A constante associação de igreja com culto

Não poucas vezes vejo pessoas professarem sua fé e também de forma semelhante a liberdade que ela lhe oferece, em mesmo volume vi por diversas (e vejo) vezes se destacar a importância da fé autentica na pessoa do Cristo e na pratica do cristianismo, afinal no "céu" não haverá placas de igrejas mas sim multidões de cristãos.

Tudo isso seria ótimo se primeiro fosse fato.

Me explico:

A primeira pergunta que uma pessoa recebe ao ser denunciada pelos seus gestos como caridosa ou religiosa (tome por exemplo uma pessoa que diga : graças a D´us esta tudo bem em minha casa, ou: irei orar para q sua saúde melhore...) é invariavelmente:

"De que igreja é o irmão (a)?"

Penso que se a idéia geral fosse de cristianismo e não de religião tal pergunta não existiria, ou pelo menos não seria relevante.

Pior é ver a expressão negativa de um "evangélico" ao ouvir da pessoa q ele presume ser evangélica dizer : "Sou da paróquia xjnmmj" ou: Sou espírita.

Cristianismo; partindo da idéia geral do nome em si, comumente estará associada a resposta geral de que é pratica de alguém que segue a Cristo ou ainda que acredita (ai a definição cristão) essencialmente em Jesus como o Cristo.

Logo temos por definição que Cristão é todo aquele que acredita na pessoa do Cristo ( e toma para si suas praticas).

O que não justifica a expressão negativa do cidadão que ouve resposta diferente daquela q acredita ser a correta.

Porem esse não é meu objetivo (observar tais comportamentos) mas , sim, o de exemplificar, dai citei as situações.

Outra muito comum de se ouvir de alguém que participava da mesma comunidade ou igreja dizer de alguém que por alguma razão se afastou da "igreja" é:

E ai voltou para igreja? (sempre com um tom de curiosidade sobre sua cristandade).

O que me parece uma ligação ainda que na mente do inquisidor que frequência paroquial é exercício de fé.

Veja é muito comum essa situação:

Muita frequência = muita fé = bom cristão

Pouca frequência = pouca fé = cristão com convicção duvidosa, ou meio que mundano, fraco na fé.

Nenhuma frequência = nenhuma fé = desviado.

O que de forma precisa gera a pergunta a qualquer pessoa de presença paroquial (a igreja física) não frequente alguém que necessita retornar a fé.

Por vezes um chute correto, por vezes não.

Na duvida a aplicação pratica de do descrito em Mateus 7.3 cai muito bem. (E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?)

Se bem me lembro Jesus ensinou muitas praticas e tudo se resumiu a uma descrita no livro de João 13.34.

"... que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros"

Em momento algum no universo dos evangelhos você verá Jesus associar religião = templo com culto.

Muito pelo contrario.

Religião é uma doença e já o era na época de Jesus ela sempre gerou essas situações e outras piores das que exemplifiquei.

A religião serve de suporte para muitas coisas inclusive para levar alguém a ser um verdadeiro cristão, porem infelizmente ela se torna não apenas supervalorizada como meio e veiculo para si mesma.

Quando as pessoas dizem:

" No céu não haverá placas de igrejas"

Deveriam frequentemente lembrar da pessoa terna que Jesus é, e que cristianismo é a pratica de suas ações no dia a dia em todos segundos de vida, não apenas na igreja ou paróquia ou seja onde for o ajuntamento de pessoas. é mais comum hoje ter uma pratica mecânica de ligar o pc e ver o e-mail que de ajudar alguém seja por qual meio.

Conheci pessoas essencialmente cristãs em todos seus atos e nunca pisaram em uma igreja.

Em revés conheci pessoas que poderiam exibir carteirinha de presença quase diária em sua igreja que não tem nenhuma pratica cristã. (apenas religiosa)

O que me trás a mente essa:

"Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem" (João 4: 23).

E na desassociação de cristianismo com templo ou igreja me recordo sempre dessa:

"Não sabeis vós que sois santuário de Deus?" (1CO 3.16)

Nessas questões de interior ou alma, quem poderá saber o que cada um carrega na sua alma com relação ao Criador? Ou a fé e suas praticas?

"...porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós." (1CO 3.17)

Se o culto não for na alma, não será em um lugar construído por mãos que o será.

Se no céu não haverá placas de igrejas é pelo simples fato que lá não haverá uma, o único templo a ser construído já foi e esta ai a mão de qualquer um é no pensamento, nos gestos, nos desejos, no coração que cada um, o que se tem para apresentar todos os dias.

Tendo isso em mente posso olhar qualquer pessoa com qualquer pratica e levar sempre em consideração que tudo o que ela faz ou é vem dela e não de sua religião, sejam praticas boas ou não, sejam elas cristãs ou não.

Cristianismo se pratica com a alma.

Tem pessoas que comentam sobre o suposto culto que tiveram no seu fim de semana, e com certeza essas insatisfeitas ou satisfeitas (elas o sabem no coração o que encontraram), deveriam saber que já é sabido a muitos anos:

"Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor…” Jeremias 29.13-14"

" quando me buscardes de todo o vosso coração"

Como propriamente dito essa busca só exige desejo, não tem local, o local é o único local onde se encontra D´us ; O coração.

Se essa pessoa se entende como melhor encontrada dentro de um templo , que seja, se não que seja, esse é um direito que o próprio D´us deu para cada pessoa, não com isso digo que a igreja é artigo desnecessário mas, digo sim que não é quesito.

Quesito é a pratica, no caso se é para cristianismo seguir o que o próprio Jesus ensinou e assim como ele mesmo sintetizou:

Porque eu vos dei exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também.(João 13.15)

"...que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros." (João 13.34)