A multiplicação dos pães e peixes por Jesus Cristo - Uma releitura do milagre

"Na Sagrada Escritura há um capítulo que narra a multiplicação, uma passagem bíblica bem conhecida. O povo era numeroso. Jesus mandou que todos se assentassem na relva. Seus discípulos lhe perguntaram como eles iriam fazer para alimentar a tantos, uma verdadeira multidão, pois eram mais de cinco mil homens, sem contar mulheres e crianças.

Um menino que trazia para sua própria alimentação dois peixes e cinco pães, tendo escutado o que eles diziam, ofereceu de imediato o seu alimento para ajudá-los e Jesus abençoou os pães e os peixes. Sob a benção do Mestre, houve a multiplicação e a solidariedade de todos. Ficaram fartos e ainda sobraram doze cestos, sim, os doze apóstolos, seguidores do Senhor para que eles também multiplicassem a multidão faminta de amor e esperança.

Na realidade, uma releitura do acontecido mostra-nos um milagre maior do que uma multiplicação física de pães e peixes, mas sim, o milagre da solidariedade espontânea, fazendo com que aqueles que tinham alimentos para si e os seus, fossem tocados pelo dom da solidariedade e, portanto, capazes de dividir o que tinham com aqueles que nada tinham.

Este foi o princípio da solidariedade cristã cuja doutrina ainda não era conhecida por esse nome. Apenas homens, mulheres e crianças simples que estavam ali para serem saciados pelas palavras de fé, esperança, boa-vontade e amor proferidas por Aquele que para muitos era o Filho do Senhor, nosso Deus Pai Todo Poderoso. Tal multidão tornou-se exemplo concreto de solidariedade.

Que possamos todos os dias carregar o cesto contendo nossos pães e peixes e prontos para dividí-los com fé, boa-vontade e amor entre nossos irmãos sem esperarmos qualquer tipo de pagamento por atendermos à vontade de Deus. Que sejamos cestos plenos de alimento do espírito.