CORRETA POSIÇÃO DIANTE DE DEUS

"PORQUE VOS FOI CONCEDIDA A GRAÇA DE PADECERDES POR CRISTO E NÃO SOMENTE DE CRERDES NELE". (Filipenses, 1:29)

-------------------------------------------------------------------

Tanto a fé como os sofrimentos do cristão são visto aqui como dons e privilégios que lhe são conferidos.

"MAS O FRUTO DO ESPÍRITO É: O AMOR, ALEGRIA, PAZ, LONGAMINIDADE, BENIGNIDADE, BONDADE, FIDELIDADE."(Gal. 5:22).

Como se observa, aqui a fé aparece como um dos aspectos do fruto do Espírito Santo, pelo que se entende ser algo extra-humano, medido pela graça divina. Através do livre-arbítrio, o homem pode corresponder afirmativamente ao evangelho; pois na cruz de CRISTO, foi dada latentemente, a toda a humanidade, a graça geral. Porque, na realidade, DEUS veio ao encontro do homem, oferecendo-lhe salvação gratuita. E isso significa que todos os seres humanos podem crer, ainda que isso também se verifique mediante o dom divino. Tudo provém da fé, desde o seu começo, quando então a fé participa da conversão, na forma de fé diária, ou do dom da fé.

"PORVENTURA, SÃO TODOS APÓSTOLOS? OU, TODOS PROFETAS? SÃO TODOS MESTRES? OU, OPERADORES DE MILAGRES?".(1 Co.12: 29).

Tudo procede do Espírito Santo, embora deva tudo ser aceito pelo livre-arbítrio humano. Porquanto é assim que se encontram o que é divino e o que é humano. A fé subentende união com CRISTO, pois é por intermédio da fé que todas as bênçãos divinas são concedidas. Essa mesma união com CRISTO, entretanto, requer que soframos juntamente com ele por ele, porquanto JESUS DE NAZARÉ foi perseguido neste mundo, e nós precisamos seguir-lhe os passos.

Ora, o mundo perseguiu a CRISTO e nos persegue porque as trevas odeiam à luz, porque a iniquidade faz oposição à retidão, porque o mal procura destruir o bem; e isso nunca muda. Assim sendo, quando alguém está em união com CRISTO, necessário é que sofra. Portanto, o sofrimento torna-se prova de nossa correta posição diante de DEUS; e isso pode ser encarado como um dos dons de DEUS.

"ORA, SE SOMOS FILHOS, SOMOS TAMBÉM HERDEIROS, HERDEIROS DE DEUS E CO-HERDEIROS COM CRISTO; SE COM ELE SOFREMOS, TAMBÉM COM ELE SERESMOS GLORIFICADOS."(Rom. 8:17)

Assim, o sofrimento do cristão é visto como prova de sua união com CRISTO, o que quer dizer que os cristãos podem ser consolados em meio às provações. O sofrimento é o presente de casamento que os cristãos recebem ao serem unidos a CRISTO; o suprimento abundante quando são alistados em seu serviço...o dom, contudo, não é o sofrimento como tal. Seu significado e valor dependem do fato que tal sofrimento é por causa de CRISTO. "A COROA DA VIDA"(Ap.2:10), é prometida a todos os cristãos que sofrem, o que corresponde a um grau mais elevado de glória, na salvação final. O sofrimento em favor de CRISTO faz com que o Senhor JESUS CRISTO signifique mais para o cristão, e para que este seja ainda mais rico na vida após-túmulo.

A possibilidade de um sofrimento que importe em martírio geralmente aterroriza ao cristão, e não apenas por causa dele mesmo, mas igualmente por causa daqueles que lhes são íntimos, tanto por laços de sangue como por laços de amizade.

O apóstolo Paulo procura mostrar aqui, entretanto, que esse terror não é necessário para o cristão, por tratar-se, tão-somente, da marca de identificação daqueles que recebem a "COROA DA VIDA" e passam para os lugares celestiais com um elevado grau de glória. Por essa razão a dor que o cristão sofre se torna mais gloriosa, embora as inclinações humanas naturais queiram levar o cristão a evitar o sofrimento físico e moral, toda e qualquer forma de dor.

"POR CRISTO.." em outras palavras, devido à nossa lealdade ao Senhor JESUS, devido à nossa participação em seus sofrimentos, causados que foram pela oposição que a mdaldade do mundo lhe fez.

"AGORA, ME REGOZIJO NOS MEUS SOFRIMENTOS POR VÓS; E PREENCHO O QUE RESTA DAS AFLIÇÕES DE CRISTO, NA MINHA CARNE, A FAVOR DO SEU CORPO, QUE É A IGREJA.".( Col. 1:24)

Como se nota, o apóstolo Paulo encara seus sofrimentos juntamente com CRISTO, como se eles completassem os sofrimentos de CRISTO; e isso do ponto de vista que a missão de CRISTO, neste mundo, sem importar se efetuado por si mesmo, ou por meio de outros, que agem impulsionados pelo poder do seu Santo Espírito, sempre envolverá naturalmente sofrimentos, dos quais os remidos necessariamente participa. Portanto, são sofrimentos de CRISTO, e dos quais também participamos.

Portanto amigos, "PONDERA O QUE ACABO DE DIZER, PORQUE O SENHOR TE DARÁ COMPREENSÃO EM TODAS AS COISAS". (2 Timóteo, 2:7).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro N.T.Interpretado.

Wilson de Oliveira Carvalho

"Sofrer por Cristo é um dom valioso, uma grande honra, uma

decisiva vantagem"

(Mattew Henry)

Wil
Enviado por Wil em 14/03/2009
Código do texto: T1485770