A Mesa

"A Mesa"

Era uma mesa com lugar para 6, composta por 6, onde cabiam outros 6. Em toda a sua comodidade, encontravam-se pessoas de qualquer idade.

Um canto onde cabia o mundo, onde se falava de tudo o que nele se manifestava, a assembleia dos que nas veias faziam correr sinceridade.

De todos os cantos da casa, aquela mesa era o palco onde tudo brilhava, onde a cada cena que passava, a cortina nunca se fechava.

Naquele casulo de palavras, cada um que ali se sentava tinha algo para contar, e à medida que o tempo passava, perdia-se o tempo no nosso tempo de convivência.

Por melhor ou pior que fosse, as relações e a comunicação existiam (demasiada, por vezes... que fazia doer barrigas de tanto entusiasmo e esboçar sorrisos de satisfação). Satisfação era o que sentiram os que por ali passavam e passam, ainda que, hoje em dia, mais vazia... a mesa.

As famílias existem para que a união exista, para que a segurança, o ensino, a educação, os bons valores, as conversas, os direitos e a liberdade de expressão existam. Cada família com o seu livro de instruções, cada casa com as suas regras, com os seus problemas, cada laço familiar com a força que lhe compete.

A família existe para dignificar a evolução humana, para que tu existas de modo a que possas crescer, para assegurar o amor dos que amam, dos que sentem, dos que saudade têm, capaz de abrir horizontes, para falhar e assegurar depois as vitórias.

As famílias apoiam-se, relacionam-se, celebram momentos e sobrevivem a contratempos. Se por nada disto passaste, questiona-te bem, por onde anda a tua?

Por uma família, passam amigos e conhecidos, passam os ouvintes, os mensageiros e os intrometidos. E os laços aumentam, e palavras se acrescentam a um mundo de crianças que crescem e aprendem errando todos os dias, até ao fim dos dias.

Pois, a mesa que tanto falo tem tanto ainda por dizer, tanto por contar e esclarecer.

Aquele, o meu canto, o nosso e o de poucos mais, espera um dia poder reviver e ganhar a vida que perdeu com as despedidas, todas elas com olhar no futuro, de sacrifícios e de promessas que mais tarde darão certezas, mudarão mentes, farão decisões mais acertadas e ajudarão a que se liberte da insatisfação do momento.

Como é bom olhar o passado com outros olhos, com os olhos de quem espera, e um dia sempre alcança!

DinarteAbreu
Enviado por DinarteAbreu em 20/05/2014
Código do texto: T4812982
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.