Impor aos outros nossas ideologias é uma tremenda forma de egoísmo

A liberdade de escolha e a livre manifestação do pensamento, dentro dos ditames legais, é para mim algo de extrema importância. Portanto, a imposição de ideologia constitui egoísmo, além de ser uma atitude de desrespeito ao próximo. O respeito às diferenças deve ser praticado dia após dia por todos nós.

A imposição de ideologia começa dentro de casa quando pais impõe aos filhos que sigam determinadas profissões do seu interesse ou façam determinados cursos que julgam ser o melhor, contrário aos interesses e convicções daquele que realmente deveria escolher. A imposição de ideologia se dá também quando por meio da influência forçamos para que determinadas sociedades continuem a seguir ideologias fracassadas baseadas em regimes que levam milhares à morte ou que povos continuem a perpetuar tradições ainda que muitos tenham que perder suas vidas para a manutenção de atos incompatíveis com a dignidade humana.

Ocorre que em algum momento da vida fomos ou seremos egoístas e nos faltará respeito. Seja impondo nossas certezas, impedindo a liberdade de pensar dos outros ou desrespeitando as diferenças. Dizemos ser pessoas respeitosas, porém na primeira oportunidade quando alguém pensa diferente corremos o risco de qualificá-lo com os piores adjetivos. Creio que as desavenças podem e devem acontecer, todavia no campo das ideias.

Então, vamos praticar o respeito?

Nada de impor aquilo que julgamos ser o certo.

Viva o respeito!