Vai pondo mais água... - Cr6

Outro grande rei de Judá – Josias (640 a 608 a.C.) – último dentro dos oito que fizeram a vontade do Senhor, como mencionamos em nossa última nota, também passará por uma experiência similar à de Josafá.

“E fez o que era reto aos olhos do Senhor; e andou nos caminhos de Davi, seu pai, sem se desviar deles nem para a direita nem para a esquerda. Porque no oitavo [número que representa coisas novas e melhores] ano do seu reinado, sendo ainda moço, começou a buscar o Deus de Davi, seu pai; e no duodécimo ano começou a purificar a Judá e a Jerusalém, dos altos, e dos bosques, e das imagens de escultura e de fundição” (2 Cr 34.2-3).

Passamos eu e minha esposa, há algumas semanas antes de escrever esta nota (meados de Agosto/20), por uma experiência interessante.

Fomos visitar uma querida prima, e num certo momento em que minha esposa brincava com a Micaela (de apenas 4 aninhos) fazendo ‘comidas’ num modelador de massas, antes de ‘comerem’, minha esposa fez uma oração muito simples agradecendo ao ‘Papai do céu’ por aquele alimento – em nome de Jesus.

Exatamente agora, pouco antes de escrever estas palavras, recebi uma mensagem desta prima dizendo estas palavras textualmente, e que mudaram drasticamente o teor desta nota – ‘Ela quer orar sempre e ainda cobra o pai!’

Que posso mais dizer?!

“Naquela mesma hora se alegrou Jesus no Espírito Santo [comigo juntamente], e disse: Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, que escondeste estas coisas aos sábios e inteligentes, e as revelaste às criancinhas; assim é, ó Pai, porque assim te aprouve” (Lc 10.21).

Josias é aquele rei que encontra o livro da lei perdido no templo, e que, graças à sua leitura, levará a uma grande e última reforma ao seu povo antes do seu exílio final.

Onde houver a Palavra de Deus, de forma honesta e humilde, haverá transformação do espírito e da alma, alcançando medula e ossos.

Possamos nós também encontrar o verdadeiro livro da lei – não de ordenanças vazias e carnais – mas da liberdade em Cristo pela fé exclusivamente, em espírito de santidade, mansidão e devoção sinceras, pois o fim se aproxima rapidamente!

Comentaremos a seguir, em nossa sétima e última nota deste livro de Crônicas, sobre o fim temporário de Judá e seu exílio para Babilônia.