Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos

Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.

Em outras palavras:

Deixe as coisas do mundo para os do mundo

Deixe a perda de tempo para os que perdem tempo

Deixa a falta do que fazer para os que nada fazem

A outro, disse Jesus: “Segue-me. Ele, porém, respondeu: Permite-me ir primeiro sepultar meu pai. Mas Jesus insistiu: Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos. Tu, porém, vai e prega o reino de Deus”.

Alguns podem taxar Jesus de desumano, considerando a dureza de sua declaração. Porém, Jesus não tinha o costume de ser desumano e nem o seria. Jesus tratava com as pessoas, dizendo-lhes exatamente o que precisavam ouvir. Foi assim com o jovem rico. Jesus foi duro porque viu em seu coração que o deus dele era as riquezas. Com a mulher samaritana o discurso de Jesus também foi firme. Assim, não tenho dificuldades de crer que Jesus estava tratando algo especial na vida desse discípulo. Talvez a sua excessiva preocupação com o pai fizesse com que o reino de Deus não fosse prioridade em sua vida. Jesus, então, coloca as coisas nos seus devidos lugares. Qualquer coisa que estivesse acima do reino do Deus deveria ser repensada, ainda que fosse culturalmente aceita

Segue-me.

Seja como Eu sou, venha comigo falar sobre as maravilhas do reino de D´us

Deixa essas coisas para as pessoas que só fazem essas coisas, preocupações dessa vida, vaidades, são como o enterro, uma serie de rituais que não tem motivo algum nem relevância.

Se formos mais atuais na idéia, poderíamos dizer:

Deixe de vaidades e fofocas sem sentido e seja um imitador de Cristo.

Temos ai “pastores” preocupados com todo tipo de ação menos a função dele de anunciar o Evangelho, plantam discussões, ódio e repulsa nas pessoas que eles deveriam conquistar.

Não raro vejo argumentos fúteis usados apenas para atacar as pessoas e seus hábitos, claro que algumas coisas devem ser faladas sobre atos e ações de pessoas, mas isso a pessoas já dispostas a pratica proposta, ou seja: resolveu ser Cristão? Ok. Vamos a alguns “conselhos” base, comportamentais. Mas jamais esquecer que são conselhos e não “obrigações”, obrigação cada um determina para si o que é obrigação ou não, um “ministro” “pastor” ou seja que nome utilizar tem como papel apenas alertar e falar sobre o comportamento, cabe a cada um decidir se irá fazer ou não e isso jamais implicando em ações te ataque por parte do “ministro”.

Alguns sugerem que Jesus fez uma espécie de trocadilho, que signifique algo como: “Deixe os espiritualmente mortos sepultar os fisicamente mortos”,

Dentro da mesma idéia poderíamos dizer para essas pessoas preocupadas com coisas sem importância (como militar contra ações das pessoas no mundo) para se aterem ao alvo, e o alvo é assemelhar-se a Cristo.

Não me recordo de uma única ocasião onde Jesus fosse num prostíbulo esculhambar as pessoas que lá estavam, também não me recordo de uma única vez que Jesus tenha ido a um bar falar mal dos que lá estavam bebendo, ou chamá-los de perdidos ou coisa do gênero.

Se bem me recordo ele alertava e aconselhava os que haviam decidido segui-lo, e sempre falou sobre a forma a qual essas pessoas deveriam se comportar e se comprometer.

Também me recordo plenamente que as mudanças que cada um deve realizar são no próprio coração e depois pensar no próximo como alguém a ser trabalhado mas com amor, e isso não inclui ataques preconceituosos ou dedos apontados na face dessas pessoas com acusações banais.

Cada vez que vejo atos preconceituosos e de agressividade, ou mesmo palavras duras contra as pessoas me pergunto: Essas pessoas tem uma Bíblia com paginas a menos?

Mas nós, que somos fortes, devemos suportar as fraquezas dos fracos, e não agradar a nós mesmos. Romanos 15:1

Não entendo por que essa parte não pode ser vista por esses religiosos como um conselho para lidar com as pessoas do dia dia, vamos seguir com o restante :

Portanto cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.

Porque também Cristo não agradou a si mesmo, mas, como está escrito: Sobre mim caíram as injúrias dos que te injuriavam.

Ora, o Deus de paciência e consolação vos conceda o mesmo sentimento uns para com os outros, segundo Cristo Jesus.

Portanto recebei-vos uns aos outros, como também Cristo nos recebeu para glória de Deus.

Eu poderia ficar o dia inteiro acrescentando partes Bíblicas que justifiquem tratos decentes e humanos para todas pessoas alem de conselhos sem fim onde nenhum dirige um “Cristão” a atacar com palavras ou atos a outra pessoa seja ela Cristã ou não.

O importante é centrar na idéia:

Brigas, preconceito, maus tratos, fofocas, acusações e seja o que for que não forem tratos finos e educados não são hábitos que devam ser praticados por alguém que se dispõem a ser “Cristão”, e tudo isso deve ser deixado de lado em prol de uma verdadeira pratica de Cristianismo puro e verdadeiro.

“Deixa aos mortos o sepultar os seus próprios mortos.”

“Deixe os espiritualmente mortos sepultar os fisicamente mortos”,

“Deixe as pessoas sem amor praticar o ódio”