MANOEL LOBO - 61 ANOS.

MEUS 61 ANOS...

Estou ficando velho. Mesmo assim, gosto da pessoa que me tornei. Decerto não viverei para sempre; mas enquanto vivo, não vou perder tempo lamentando o que poderia ter sido, ou preocupando-me com o que será. Não carregarei certamente, o fardo pesado da esperança morta...

Não trocarei meus amigos, minha história e minha família, por menos cabelos brancos ou uma barriga tipo tanquinho. Conforta-me, pois, ter os risos da juventude gravados em sulcos profundos em meu rosto de sexagenário... Com o envelhecimento eu me tornei amigo de mim mesmo. Eu não me censuro de absolutamente nada. Não me envergonho, e de nada me arrependo... A minha vida é um relicário de boas recordações.

Infelizmente vi muitos amigos e parentes queridos deixarem este mundo muito cedo, antes de compreenderem a grande liberdade que vem com o envelhecimento. Muitos nunca riram, nunca tiveram a “lua” como sua excelsa companheira numa noite de paixão. Muitos sucumbiram antes de ver os seus cabelos grisalhos e poder sentar na relva para contar os seus feitos para aqueles que ainda não envelheceram e que hão de envelhecer um dia. Muitos sequer conheceram o amor...

Felizmente eu estou vivo e ainda não sou esquecido. Entretanto, existem coisas na vida que devem ser esquecidas; as que partiram nossos corações. Mesmo assim, é certo que coração partido nos dar força, compreensão e compaixão.

Um coração que nunca padeceu não conhece a alegria de ser imperfeito. Por isso, busco recordar somente as coisas boas e importantes que vivenciei, e, distanciar de tudo que me deprime.

Para viver não basta inteligência; tem que ter sabedoria. Sabedoria é a capacidade de fazer bom uso das informações que temos, decidindo pelo melhor. “Se um problema é grande demais, não penso nele... E, se ele for pequeno demais, pra quê pensar nele?...”

Recuso-me há passar o tempo lamentando a juventude perdida. Todo dia para mim é dia de crescimento, de esperança e aspirações, longe do fanatismo e do culto à juventude eterna. Até então, não perdi o encanto pela vida e consigo ver o mundo com o olhar de um menino que agradece todos os dias esse privilégio de não senti a diferença de ter 50 ou 61 anos. As dores são antigas, mas as alegrias compensam e me dão forças para viver outros 61 anos. O que a gente perde no físico, a gente ganha em sabedoria e experiência.

Hoje, ao completar 61 anos de vida plena, mais uma janela se abre para que eu veja a mim mesmo percorrendo os trilhos da vida com otimismo e esperança. Quisera hoje poder encontrar todos os meus amigos, que por minha vida passaram, e juntos, abraçarmos e cantarmos parabéns para mim...

Parabéns pra mim que aprendi a amar e aceitar todas as pessoas que fizeram parte desses meus 61 anos, cada uma, a sua maneira, contribuiu para tudo que hoje sou: Apaixonado pelas minhas virtudes, cônscio dos defeitos que são meus, mas cheio de orgulho de mim mesmo.

Erguerei um brinde a vida e direi graças a DEUS!..

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 06/09/2012
Reeditado em 18/08/2021
Código do texto: T3868847
Classificação de conteúdo: seguro