O velo de Gideão e seu significado distante - Jz6

Esta passagem sempre traz muita curiosidade ao leitor, mas geralmente ficamos muito aquém de seu significado espiritual. Levei muitos anos para entender que era uma sombra de algo muito distante, e talvez ainda esteja incompleta em minha mente.

A primeira desconfiança de Gideão trata da identidade do Deus que falava com ele. Era até natural. E isto fala do primeiro advento de Cristo. Também os judeus da época desconfiaram de Sua identidade como Messias prometido.

“Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo, homem valoroso... E ele disse: Se agora tenho achado graça aos teus olhos, dá-me um sinal de que és tu que falas comigo... [os fariseus não fizeram o mesmo?!] E entrou Gideão e preparou um cabrito e pães ázimos [sem fermento] de um efa de farinha; a carne pôs num cesto e o caldo pôs numa panela; e os trouxe até ele debaixo do carvalho, e os ofereceu... E o anjo do Senhor estendeu a ponta do cajado, que estava na sua mão, e tocou a carne e os pães ázimos; então subiu o fogo da penha, e consumiu a carne e os pães ázimos; e o anjo do Senhor desapareceu de seus olhos...” (6.12-21).

Assim como Gideão desconfiou da identidade do anjo divino, também Israel duvidou do homem divino em Sua primeira vinda, e como castigo o Senhor desaparece da vida nacional de Israel, pois vai trabalhar com os gentios a partir de então. Isto posto, temos a segunda imagem futura para confirmar esta tipologia.

“E disse Gideão a Deus: Se hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste, eis que eu porei um velo de lã na eira; se o orvalho estiver somente no velo, e toda a terra ficar seca, então conhecerei que hás de livrar a Israel por minha mão, como disseste. E assim sucedeu; porque no outro dia se levantou de madrugada, e apertou o velo; e do orvalho que espremeu do velo, encheu uma taça de água (6.36-38).

Velo, segundo o site https://dicionario.priberam.org/[velo], significa – 1. Lã de cordeiro, carneiro ou ovelha. 2. [Por extensão] A pele desses animais com a respectiva lã.

Ou seja, o que Gideão usou como teste da fidelidade de Deus, foi um pedaço de lã e sua pele obviamente extraída de uma ovelha sacrificada. É praticamente óbvio interpretar que se trata de Cristo e do povo judaico em sua relação de intermediação sacrificial.

O fato de que o orvalho estava primeiramente só na lã e não no campo, significava a vinda de Cristo ao povo de origem das promessas. O mundo ficava de fora por enquanto. Vamos comparar?

“[Jesus] Veio para o que era seu [povo da promessa], e os seus não o receberam” (Jo 1.11).

Os primeiros apóstolos e discípulos, logo no início de seus ministérios, pregavam de Cristo exclusivamente aos judeus, como indica Atos.

“Mas Paulo e Barnabé, usando de ousadia, disseram: Era mister que a vós [judeus] se vos pregasse primeiro a palavra de Deus; mas, [então vem a mudança na direção da pregação] visto que a rejeitais, e não vos julgais dignos da vida eterna, eis que nos voltamos para os gentios (At 13.46).

Então vem o segundo sinal usando o mesmo velo.

“E disse Gideão a Deus: Não se acenda contra mim a tua ira, se ainda falar só esta vez; rogo-te que só esta vez faça a prova com o velo; rogo-te que só o velo fique seco, e em toda a terra haja o orvalho” (6.39).

Agora o orvalho fica somente no campo (o mundo) e o velo (Israel) fica seco. É a segunda parte de At 13.46 logo acima. Ou visto de outro lado, a oportunidade aos gentios hoje, Paulo pode garantir.

“Porque não quero, irmãos, que ignoreis este segredo (para que não presumais de vós mesmos): que o endurecimento veio em parte sobre Israel, até que a plenitude dos gentios haja entrado (Rm 11.25).

Como Israel desconheceu seu Messias, Deus passou o direito de reconhecê-lo entre os gentios – o velo molhado e o campo seco primeiramente, e depois o velo seco e o campo molhado falam exatamente desta mudança de exercício.

Esta fórmula também está resumida em Romanos.

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego” (1.16).

É gratificante saber que a Igreja já estava escondida nos planos relacionados a Israel, muito antes dela vir a existir, que nós hoje podemos participar desta herança nos santos.

E você, leitor e leitora, já aceitou o sacrifício do Cordeiro em sua vida? É de suprema importância para o seu destino eterno, especialmente porque o fim vem!, e muito mais breve do que você imagina.

Em nossa próxima nota, comentaremos sobre um levita, sua concubina e um triste relacionamento que revelava bem o estado social e moral daquele período.

quer ler muito mais?! - acesse nossa biblioteca virtual - leitura livre

https://fliphtml5.com/bookcase/lfvzmx/