escudo às avessas

Armadura às avessas

“Livrem-se de toda amargura, indignação e ira, gritaria e calúnia, bem como de toda maldade

(Efésios 4.31)

“Vistam toda a armadura de Deus para que possam resistir no dia mal e permanecer inabaláveis”

(Efésios 5.13)

Costumeiramente as armaduras sempre foram utilizadas pelos guerreiros para se protegerem de ataques externos que visavam a sua integridade física, Paulo nos conclama a vestirmos a armadura de Deus exatamente para a proteção dos ataques das Hordas espirituais exteriores, contudo meditando o alcance do sábio conselho somos levados a perceber que seu significado é ainda mais profundo: Tão ou mais mortíferos do que os ataques externos são os que saem do interior de nossa alma, ainda que na maioria das vezes soem como auto-defesa ou “desabafos” e levando sempre em conta nossas imperfeições como seres humanos as ofensas, injurias e maledicências muito mais do que fazer mal aos nossos pretensos algozes nos deixam em sintonia com forças inferiores e alteram negativamente nosso quadro emotivo por isso urge construirmos uma armadura interna que impeça a amargura, ira, indignação,gritaria e a maldade de atirar suas setas inflamadas do nosso interior visando um alvo externo porque nesse processo os maiores prejudicados seremos nós mesmos pois todo pensamento, palavra e ação anseia por voltar a sua fonte, de nada adianta proteger o exterior se no mais intimo do nosso ser estivermos desguarnecidos contra nós mesmos, o recurso da oração nesses momentos é nossa defesa sempre intransponível.

Jorge Luis – 20/11/2011