Presente para salvar sua vida

Aniversário, Dia das Crianças e Natal eram as datas mais importantes pra mim quando criança. Não é por menos, sempre ganhava presentes e até contava os dias e meses para a chegada da próxima comemoração para ganhar mais um. Claro que dentre os presentes que já ganhei, sempre tem aqueles que marcaram ou até mesmo mudaram minha vida. Foram presentes especiais, que nunca esqueci, pois tiveram um valor muito maior que o dinheiro usado para comprá-lo.

Você já deve ter ganhado um presente especial, um presente inesquecível que pode ter mudado sua vida também.

Agora, você já ganhou um presente que salvou sua vida? Um presente que te livrou da morte? Estranho né? Mas quero compartilhar com você um texto da Bíblia que demonstra o quanto Deus é sábio em suas ações e que um presente pode salvar a vida de alguém.

O texto é Mateus capítulo 2, versículos um ao onze, que diz assim:

1. E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do rei Herodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,

2. Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo.

3. E o rei Herodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele.

4. E, congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas do povo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo.

5. E eles lhe disseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito pelo profeta:

6. E tu, Belém, terra de Judá, De modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá; Porque de ti sairá o Guia Que há de apascentar o meu povo de Israel.

7. Então Herodes, chamando secretamente os magos, inquiriu exatamente deles acerca do tempo em que a estrela lhes aparecera.

8. E, enviando-os a Belém, disse: Ide, e perguntai diligentemente pelo menino e, quando o achardes, participai-mo, para que também eu vá e o adore.

9. E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela, que tinham visto no oriente, ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino.

10. E, vendo eles a estrela, regozijaram-se muito com grande alegria.

11. E, entrando na casa, acharam o menino com Maria sua mãe e, prostrando-se, o adoraram; e abrindo os seus tesouros, ofertaram-lhe dádivas: ouro, incenso e mirra.

Entre o último livro do Velho Testamento (Malaquias) e o primeiro do Novo Testamento (Mateus) existe um espaço, um intervalo de quatrocentos anos e este período na história é chamado de “Os Séculos do Silêncio”. Quando Deus volta a se manifestar ao povo, traz consigo um mistério que vamos desvendar agora.

O texto que estamos analisando diz que uma estrela vinda do Oriente guia reis Magos para adorar a Jesus. A primeira pergunta seria: Por que tiveram que vir de tão longe para adorá-lo? Segunda pergunta: Qual o propósito da visita dos Reis?

Para achar estas respostas, teremos de voltar um pouco no tempo, em particular ao Velho Testamento.

O povo de Israel sofreu uma barbaridade nas mãos de seus inimigos e foram escravizados pelos Egípcios ainda assim conseguiram fugir da terra estrangeira, sob a liderança de Moisés. Esta passagem é famosa na Bíblia, pois relata que Deus chegou a abrir o Mar Vermelho para passagem do seu povo.

Depois tiveram seu território invadido pelos filisteus, que chegaram a capturar a Arca de Yahweh durante a batalha de Ebenézer. A retomada do reinado começou com um Rei chamado Saul, mas foi concretizado pelo famoso Rei Davi.

Depois foi a vez dos Assírios que tomaram o Reinado de Israel.

Já no livro de Daniel, o Rei Babilônico Nabucodonosor, invadiu Jerusalém e sitiou, tornando-os escravos novamente, período em que ficou conhecido como “Cativeiro da Babilônia”.

Tornaram-se livres, quando Ciro, imperador persa, conquistou a Babilônia e libertou os judeus. Logo após, foi à vez dos macedônios e gregos dominarem o mundo e tornarem-se líderes do planeta, derrotando o Império Persa, liderados pelo famoso Alexandre o Grande que por ventura foi derrotado pelos Romanos que eram os atuais líderes mundiais na época do nascimento de Jesus.

Ufa! Chegamos ao ponto. Perceberam que durante uma boa parte do Velho Testamento, Israel sofreu e passou por grandes dificuldades, sendo subjugados, escravos de várias nações?A pergunta que passava sempre na cabeça deles era: Quando afinal acabaria estes séculos de tortura, quando tudo teria um basta?

Acontece que neste mesmo Velho Testamento existia a promessa do nascimento do Messias, que significa UNGIDO. Ele libertaria os judeus de todo jugo, de toda escravidão e seria o seu REI, e Israel tornaria assim, a nação mais poderosa do mundo.

Mas quando chegaria este tal Messias para libertar de vez a nação de Israel?

Agora que entenderam o contexto, voltemos ao texto.

Quando os magos chegaram à Belém, causaram um grande reboliço, um grande alarde na cidade. O texto diz que tanto Herodes quanto o povo alarmaram-se.

Foi como se um time da capital tornara-se campeão de futebol. Notícia em todas as rádios, capa de jornal e todo mundo comentando nas ruas, no trabalho, no restaurante, enfim, em todo lugar.

Nos dias de hoje, imagina quantas pessoas ou grupos poderiam ter saído às ruas como protesto? Quantas pichações ou faixas seriam erguidas anunciando a vinda do Messias? Quantos extremistas já teriam começado a retomada da cidade? Afinal de contas, o Rei tinha nascido e era chegada a hora de acabar com o Império Romano e dominar o mundo.

O assunto foi tão sério e preocupante que a primeira coisa que Herodes fez foi chamar os principais sacerdotes e os escribas do povo – escribas: profissional da escrita que tinham como função escrever textos, redigir leis, copiar informações – e extrair mais informações sobre o tal Messias. Imagino que deva ter questionado a todos eles: Como é que pode vocês que são estudiosos da Bíblia, doutores da Lei e nem se atentaram para isto? É necessário vir pessoas de outras nações, de terras tão distantes, de outras culturas para saudar o Rei de vocês e nem estão sabendo? Como não conseguiram prever? Como não conseguiram identificar o nascimento antes dos magos do Oriente?

Claro que Herodes estava apavorado. Aquele a quem o povo esperava por anos e certamente tomaria a sua coroa e assumiria o reinado de Israel destruindo todos os inimigos da nação, inclusive o próprio Império Romano a quem Herodes servia tinha nascida. O verdadeiro Rei dos Judeus. O que fazer então? O jeito seria acabar com o perigo, eliminar a ameaça. Tinha que matar ao menino recém-nascido e os judeus não poderiam saber dos seus planos. Então chamou os reis magos em secreto, queria saber a respeito da profecia, ou seja, ouvir a história “tintim por tintim”. Fez até uma proposta aos viajantes: assim que descobrissem, que soubessem onde estava a criança, fazia questão de ir lá para adorá-lo também.

Feita a oferta, os reis magos continuaram sua peregrinação seguindo a estrela até o local onde se encontrava Jesus em sua manjedoura. Diz o texto que ficaram muito felizes por tê-lo achado e mais que depressa, o adoraram e o presentearam com ouro, mirra e incenso.

O Ouro sempre foi muito valioso e continua sendo até hoje. Com ouro em suas mãos, mesmo que não tenha dinheiro em espécie, consegue se vestir, comer, viajar, enfim, ouro vale muito, portanto é dinheiro.

A Mirra é uma goma odorífera, um óleo muito valioso também, nos tempos antigos era muito utilizado para embalsamar corpos e também servia como anestésico, tanto que foi dada a Jesus no momento da sua crucificação misturada com vinho, para amenizar seu sofrimento. Provém de um arbusto espinhoso de uma madeira cheirosa, proveniente do Leste da África, em países como Etiópia, Uganda, Quênia, Somália. É muito utilizada na fabricação de perfumes. É tão valiosa que é vendida sob forma lágrimas, ou seja, vendida por gotas.

O Incenso é feito com resinas aromáticas, que criam diversas fragrâncias para uso específico. Era queimado no Tabernáculo durante a adoração a Deus. Com isto, utilizava-se muito incenso e era muito desejável. Tornou-se importante e valioso nos comércios devido a sua procura, criando até mesmo um mercado paralelo, onde mercadores viajantes atravessavam Continentes, Ásia e Europa, a fim de adquirir e vender. Prática ainda muito comum nos dias de hoje com mercadorias diferentes.

Retomando a pergunta feita no começo do texto, questionamos o porquê que os reis tiveram que vir de tão longe para adorar ao Rei dos Judeus? Qual o propósito dessa visita?

Os Reis Magos eram ricos e poderiam presentar com as melhores ofertas do momento. Com estes produtos em mãos, José e Maria poderiam levar seu filho para longe dos olhos de Herodes que determinou uma perseguição e extermínio de todas as crianças nascidas no período de dois anos, e assim criá-lo para o propósito do seu nascimento.

Com certeza este presente dado a Jesus foi à garantia de escapar das mãos do rei, pois salvou a família durante muito tempo. Os presentes deram condições aos pais de criarem o menino em outra cidade, chamada Nazaré. Eles tinham produtos valiosos e de fácil comercialização, com certeza foi o sustento e o financiamento desta viagem para fora de Israel.

Por isto o chamavam de Jesus de Nazaré. Nascido em Belém, mas criado em Nazaré.

E você meu caro, já ganhou um presente que salvou sua vida? Um presente que te livrou da morte?

Se quiser, pode receber este presente hoje: Jesus é este presente!

Ele é o Messias, o Ungido, o Filho de Deus, Rei dos povos e o Salvador da sua vida.

Somente Ele pode sim te livrar da morte e te dar o poder de ser feito Filho de Deus. Basta dizer: Senhor Jesus, eu te aceito como meu presente mais valioso. Reconheço que és o Filho de Deus e meu único e suficiente Salvador. Toma minha vida em tuas mãos.

Este presente com certeza irá salvar sua vida!

Amém.

SANDRIBAS
Enviado por SANDRIBAS em 24/11/2011
Reeditado em 25/11/2011
Código do texto: T3353395