O perdão

O perdão é uma ação humana de se livrar de uma culpa, de uma ofensa, de uma dívida e etc.

O perdão é um processo mental que visa a eliminação de qualquer ressentimento, raiva, rancor ou outro sentimento negativo sobre determinada pessoa ou por si próprio.

Sem o perdão acabamos por guardar e carregar mágoas e agir de forma rancorosa.

Quem se fecha ao perdão fica preso ao passado, a dor, a mágoa, a raiva e às vezes ao desejo de vingança, a sentimento de culpabilidade a outros que acabam bloqueando o futuro.

Portanto, quanto mais uma pessoa vive a experiência do amor que brota do perdão maior será sempre a sua capacidade de perdoar e de compreender as coisas e as pessoas.

"Eu sempre guardei mágoa e ressentimentos de uma certa pessoa do nosso meio familiar, a quem eu por mais que tentasse não conseguia perdoar. Isso com o passar dos anos foi me causando uma grande ansiedade, me isolando cada vez mais e me fazendo sofrer. Eu sem perceber já estava me tornando uma pessoa frustrada. Não deu outra, logo fiquei doente e entrei em depressão. Passados alguns anos fui conseguindo me equilibrar novamente quando procurei a pessoa e abri o meu coração, coloquei pra fora todos os ressentimentos e perdoei. Neste momento o perdão me curou devolvendo toda a alegria de viver em família novamente."

É sabido que cada família se compõe da mistura de personalidades e situações diferentes.

Portanto, cada família se compõe de características próprias dos pais e daquelas que foram herdadas dos avós, bisavós e que são passadas as gerações.

A família quando bem estruturada é uma pequena Igreja doméstica onde no lar deva refletir sempre o amor...

*o pequeno relato é apenas ilustrativo e qualquer semelhança com fatos reais terá sido uma mera coincidência.

Benedito José Rodrigues
Enviado por Benedito José Rodrigues em 09/11/2022
Código do texto: T7645853
Classificação de conteúdo: seguro