O segredo de toda vitória - Js2

Não é para estranhar – e falo para nós nos tempos de hoje – que antes de Josué assumir seu posto de luta, uma admoestação é trazida pelo próprio Deus aos seus ouvidos.

“Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria” (1.6).

Pareceria que a simples atitude positiva de Josué seria o suficiente para todo o seu sucesso. Mas algo mais elevado estava atrelado a esta vitória proposta e profetizada.

“Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido” (v.7-8).

Eles tinham até aquele momento tão somente as palavras de Moisés. Hoje temos toda a Escritura, com regras e doutrinas ainda mais elevadas, já que um padrão celestial foi implantado com a morte de Jesus. Mas a ordem ainda continua a mesma – OBEDIÊNCIA.

De posse do entendimento da vontade de Deus para sua vida, ditado pelo livro sagrado de Deus, a fé trará a convicção; a obediência trará sua verdade ao plano da realização. Não adianta a fé certa de algo, sem a contrapartida da ação.

A Palavra de Deus será sempre nossa regra áurea. A fé – a concordância de que Deus propôs e exigiu algo. A obediência – o elo prático que liga a verdade escrita à fé teórica.

Um grande profeta dirá mais a frente: ‘melhor é obedecer que sacrificar’.

Podemos e devemos buscar e depender das energias de Deus pelo seu Espírito em nós, mas sempre restará algo que será da nossa responsabilidade. Há que se buscar direção incessante, há que se ler constantemente, há que se orar sem cessar, há que se jejuar, se esta for a vontade de Deus e conforme as disposições da alma. Não há vitória sem luta, determinação, sofrimento, fé, paciência, esperança!

A Palavra de Deus deve ser lida e meditada constantemente, como pedido a Josué, muito além daquilo que ouvimos em nossos cultos regulares. É tarefa para toda vida, pois a vida propões novos desafios a cada dia, e deveríamos ter maturidade suficiente em cada fase de nossa vida física e espiritual.

Satanás lançará sempre novos ardis, ciladas, tentações, que nada mais são que recursos para atrair as misérias da carne. A solução será sempre a mesma – busca do padrão divino ditado pela Palavra escrita e intimidade espiritual crescente.

Assim, dada esta regra a Josué que não poderá ser desprezada, diminuída ou esquecida, Deus pode garantir:

“Não te mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o Senhor teu Deus é contigo, por onde quer que andares” (v.9).

Esta lição de obediência na vida de Josué foi tão importante, que ao final de sua vida ele torna a declarar a todo o povo:

“Esforçai-vos, pois, muito para guardardes e para fazerdes tudo quanto está escrito no livro da lei de Moisés; para que dele não vos aparteis, nem para a direita nem para a esquerda” (23.6).

Se carregarmos o padrão divino em nossa mente e coração, não importa onde pisamos – o Senhor será conosco!

Muito mais importante que o lugar, é a condição do coração, da mente e do espírito.

“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes [mesma fórmula de Josué], sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor” (1 Pe 15.58).

A próxima nota complementará o que falamos até agora, tanto na vida prática daquele povo quanto por tabela a nós também.