A Justiça do Reino

A justiça dos homens, muitas vezes, é falha. A Justiça de Deus, essa, jamais falhará. Independentemente de raça, cor, credo ou instrução, todo ser humano traz consigo o sentimento de justiça gritando dentro de si. Só, que às vezes, esse clamor fica sufocado no peito por não poder ser expresso por causa do medo da opressão, da injustiça.

Jesus vai até o rio Jordão, para se encontrar com João Batista, para ser batizado. João tenta impedi-lo. Jesus, porém, lhe diz: “Por enquanto deixe como está! Porque devemos cumprir toda a justiça”. (Mt 3, 13 a 17).

Jesus, quando questionado sobre a lei, disse: “Eu não vim para abolir a lei e os profetas. Mas, para fazer com que ela se cumpra”. (Mt 5, 17). “Com efeito, eu lhes garanto: se a justiça de vocês não superar a dos doutores da Lei e a dos fariseus, vocês não entrarão no Reino do Céu”. (Mt 5, 20). Jesus deixa muito claro. É precioso que lutemos contra toda forma de opressão e injustiça. Ao compactuarmos com o sistema opressor, estamos contribuindo para oprimir o nosso irmão e roubando o que lhe é mais caro, o direito á vida plena. Agindo desta forma, nos afastamos da realidade salvívica.

Se observarmos atentamente, perceberemos que o sentimento humano de justiça trata apenas da observância de sua lei e regras de comportamento individual e coletivo. (Não há punição para quem traz o coração cheio de ódio por outra pessoa). A justiça humana pode ser considerada como a forma de dar a cada um aquilo que lhe pertence. Porém, a Justiça do Reino de Deus vai muito além. “O meu justo vive pela fé, mas, se ele voltar atrás, nele eu não encontro mais satisfação”. (Hb 10, 38).

A lei de Deus é mais abrangente, ela considera o ódio entre as pessoas como transgressão mortal. “Todo aquele que odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem dentro de si a vida eterna”. (1 Jo 3, 15). Sabemos que o pecado é a transgressão da lei de Deus. Pecado é a prática da injustiça, ou seja, tudo aquilo que corrompe o que é puro e perfeito. “Todo aquele que comete pecado, comete também violação da lei, porque o pecado é violação da lei”). (1 Jo 3, 4).

Deus conhece o coração humano, e Seus olhos vêem muito além das atitudes; Ele vê o que vai no mais profundo de cada ser, e Sua mão pesa a intensidade do coração de cada um.

O ser humano se torna ansioso, pois busca na aquisição de bens materiais uma forma de viver que não o levará a lugar nenhum. É preciso ao homem buscar primeiro a Justiça do Reino, que é a promoção da vida através da partilha e da fraternidade. Assim, tudo o mais lhe será acrescentado junto a essa justiça, como fruto de árvore produtiva.

(Mt 6, 25 a 34).

09-03-05

Wilcaro Pastor
Enviado por Wilcaro Pastor em 23/03/2006
Código do texto: T127114
Classificação de conteúdo: seguro