ESTAR EM PÉ

"AQUELE POIS, QUE PENSA ESTAR EM PÉ VEJA QUE NÃO CAIA"

( 1 Cor.10:12)

------------------------------------------------------------

O que Paulo mais receia nos corintios é a sua auto-suficiência. Eles se comportam e se sentem como se para eles já não houvesse perigo. Permitem-se liberdades, como se já tivesem assegurado a salvação. Sem dúvida, a fé já confere agora, de certo modo, a salvação futura. Mas não há cristão que se possa considerar destituído desse caráter essencial da existência humana, que designamos como estado de peregrinação.

Enquanto o homem vive cá na terra, terá motivos tanto para esperar como para temer. Quem excluir uma dessas alternativas, comete um dos mais graves pecados. Não no sentido de que um fiel não possa julgar se está no estado da graça, mas enquanto se lembra disto e se rejubila, há de considerar, igualmente, que pode perde-lo, e mais depressa do que acha possível no momento. Ninguém está tão firmemente em pé, que não possa cair. E o apóstolo o formula ainda com mais cuidado:

"AQUELE, POIS, QUE PENSA ESTAR EM PÉ VEJA QUE..."

Contudo, Paulo não declara em que sentido exato é mister "ESTAR EM PÉ". Porém, vários sentidos possíveis podem ser extraídos do contexto.

-Mui provavelmente ele aponta para a questão da segurança eterna, no contexto da salvação. Aquele que pensa que já obteve o prêmio( 1 Co. 9:24), ou a coroa incorruptível da salvação (1 Co. 9:25) deve usar de cuidado, porquanto qualquer um pode cair de tal ilusão, terminando por ser desqualificado, excluído.

"MAS ESMURRO O MEU CORPO E O REDUZO À ESCRAVIDÃO, PARA QUE, TENDO PREGADO A OUTROS, NÃO VENHA EU MESMO A SER DESQUALIFICADO". (1 Co. 9:27.

Paulo sempre se disciplinava arduamente, a fim de que não viesse a cair. Porém, os cristãos que se ufanavam indevidamente do seu próprio conhecimento, devido à qual atitude estavam prestes a cair na idolatria, ao criticarem a seus irmãos na fé, incluiam o próprio apóstolo em suas murmurações.

No entanto, mostravam-se levianos no tocante a diversos vícios. Em suma, aos tais faltava àquela dedicação e disciplina que caracterizava o apóstolo. Do contrário, a sua salvação, "NEM A ALTURA, NEM A PROFUNDIADE, NEM QUALQUER OUTRA CRIATURA PODERÁ SEPARAR-NOS DO AMOR DE DEUS, QUE ESTÁ EM CRISTO JESUS, NOSSO SENHOR".(Rm. 8:39).

Paulo talvez tivesse querido referir-se, em sentido secundário, à vitória do cristão sobre o pecado, o triunfo ou a derrota na vida cristã diária. É possível qu essa idéia faça parte do sentido tencionado do trecho. E isso seria um aviso bem pertinenete. Porém, a outra idéia, expressa no primeiro ponto, é mais central. "NÃO SABEIS VÓS QUE OS QUE CORREM NO ESTÁDIO, TODOS, NA VERDADE, CORREM, MAS UM SÓ LEVA O PRÊMIO? CORREI DE TAL MANEIRA QUE O ALCANCEIS". (1 Co. 9:24).

-Mui provavelmente há igualmente aqui certa alusão à segurança que sentiam certos cristãos corintios que participavam de vários ritos idólatras, mas, a atitude dos mesmos, os quais diziam que o ídolo nada é, levava-os a pensarem que essa proximidade com a idolatria não poderia prejudicá-los.

Na verdade, entretanto, poderiam facilmente cair, saindo prejudicados espiritualmente, e assim terminariam por verificar que a sua segurança é falsa.

Nem os membros da igreja cristã e nem os eleitos podem ser salvos, a menos que perseverem na santidade; e não perseverar na santidade sem uma contínua vigilância e sem um constante esforço. A segurança falsa acerca do nosso poder de resistir às tentações repousa sobre uma confiança exagerada em nossas próprias forças. Este versículo encerra a conclusão prática de todas as exortações anteriores, constantes deste capítulo. Os cristão Corintios estavam no perigo de cair, se não desse ouvidos às palavras de advertência do apóstolo dos gentios e às lições da história, se continuassem em sua atitude altiva, pensado que possuíam todo o conhecimento devido, e que não mais precisavam do ministério de Paulo ou das instruções dadas mediante a história.

Portanto amados, CRISTO nos oferece continuamente oportunidades para continuarmos em pé, para tanto tudo depende de cada um de nós, pois, Ele mesmo nos transmite que....

"EM VERDADE, EM VERDADE VOS DIGO: QUEM OUVE A MINHA PALAVRA E CRÊ NAQUELE QUE ME ENVIOU TEM A VIDA ETERNA, NÃO ENTRA EM JUÍZO, MAS PASSOU DA MORTE PARA A VIDA". (Jo. 5:24).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro N.T.Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"A CONDUTA É UM ESPELHO NO QUAL TODOS EXIBEM SUA IMAGEM"

(Goethe: Poeta Alemão)

Wil
Enviado por Wil em 31/05/2006
Código do texto: T166889