RETORNO DE CRISTO

"QUANDO CRISTO, QUE É A A NOSSA VIDA, SE MANIFESTAR, ENTÃO, VÓS TAMBÉM SEREIS MANIFESTADOS COM ELE, EM GLÓRIA." (Colossenses, 3:4)

-------------------------------------------------------------------

Este versículo tem o condão de encorajar aos cristãos para que continuem firmados em CRISTO, porquanto já vêem o dia grande e perfeito a raiar. Talvez ainda tenham de atravessar trechos escuros, mas CRISTO está conosco, e essa é garantia de que raiará o grande Dia. Isso poder comprado ao trecho de 1 Co. 15:58, que diz:

"PORTANTO, MEUS AMADOS IRMÃOS, SEDE FIRMES, INABALÁVEIS, E SEMPRE ABUNDANTES NA OBRA DO SENHOR, SABENDO QUE, NO SENHOR, O VOSSO TRABALHO NÃO É VÃO."

Notemos, por igual modo, que o presente versículo se acha dentro do contexto da parousia(segunda vinda de CRISTO) do que este versículo também fala. Assim sendo, nosso texto oferece uma esperança firme para a alma, a qual, de outra maneira, buscaria, em vão, encontrar um lugar firme onde ancorar suas expectações, sendo, finalmente, levada ao desespero.

Lemos que a obra intitulada O Peregrino, de João Bunyan, descreve um homem ocupado a revolver-se na alma, ocupado com seu ancinho de virar estrume, ao mesmo tempo em que, a todo o tempo, uma visão gloriosa se podia ver exatamente por cima de sua cabeça. Mas ele não se interessou pela mesma, e nunca olhou para cima. Deixar de corresponder ao elevadíssimo apelo deste versículo é imitar a ação daquele homem.

Mas, o que significa olhar para cima? A idéia da segunda vinda de CRISTO tem por escopo ser crida em todas as épocas da história da igreja, porque, potencialmente, pode ocorrer a qualquer momento. É uma tema apresentado nas páginas do N.T., por vários autores sagrados, como motivo para a vida santa. Portanto, em 1 Pedro, 4:7, a sobriedade nos é exortado, juntamente com a diligência na oração. No coração do cristão, CRISTO insta para que busquemos as mesmas qualidades morais, com ou sem a expectação de uma parousia iminente; mas o pensamento que sua vinda está próxima, às portas, se realmente crermos nessa verdade, exerce poderosa e benéfica influência sobre a vida.

"VAI ALTA A NOITE, E VEM CHEGANDO O DIA" (Romanos, 13:12) essa era a atitude dos cristãos primitivos. Viam como se a volta de CRISTO estivesse bem perto, ainda que, em sua ignorância do futuro, não antecipassem uma longa era da igreja. Esse sentido bem real, sem importar se CRISTO retornará ou não imediatamente, o fim está sempre próximo, até onde diz respeito à vida mortal, porque todos nós somos seres mortais e não podemos presumir do dia de amanhã. Portanto, devemos viver diariamente como se nos restasse pouco temp.

"ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS, PARA QUE ALCANCEMOS CORAÇÃO SÁBIO". (Salmo, 90:12).

Que diferença faz na vida esse fim eminente? Já que o fim está sempre às portas; isso faz um mundo de diferença, na mente, no espírito, na atitude para com os outros, no serviço vocacional, na pregação e no ensino.

Em suma, esse senso de viver entre os tempos, naquilo que é, ao mesmo tempo, a beirada do antigo e a beirada do novo, dá à vida um tom e um temperamento sem-par, fazendo com que a principal finalidade do homem seja a glória de DEUS (ou seja, a sua manifestação).

Pois para DEUS será a glória final e o do domínio para todo o sempre.

CRISTO é a nossa vida. "PORQUE PARA MIM, O VIVER É CRISTO, E O MORRER É LUCRO" (Fil. 1:21). Nisso, muito mais que meros motivos está envolvido. Antes, desfrutamos da união espiritual com CRISTO, em sua vida e em sua morte (batismo espiritual - Rom. 6:3). Isso significa que o Espírito habita em nós, tornando tudo isso uma realidade para nós. Ele nos transforma de maneira tal que nossas vidas se caracterizam pela semelhança com CRISTO.

Quando CRISTO é a nossa vida, então vivemos espiritualmente, utilizando-nos dos meios de desenvolvimento espiritual. CRISTO é tudo para nós, segundo é indicado em Ef. 1:23. Ele é a motivação de nosso viver diário, bem como de nosso destino. Se vivermos para Ele, compartilharemos de sua natureza - Ro. 8:29, de sua plenitude - Col. 2:10.

A ênfase deste versículo recai sobre a vida que agora levamos diariamente. Antes, nossas vidas nos pertenciam. Vivíamos para o que é carnal e mundano. Mas agora nossas vidas pertencem a CRISTO. Portanto, vivemos para as realidades espirituais. Viver para CRISTO agora significa reunir-se a Ele, em sua vida celestial, mais tarde.

Algumas vezes, a contemplação da praia distante, ajuda-nos agora a obter orientação. Assim, pois, sabendo que nosso destino está centralizado em CRISTO, e que passaremos de um estágio de glória para outro, interminavelmente, somos ajudados a orientarmos a vida nessa direção. Quando CRISTO aparecer (regressando em sua parousia) "...ENTÃO, VÓS TAMBÉM SEREIS MANIFESTADOS COM ELE..." portanto, verdadeiros participantes da mesma glória e herança de que Ele desfruta.

"POIS A NOSSA PÁTRIA ESTÁ NOS CÉUS, DE ONDE TAMBÉM AGUARDAMOS O SALVADOR, O SENHOR JESUS CRISTO". (Fil. 3:20).

FONTES:

Bíblia Sagrada

Livro - N.T. Interpretado

ESPERAR PELO FILHO DE DEUS É O SINAL MAIS CARACTERÍSTICO DE UM VERDADEIRO CRISTÃO.

(Autor desconhecido)

Wil
Enviado por Wil em 14/01/2009
Código do texto: T1384013