DEUS, TUDO PARA TODOS

"QUANDO, PORÉM, TODAS AS COISAS LHE ESTIVEREM SUJEITAS, ENTÃO, O PRÓPRIO FILHO

TAMBÉM SE SUJEITARÁ ÀQUELE QUE TODAS AS COISAS LHE SUJEITOU, PARA QUE DEUS

SEJA TUDO EM TODOS." (1 Co. 15: 28)

-------------------------------------------------------------------

O Filho obediente cumpre a vontade do Pai, age por sua ordem, mas faz tudo voluntariamente e com amor, e não por compulsão, por qualquer determinação contrária à sua vontade e natureza. Por conseguinte, quando o Filho cumpre a vontade do Pai, faz de livre e espontânea vontade, por quanto à vontade divina em ambos - no Pai e no Filho - é uniforme.

O apóstolo Paulo aponta aqui para uma das coisas profundas da divindade, a saber, que o Filho, co-igual com o Pai, é ele mesmo essencialmente DEUS, até mesmo quando, no auge de sua glória, se sujeita, com tudo quanto lhe tem sido subjugado, ao Pai, preferindo, até mesmo em sua majestade, como Senhor de tudo, a ser dependente do Pai, totalmente e para sempre.

" ...PARA QUE DEUS SEJA TUDO EM TODOS...", esse é o grande desígnio e o propósito da sujeição de todas as coisas a CRISTO. Aquele que é a fonte de toda a vida torna-se igualmente para todos os alvo e a perfeita concretização da existência inteira, de todos os seres. DEUS torna-se tudo para todos, é uma das maneiras como podemos entender essa cláusula. Todos chegarão a reconhecer que todos os benefícios e a própria vida se deriva de DEUS. A imortalidade não seria digna de ser vivida sem DEUS, é uma declaração veraz, porque é o Senhor quem dá à vida imortal sua própria substância e valor.

Por conseguinte, precisamos acertar essas palavras, que dizem que DEUS será tudo para todos, porquanto tudo terá seu centro em DEUS, viverá para ele, ficará aparentemente reconciliado com DEUS, em sentido absoluto.

A restauração de tudo, ao redor de CRISTO, na qual ele será tudo para todos, não fará de todos eleitos, mas dará para todos uma vida de utilidade para a glória de CRISTO. A despeito da glória que os não eleitos podem ganhar, seu estado será uma perda infinita em comparação com aqueles dos eleitos, porque os remidos ganharão uma glória infinita na participação na natureza de CRISTO.

"E CONHECER O AMOR DE CRISTO, QUE EXCEDE TODO ENTENDIMENTO, PARA QUE SEJAIS TOMADOS DE TODA A PLENITUDE DE DEUS." (Efésios, 3:19).

Em nada ajudamos nossa compreensão pensando que a destruição dos ímpios está incluída nessa declaração, como se isso tornasse mais respeitável ainda o poder de DEUS. Porque tal suposição seria contrária à natureza remidora óbvia de todo este capítulo, que versa sobre a ressurreição e seus resultados. A destruição é a morte, e não a vida ressurreta. Este texto não ensina uma reabsorção panteísta em DEUS, como o desaparecimento da divindade. Contudo, haverá alguma forma de absorção de todas as coisas em DEUS, em seus disígnios, em sua vontade, em sua graça, em sua bondade. E o Filho de DEUS, e esse é o propósito mesmo desse ministério.

Portanto, quão grande é o nosso salvador, o Senhor JESUS! Ele não é meramente o salvador dos homens, mas também de todos os seres vivos, em algum sentido, embora não possamos definir tal verdade, por enquanto.

JESUS foi investido do estado de domínio em seu caráter de mediador, visando o propósito de levar a sua tarefa à sua concretização. Quando isso estiver feito, isto é, quando ele houver subjugado a todos os inimigos, então não mais haverá de reinar sobre o universo como mediador, mas somente como DEUS; mas sua posição de cabeça de seu povo continuará para sempre.

É possível que uma maneira mais simples de explicar essa situação consista simplesmente em observarmos que, apesar de CRISTO entregar tal reino a DEUS Pai, esse reino, na realidade, terá prosseguimento, ainda que sob diferente forma de administração direta de DEUS, sem mediador de qualquer espécie, quando então DEUS será reconhecido, amado e servido diretamente.

"REPLICOU-LHE FELIPE: SENHOR, MOSTRA-NOS O PAI, E ISSO NOS BASTA, DISSE-LHE JESUS: FELIPE, HÁ TANTO TEMPO ESTOU CONVOSCO, E NÃO ME TENS CONHECIDO? QUEM ME VÊ, A MIM VÊ O PAI; COMO DIZES TU: MOSTRA-NOS O PAI?" (João, 14: 8-9).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro N.T, Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

TROPEÇAMOS SEMPRE NAS PEDRAS PEQUENAS, AS GRANDES LOGO ENXERGAMOS.

(Prov. Japonês)

Wil
Enviado por Wil em 14/07/2009
Reeditado em 14/07/2009
Código do texto: T1699710