DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA com motivação errada - SERMÃO

E, PARA QUE NÃO ME ENSOBERBECESSE COM A GRANDEZA DAS REVELAÇÕES, FOI–ME POSTO UM ESPINHO NA CARNE, MENSAGEIRO DE SATANÁS, PARA ME ESBOFETEAR, A FIM DE QUE NÃO ME EXALTE.

Por causa disto, três vezes pedi ao SENHOR que o afastasse de mim.

ENTÃO ELE ME DISSE: A MINHA GRAÇA TE BASTA, PORQUE O PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA. DE BOA VONTADE, POIS, MAIS ME GLORIAREI NAS FRAQUEZAS, PARA QUE SOBRE MIM REPOUSE O PODER DE CRISTO.

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de CRISTO. PORQUE, QUANDO SOU FRACO, ENTÃO, É QUE SOU FORTE.

(2 Coríntios 12:7–10).

INTRODUÇÃO:

Meu avô (pai de minha mão), contava aos netinhos, a história de José (que foi vendido pelos próprios irmãos), a história do filho pródigo (que pediu sua parte na herança e torrou com luxúrias), etc...

Cresci e, anos após a morte de vovô, tornei–me cristão–evangélico... Com alguma surpresa percebi que, meu avô não sendo cristão–evangélico ou alguma espécie de missionário, mas sendo apenas uma espécie de freqüentador de missas em dia de feira, conhecia histórias da BÍBLIA e as repassava como histórias de fundo moral...

ELUCIDAÇÃO:

Conforme a Bíblia da Família – Estudos de Jaime e Judith Kemp (na introdução a Segunda Carta de Paulo aos Coríntios), o apóstolo teria escrito quatro cartas aos cristãos da cidade de Corinto (na Ásia Menor), das quais, duas estão no Novo Testamento.

Através do tempo, o que mais chama minha atenção em relação aos cristãos da cidade de Corinto é o fato de serem parecidos conosco (os cristãos do presente tempo)... Eles eram cheios de ostentação, enquanto Paulo os desafia a terem uma motivação correta diante de DEUS e dos homens.

Das duas cartas, um versículo muito significativo está na Primeira Carta (15:19), dizendo o seguinte: SE A NOSSA ESPERANÇA EM CRISTO SE LIMITA A ESTA VIDA, SOMOS OS MAIS INFELIZES DE TODOS OS HOMENS (de todos os seres humanos).

Para fins de estudo, é possível entender que o Apóstolo Paulo tratou (nesta carta), entre outras coisas, dos assuntos seguintes:

Defesa do seu Ministério;

Coleta de Oferta para os cristãos de Jerusalém;

Nova defesa do seu apostolado.

Da terceira parte da carta, escolhemos o texto para refletirmos sobre o tema: DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA com motivação errada (?!)...

Em PRIMEIRO Lugar, é uma demonstração de força com motivação errada porque o cristão não deve ser alguém com soberba:

E, PARA QUE NÃO ME ENSOBERBECESSE COM A GRANDEZA DAS REVELAÇÕES, FOI–ME POSTO UM ESPINHO NA CARNE, MENSAGEIRO DE SATANÁS, PARA ME ESBOFETEAR, A FIM DE QUE NÃO ME EXALTE.

Por causa disto, três vezes pedi ao SENHOR que o afastasse de mim.

(2 Coríntios 12:7 – 8).

Em nossos dias existe um modismo acentuado por status e, sem preocupação sobre a forma como o status é conseguido, a sociedade adotou o expediente da demonstração de força (bruta) – Numa linguagem mais simples, temos o dia disso, o dia daquilo outro, caminhada pra isso, caminhada pra aquilo outro...

Eu ainda era criança e os partidos políticos apostavam suas fichas na quantidade de pessoas no comício, na quantidade de carros numa passeata (?!)...

Mais recentemente, temos visto movimentos como: Grito da Terra, Dia do Orgulho Gay, Marcha Pra Jesus, etc...

Os cristãos na cidade de Corinto achavam que o TER deveria ocupar o lugar do SER...

Conforme o relato nas cartas (que faz corar de vergonha), o relacionamento entre eles e Paulo, piorou depois que o apóstolo escreveu uma carta (que deve ter acontecido antes de 1 Coríntios)...

Considerando que os elementos da ceia eram retirados da mesa onde faziam um grande banquete, havia disputa pra chegar primeiro e se empanturrar...

Por isso entendo que muitos eventos dos nossos dias sejam uma DEMONSTRAÇÃO DE FORÇA COM MOTIVAÇÃO ERRADA... Porque o cristão não deve ser alguém que demonstre soberba:

Está escrito:

E, PARA QUE NÃO ME ENSOBERBECESSE COM A GRANDEZA DAS REVELAÇÕES, FOI–ME POSTO UM ESPINHO NA CARNE, MENSAGEIRO DE SATANÁS, PARA ME ESBOFETEAR, A FIM DE QUE NÃO ME EXALTE.

Por causa disto, três vezes pedi ao SENHOR que o afastasse de mim.

(2 Coríntios 12:7 – 8).

O texto é bem claro: Para não haver soberba pelas revelações, Paulo pediu que o SENHOR retirasse o espinho da carne – E, conforme ele relata DEUS não atendeu...

QUANDO dizemos que eram parecidos conosco, é porque em nossos dias, as coisas estão assim: No presente a pessoa se preocupa em ser parecida com cristã, não importando se a prática de vida demonstra o que diz ser...

Em duas décadas como cristão, ainda não vi problemas em ser crente no país (é claro, que em tempos anteriores, havia perseguição religiosa, especialmente aqui no sertão)... MAS, em nossos dias, o problema está sendo motivado por maus testemunhos que, de forma pejorativa alguém chamou de tristemunho (e hoje é a expressão mais adequada para usar, diante do descaso com que alguns irmãos (e irmãs) estão conduzindo suas vidas espirituais...

Certamente a solução pra (crescimento do rebanho), não é aumentar o número de membros, mas contar com a simpatia de DEUS e dos homens, conforme o relato em Atos 2:47...

Por isso, a idéia segundo a qual, eventos como MARCHA PRA JESUS (e outros) é uma demonstração de força com motivação errada porque o cristão não deve ser alguém preocupado em parecer forte.

Em SEGUNDO Lugar, é uma demonstração de força com motivação errada porque o cristão não deve ser alguém independente de DEUS:

ENTÃO ELE ME DISSE: A MINHA GRAÇA TE BASTA, PORQUE O PODER SE APERFEIÇOA NA FRAQUEZA. DE BOA VONTADE, POIS, MAIS ME GLORIAREI NAS FRAQUEZAS, PARA QUE SOBRE MIM REPOUSE O PODER DE CRISTO (2 Coríntios 12:9).

Em nossos dias, existem algumas idéias desaparecidas, e parece falarmos inglês, quando falamos sobre o assunto... MAS, aqui entre nós, falo sobre coisas como PECADO, GRAÇA DE DEUS, MISERICÓRDIA, ETC...

Quando se olha sobre textos como a visita dos magos (Mateus 2:1–12), é possível entender que até mesmo o rei Herodes se preocupou com o nascimento do MESSIAS prometido por DEUS, enquanto judeus intérpretes das Sagradas Escrituras passaram batidos, porque (convocados pelo rei) interpretaram uma profecia, mas jamais se preocuparam em relacioná–la ao que estava acontecendo (in loco)...

Por isso, a idéia segundo a qual, eventos como MARCHA PRA JESUS (e outros) é uma demonstração de força com motivação errada é porque o cristão não deve ser alguém apenas preocupado em ter uma BÍBLIA.

Em TERCEIRO Lugar, é uma demonstração de força com motivação errada porque a força do cristão deve ter sua origem em DEUS:

Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de CRISTO. PORQUE, QUANDO SOU FRACO, ENTÃO, É QUE SOU FORTE (2 Coríntios 12:10).

Vale salientar que não sou contra eventos evangélicos, considerando se APENAS procedem do trono de DEUS ou apenas do coração humano...

O que procede do trono de DEUS, ainda que seja rejeitado pela sociedade, acontecerá... Imaginemos como era ser crente há algumas décadas... Dizem que, na cidade de Garanhuns há uns cem anos, se construía paredes de dia, pra um grupo dirigido vir derrubar a noite...

Conforme o relato do Pr. Edjéce Martins (ainda vivo) em seu livro A BÍBLIA E O BISTURI havia uma hora do dia em que era comum a esposa do pastor local, colocar as crianças debaixo da mesa pra não serem atingidas pelas pedras atiradas contra a casa do pastor...

Algum leitor poderia pensar que estou polemizando uma questão... MAS, estou apenas dizendo o que aconteceu (e era comum acontecer) há cem anos, aqui mesmo perto de nós...

Por isso, se faz necessário, independente de questão religiosa ou espiritual, o ser humano ter conhecimento da BÍBLIA para não se deixar levar por qualquer conversa ou pessoa em nosso meio...

CONCLUSÃO:

Certamente, as coisas poderiam serem diferentes se, ao invés de apenas estimular os filhos ou netos a aproveitar a vida, a família começar (ou voltar a fazer) o que fazia no passado, em relação ao conhecimento e repasse de textos da BÍBLIA, como aconteceu na época de meu avô, que contava as histórias da BÍBLIA, mesmo sem vínculo com igrejas...

Chagas dhu Sertão
Enviado por Chagas dhu Sertão em 25/09/2011
Reeditado em 25/09/2011
Código do texto: T3239640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.