BESOUROS DE LUZ

BESOUROS DE LUZ

Em noites frias do período chuvoso, geralmente vemos uma chusma de insetos que adentram nossos recintos e ficam se debatendo com as luminárias incandescentes até se tostarem, caindo inertes, nos plafons ou lustres. Os indefesos insetos fogem da fria noite em busca de abrigo, mas são traídos pela sua aguçada visão de milhares de facetas óticas. Encandeados e indefesos, voejam em torno daquele ponto luminoso. Por mais que queriam se afastar do perigo iminente, é inevitável a sua morte. Que pena! Aquilo que aparentemente se lhe apresentava tão atraente e inofensivo era, na verdade, um perigo mortal.

No nosso dia a dia, somos atraído por “luzes” que nos engodam e nos enredam em ardilosas armadilhas. Apelos subliminares levam-nos a acreditar que necessitamos visceralmente daquilo que na verdade não precisamos. Inútil é querermos dizer não, pois o ardente desejo consumista fala mais forte e chegamos a até nos endividarmos até o gogó com crediários, cartões de crédito etc. Sem força para se auto impor, vamos comprando e comprometendo o nosso orçamento acima do nosso limite de gasto. Na ânsia de buscarmos por algo que só teríamos condições de obtermos no futuro, invadimos o tempo com intermináveis e intermináveis prestações que passamos a viver o presente sem perspectivas para o porvir, mas presos em dívidas do passado. Parece um absurdo, mas esta é a realidade de muita gente. E sofrem as conseqüências de uma vida pródiga, desregrada. Quem planta gastos dissolutamente, colhe dívidas que lhe consomem a paz, a saúde e seus sonhos.

Precisamos planejar bem os nossos gastos e investir sempre que possível, visando um futuro melhor. Procurar manter as despesas dentro dos 30% do que se ganha. E poupar e investir em bens seguros os 70 % restante. A ideia é trazer os desperdícios para o nível mais próximo de “zero”. Mantenha a prioridade em alimentação, moradia e saúde. A melhor prevenção de saúde está numa alimentação equilibrada, mais na qualidade do que na quantidade. Siga um bom programa alimentar, faça alguma atividade física. O corpo agradece. Nunca despreze as férias, os momentos de lazer. Evite a solidão. Até Deus percebeu que não é bom o homem esteja só. Por isso criou-lhe também uma companheira, uma ajudadora que lhe deu família. Jamais despreze os amigos, mas tenha sempre sua família como prioridade zero.

Mantenhamos a sintonia com Deus, deixando sempre o canal divino ligado. Sejamos gratos por tudo. Se precisarmos, peçamos, pois se pedimos, certamente Ele nos ouve e nos atende. Se não temos o que pedir, apenas agradeçamos. Teremos sempre o que agradecer.

“Em tudo dai graças porque esta é a vontade de Deus para convosco” (I Ts 5:18).

Que o Senhor abençoe a todos!

João Bosco Rolim Esmeraldo

Missionário Evangélico

Alelos Esmeraldinus
Enviado por Alelos Esmeraldinus em 27/07/2010
Reeditado em 27/07/2010
Código do texto: T2401780
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.