BUSCAR E ENCONTRAR JESUS

"ESTE, DE NOITE, FOI TER COM JESUS E LHE DISSE: RABI, SABEMOS QUE ÉS MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS: PORQUE NINGUÉM PODE FAZER ESTES SINAIS QUE

TU FAZES, SE DEUS NÃO ESTIVER COM ELE."

(João, 3: 2)

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nicodemos é mencionado somente no evangelho de João. Por esta passagem - terceiro capítulo - ficamos sabendo que ele era fariseu, um dos líderes dos judeus, o que, sem dúvida, se refere ao fato de que ele era um dos membros do sinédrio, o mais alto tribunal eclesiástico e civil de Israel. O trecho de João 7: 50-52 mostra-nos, novamente, que ele mantinha essa elevada posição. Evidentemente era um homem sincero e foi atraído por JESUS por causa de seus milagres e ensinamentos, bem como por causa de sua conexão com o grupo que então proclamava a breve inauguração do reino de DEUS. Nicodemos é exposto como homem corajoso, que protestou contra a condenação de JESUS, sem que ele tivesse tido a oportunidade de fazer-se ouvir. A referência final a Nicodemos, uma vez mais, mostra-o em uma atitude de desassombro, porquanto veio cuidar do sepultamento de JESUS, e para esse propósito trouxera presentes abundantes, na forma de especiarias, a fim de ungir o seu corpo. Por esse motivo ele poderia ter sido severamente perseguido pelos compatriotas, e, eventualmente sofreu enormemente por ter-se tornado discípulo do Senhor JESUS. (João, 19: 40)

"CONTUDO, MUITOS DENTRE AS PRÓPRIAS AUTORIDADES CRERAM NELE, MAS, POR CAUSA DOS FARISEUS, NÃO O CONFESSAVAM , PARA NÃO SEREM EXPULSOS DA SINAGOGA."( 12:42)

Como se observa, embora o nome de Nicodemos não seja citado diretamente, menciona aqueles entre os principais líderes que criam em JESUS, mas que, por causa dos fariseus, não o confessavam; é o caso também de José de Arimateia, outro membro do Sinédrio que também cria em JESUS, mas que mantinha a sua fé em segredo, por temor aos judeus. (João, 19: 38)

Portanto, conforme o vejo, Nicodemos foi uma grande alma, possuidora de invejáveis qualidades, que transpunha dificuldades ante as quais a maioria de nós ter-se-ia mansamente rendida. Nicodemos, de alguma maneira conseguiu preservar uma atitude aberta, que escancarou as suas janelas para a sabedoria e para o ar fresco de DEUS. Por isso, enquanto os seus colegas já murmuravam em seu irritado ressentimento contra aquele que reputavam com um imprudente intruso, que avançava pela província deles, contra aquele ignorante aventureiro vindo do norte, com seus métodos estranhos e com seus ensinamentos extremamente duvidosos, bem como com sua total desconsideração para com a autoridade, Nicodemos, por sua parte, sentira que em JESUS havia algo que ele não podia desprezar facilmente, como aqueles outros faziam, mas antes, que se tratava de algo que devia ser investigado com diligência e cuidado, em primeira mão.

Para Nicodemos, DEUS não ficaria mudo, mas continuava falando aos homens; e para seus ouvidos havia algo, naquele novo ensinamento, que era augusto e verdadeiro, que bem poderia ser a própria voz de DEUS.

O ato audaz de JESUS, ao purificar o templo mediante suas contínuas obras de poder -(segundo capítulo do evangelho de João) demonstra que o núcleo de discípulos foi crescendo, atraindo para CRISTO a cidade de Jerusalém.

"ORA, JOÃO ESTAVA TAMBÉM BATIZANDO EM ENON, PERTO DE SALIM, PORQUE HAVIA ALI MUITAS ÀGUAS, E PARA LÁ CONCORRIA O POVO E ERA BATIZADO."(João 3: 23)

Agora, o autor sagrado mostra-nos que a influência exercida por JESUS não estacara entre as populações comuns, mas que essa influência fora capaz de penetrar até mesmo na consciência endurecida e teimosa dos próprios membros do Sinédrio, o principal corpo de dirigentes dos judeus, tanto sobre questões civis como religiosos. Pois neste caso vemos Nicodemos, que era um desses líderes, vindo secretamente, embora tivesse vindo, a fazer perguntas sobre o reino dos céus, e outras questões relacionadas. Nicodemos relembra os milagres operados por JESUS, suas palavras de cunho celeste, e chama-o de "RABI" e de "MESTRE VINDO DA PARTE DE DEUS".

Dessa maneira, o autor sagrado, mostra-nos que a nossa fé em CRISTO é perfeitamente válida, posto que, em seu próprio tempo, muitas pessoas, de diversos níveis sociais e religiosos, foram atraídas por ele, tendo reconhecido a sua grandeza de espírito. Podemos ter a certeza de que um membro daquela seita que examinara criteriosamente as credenciais de João Batista (1: 19-24), não haveria de dirigir-se superficialmente a JESUS por um título tão honroso. -RABI- e nem haveria de reconhecer nele um "MESTRE".

"FELIPE ENCONTROU A NATANAEL E DISSE-LHE: ACHAMOS AQUELE DE QUEM MOISÉS ESCREVEU NA LEI, E A QUEM SE REFERIRAM OS PROFETAS: JESUS , O NAZARENO, FILHO DE JOSÉ".(João, 1: 45)

FONTES: Bíblia Sagrada

Livro - N.T.Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

FÉ, É CONCORDAR QUE O QUE DEUS DISSE, É A VERDADE.

(Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 15/04/2009
Código do texto: T1540184