Traídos pela fé

Fé por definição é a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta idéia ou fonte de transmissão.

Pode se dizer que fé é algo subjetivo.

Podemos então ter pessoas de mesma crença com uma fé completamente distinta uma da outra, ora vemos que mesmo a fonte dessa fé sendo exatamente a mesma ela se baseia em coisas por vezes ate mesmo opostas.

A diversificação de crenças e religiões demonstra isso.

Tantas divisões e subdivisões de uma mesma religião tem talvez a origem nessa diversidade de fé.

Como exemplo existem pessoas que acreditam só poderem receber um milagre do Criador a partir de praticas especificas ou rezas (orações), outras acreditam ter a necessidade de um certo grau de pureza na sua alma para que a graça o possa atingir. Assim criando uma distancia cada vez maior de fé sobre uma mesma situação ou petição.

Na minha pouca experiência e ou conhecimento sobre outras religiões vou me ater ao cristianismo para minhas ponderações . (o qual tenho mais intimidade)

Tendo como base as palavras de Jesus;

"Pedí, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei e abrir-se-vos-á"

"Pois todo o que pede, recebe; e quem busca, acha; e ao que bate, abrir-se-lhe-á."(Mat 7.7 e 8)

Observando todo o texto não vejo uma única via de regra de praticas que complementem o "pedir", há apenas o "pedir" completado pela mais simples explicação:

"Se vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas dádivas a vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhas pedirem?" (ver 11)

Assim como filhos de um mesmo pai por razoes particulares cada um tem a sua maneira não só de pedir mas de se relacionar de forma geral com o mesmo, ao se direcionar ao Criador cada pessoa assim também o faz, nada de incomum ou errôneo nessa atitude, afinal isso é o que torna cada pessoa uma pessoa.

Como habito essas mesmas pessoas recorrem a outras assim como os irmãos recorrem aos irmãos para terem uma idéia melhor de como seu irmão persuadiu o seu pai a lhe ceder algo.

Pense naquele menino que esta pensando em pedir para o pai uma bicicleta mas sua timidez o impede de ser fluido ele ensaia a algum tempo, ele vê um irmão dele ganhar não um mais alguns presentes de seu pai com uma facilidade que o espanta, a primeira reação será a de perguntar qual o esquema, qualquer um faria isso.

Na fé acontece a mesma coisa, fazemos isso constantemente. Ao ver alguém receber uma graça que nos impressiona a primeira pergunta que vem a mente é o que você fez? como se portou?

Continuo lembrando que pedir é apenas pedir e isso cada um tem sua maneira de o fazer.

" Ora, quando ele ia chegando a Jericó, estava um cego sentado junto do caminho, mendigando.

Este, pois, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo.

Disseram-lhe que Jesus, o nazareno, ia passando.

Então ele se pôs a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!

E os que iam à frente repreendiam-no, para que se calasse; ele, porém, clamava ainda mais: Filho de Davi, tem compaixão de mim!

Parou, pois, Jesus, e mandou que lho trouxessem. Tendo ele chegado, perguntou-lhe:

Que queres que te faça? Respondeu ele: Senhor, que eu veja.

Disse-lhe Jesus: Vê; a tua fé te salvou.

Imediatamente recuperou a vista, e o foi seguindo, gloficando a Deus. E todo o povo, vendo isso, dava louvores a Deus." (Luc 18.35 a 43)

"E eis que certa mulher, que havia doze anos padecia de uma hemorragia, chegou por detrás dele e tocou-lhe a orla do manto;

porque dizia consigo: Se eu tão-somente tocar-lhe o manto, ficarei sã.

Mas Jesus, voltando-se e vendo-a, disse: Tem ânimo, filha, a tua fé te salvou. E desde aquela hora a mulher ficou sã." (Mat 9.20 a 22)

Um ultimo exemplo esta no livro de Marcos cap 1 verso 40 a 42:

" E veio a ele um leproso que, de joelhos, lhe rogava, dizendo: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo.

Jesus, pois, compadecido dele, estendendo a mão, tocou-o e disse-lhe: Quero; sê limpo.

Imediatamente desapareceu dele a lepra e ficou limpo."

São três formas distintas de pedir, as três com resultado positivo, sem nenhuma regra, a regra foi somente a fé, como ele mesmo responde: nos dois primeiros versos " a tua fé te salvou". a fé de receber.

O leproso difere dos demais por ter duvidas da vontade de Jesus, veja que ele joga a responsabilidade do milagre para Jesus: Se quiseres, bem podes tornar-me limpo. Porem de forma clara ale acredita que isso pode ser feito, afinal sem a fé nisso ele ali não chegaria, todo tipo de duvida a respeito de purificá-lo ser vontade de Jesus ele de imediato esclarece com um pronto QUERO, a duvida do leproso tem origem no fato de a lepra ser tida como um castigo sobre algo que seu portador fez ou deixou de fazer por tanto natural a duvida se Jesus queria não apenas curá-lo mas perdoá-lo (livrar desse castigo) seja pelo que for. A resposta foi simples e objetiva em um único milagre Jesus respondeu: Sim eu estou pronto para te perdoar purificar e curar e esse também foi um milagre que evidencia o Messias, por ser um milagre messiânico.

Observar os evangelhos revela para qualquer um que o fizer que em momento algum houve um padrão que não fosse apenas a firme convicção de que receberiam o milagre.

Dai quando digo traídos pela fé, é pelo simples fato que a fé desvirtua-se da simplicidade do ato "pedir" para praticas mecânicas ou complementares que não foram nem são quesito para obter a graça, pois como o próprio nome sugere é GRAÇA.

Graça no conceito teológico (o que me refiro): Dom gratuito e sobrenatural dado por Deus para conceder à humanidade todos os bens necessários à sua existência e à sua salvação. Esta dádiva é motivada unicamente pela misericórdia e amor de Deus à humanidade, logo, movida por Sua iniciativa própria, ainda que seja em resposta a algum pedido a Ele dirigido. E também por esta razão, a Graça é um favor imerecido pelo Homem, mas sim fruto da misericórdia e amor divinos.

Assim sendo, o que seria então necessário para receber?

Nada.

Crer e crer somente é a chave, não tem mistério, não tem noites sem fim nem qualquer outro tipo de pratica.

Alguém pode ainda dizer, mas depois de semanas sem dormir e com X ou Y, enfim recebi a atenção Divina; posso afirmar sem nenhuma duvida que foi única e exclusivamente por que só naquele ultimo segundo apos essas semanas é que a pessoa acreditou e então assim recebeu.

ou como respondeu Jesus:

" Em verdade vos digo que qualquer que disser a este monte: Ergue-te e lança-te no mar; e não duvidar em seu coração, mas crer que se fará aquilo que diz, assim lhe será feito." (Marcos 11.23)