade que Paulo pedia aos

crentes de coríntios.

4 - Poderia ser o dom do Espírito Santo. (Rm. 5: 15-17)

Porém, tão enfática declaração só pode significar que o

próprio JESUS CRISTO é o dom de DEUS, em quem estão

contidos e por quem são administrados todos os demais dons.

"DEUS AMOU O MUNDO DE TAL MANEIRA QUE DEU SEU FILHO UNIGÊNITO"(Jo. 3:16).

CRISTO é o modelo da salvação de todos os homens.Em outras palavras, os remidos estão sendo transformados segundo a sua imagem, e eventualmente haverão de participar de suas perfeições e de sua natureza divina.

"PORQUANTO AOS QUE DE ANTEMÃO CONHECEU, TAMBÉM OS PREDESTINOU PARA SEREM CONFORMES À IMAGEM DE SEU FILHO, A FIM DE QUE ELE SEJA O PRIMOGÊNITO ENTRE MUITOS IRMÃOS"(Rm. 8:29).

Portanto, em CRISTO se encontram a vida e todo o bem-estar espiritual.Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas antes, entregou-o por todos nós, através dele certamente nos dará todas as coisas. (Rm.8:32). É impossível aplicar tal termo, tão enfaticamente usado aqui, para qualquer outro dom que não seja aquele. O vocábulo "dom" fa-nos lembrar que a salvação nos vem pela graça de DEUS.

"PORQUE PELA GRAÇA SOIS SALVOS, MEDIANTE A FÉ; E ISTO NÃO VEM DE VÓS; É DOM DE DEUS"(Ef.2:8).

Esse dom deve ser acolhido pela vontade humana, acompanhada pela fé e pelo arrependimento. Se não for real, nenhuma graça divina terá operado; mas essa graça transforma o crente na imagem de CRISTO, tanto moral como metafisicamente. Aquele que não está sendo transformado nunca recebeu essa graça, visto que seu poder trnsformador exige muito dos homens. E cada passo dessa transformação deve ser dado em meio a grande agonia, porquanto o homem caiu para longe de DEUS. A graça divina capacita-nos a voltar ao Senhor, confere-nos poder e provê para tudo quanto é mister; no entanto, deve ser aceita voluntariamente. Precisa ser mais do que belas sentenças, mais do que simples palavras. Deve ser uma realidade viva do Espírito, no íntimo - uma obra divina.

O grande dom, pois, é JESUS CRISTO. E por meio dele nos vem todo o bem-estar, até mesmo a glorificação final.

(Rm. 8:29-30).

O tesouro é imenso oferecido por CRISTO; mas deve haver a reação favorável e a transformação do indivíduo, para que este entre na posse do mesmo. Não existe privilégio sem alguma exigência.

"O REINO DOS CÉUS É TAMBÉM SEMELHANTE A UM QUE NEGOCIA E PROCURA BOAS PÉROLAS; E TENDO ACHADO UMA PÉROLA DE GRANDE VALOR, VENDE TUDO O QUE POSSUI E A COMPRA". (Mt.13: 45-46).

Por derradeiro, e no que diz respeito ao presente contexto, convém observar que "Se já recebemos o seu "dom inefável"; que sacrifício será se dermos alguns poucos bens perecíveis por sua causa?" (Faucett).

FONTES

Bíblia Sagrada

Livro - N.T. Interpretado

Wilson de Oliveira Carvalho

"Os bons ouvintes fazem as pessoas serem melhores"

The Grea test Psychologist Who Lived: Jesus and the isdom of the soul.

Mark W. Baker



Wil
Enviado por Wil em 01/05/2007
Código do texto: T470673