sabedoria

Se buscar a sabedoria como se busca um tesouro escondido... então você entenderá o que é justo, direito e certo e aprenderá os caminhos do bem, pois a sabedoria entrará em seu coração” (Provérbios 2.4; 9-10)

Nunca fui defensor da tese de que sabedoria está atrelada à idade, nem mesmo que esteja relacionada com as experiências pelas quais passamos, claro que as experiências, bem como a idade nos tornam mais prudentes pois ao passarmos por experiencias parecidas o sinal de alerta sempre irá tocar.

Mas quem pode se dizer plenamente experiente sendo que tudo a todo momento se renova? Os acontecimentos podem até ser previsíveis Mas e as pessoas?

Nos dicionários a palavra “sabedoria” remete a conhecimento, que é algo que absorvemos, porém eu gosto do meu próprio conceito de sabedoria, eu a vejo como “Atitudes que dão bons exemplos”

Uma criança em um ônibus que fornece seu lugar para um idoso, uma pessoa que apanha um papel do chão para jogá-lo no lixo, são exemplos de atitudes sábias muito mais do que mera caridade formal e dever cívico, para uma atitude assim não é necessário conhecimento filosófico, ou mesmo de vida, basta que haja princípios bem firmados no espírito e a convicção de se estar fazendo a coisa certa. O conhecimento nesse caso tem papel secundário.

O rei salomão nos conclama a buscarmos a sabedoria como se busca um tesouro escondido, não é algo que se pede e recebe de graça, demanda esforço, paciência e perseverança, tal qual aconteceria se buscássemos realmente um tesouro material, olhemos sempre e sempre para o nosso amigo jesus que nos legou rica fonte de atitudes que exemplificam sabedoria e nessa busca vamos aprender que a sabedoria é o caminho, o reino de Deus é o verdadeiro tesouro.

– 04/01/2012