O Fazendeiro e seu Cavalo
Essa história eu tive a alegria de ouvir da boca de um sábio homem num lugar maravilhoso, a casa de Deus. Apenas transformei-a em texto, adicionando detalhes meus para ficar uma história bem sólida, e compartilhar essa mensagem com todos.
Um fazendeiro, pai de família, encontrou um cavalo. Mas não era um simples cavalo. Era um cavalo muito forte, bonito, ágil e muito bem adestrado. Mas o fazendeiro não era, contudo, criador de cavalos. Assim, logo seus amigos o aconselharam:
- Venda este cavalo, homem! Ele deve valer uma fortuna!
- Mas venda rápido, senão pode acontecer alguma coisa a ele, e você perder o seu dinheiro!
O fazendeiro respondeu:
- Pode ser que sim, pode ser que não.
No dia seguinte, o bom cavalo havia fugido da fazenda, e os amigos do fazendeiro vieram lhe dizer:
- Tá vendo, meu amigo? Se você tivesse vendido, já estaria com o dinheiro na mão. Agora o cavalo fugiu e você perdeu uma grande oportunidade!
O fazendeiro respondeu:
- Pode ser que sim, pode ser que não.
Dez dias após o ocorrido, o cavalo voltou à fazenda, mas trouxe consigo mais cinco cavalos selvagens. Os amigos do fazendeiro, então, vieram sorridentes lhe parabenizar:
- Ainda bem que você não vendeu o cavalo aquele dia, veja só, meu caro, conseguiu mais cinco cavalos, e pode vender todos! Isso que é sorte, não?
O fazendeiro respondeu:
- Pode ser que sim, pode ser que não.
Na manhã seguinte, o jovem filho do fazendeiro resolveu galopar em um dos cavalos selvagens que haviam chegado na fazenda. Mas o cavalo não era adestrado, e de repente, tornou-se violento e derrubou o rapaz, que quebrou a perna. Os amigos do fazendeiro vieram visitar o moço, e disseram ao fazendeiro:
- Veja só, que ironia... Conseguiu mais cinco cavalos, mas conseguiu também um filho com a perna quebrada! Você devia ter vendido o bom cavalo no dia em que o encontrou, meu amigo! Você teria ganhado uma boa grana, e isso não teria acontecido com seu filho.
O fazendeiro respondeu:
- Pode ser que sim, pode ser que não.
Alguns dias após esse acidente, o fazendeiro recebeu uma carta do Exército Militar, convocando seu filho a servir em uma missão. Mas o rapaz estava com a perna quebrada, então foi obrigado a ser dispensado de tal convocação. O fazendeiro ficou feliz, pois era seu único filho, e, mesmo com a perna quebrada, preferia ele ali com a família, bem, do que correndo riscos tão longe de casa.
Os amigos do fazendeiro, rindo com essas tantas reviravoltas, tornaram a dizer:
- Sim, foi melhor não ter vendido esse cavalo! Apesar de tudo, seu filho se salvou de uma possível tragédia pior do que uma perna quebrada. Como saber o que poderia ter acontecido naquela missão? Esse cavalo só lhe trouxe sorte!
Ainda assim, o fazendeiro só lhes respondeu:
- Pode ser que sim, pode ser que não.
E assim seguimos nossa vida, sem saber ao certo o que pode acontecer conosco. Apenas deixando nas mãos do Criador, e seguir com fé o nosso caminho. Afinal, aquela grande sorte em nossa vida, pode se tornar um grande mal, e esse grande mal pode se tornar o nosso maior bem. Só é preciso ter fé, ter força, e confiança n'Aquele que nos fortalece.