SEMANA FARROUPILHA 2006 – 171 ANOS!

* Nadir Silveira Dias

Palestras do Partenon Literário na SEMANA FARROUPILHA 2006 no

ACAMPAMENTO FARROUPILHA 2006 PARQUE MAURÍCIO SIROTSKY SOBRINHO

Galpão do CTG GUARDIÕES DO RIO GRANDE – Rua Darci Fagundes, 98 e 99

09.09.2006 – 19h30min: Tertúlia Literária e Musical – sob a temática geral instituída pela Organização da Semana Farroupilha 2006, “Assim Nasceu o Gaúcho”, com poesia, prosa e música, pelos autores e poetas Nadir Silveira Dias, Lourival Leite Villas-Bôas, e Jorge Peixoto, e a interpretação do cantor missioneiro Tato Fogaça em “Sabe Moço” (Francisco Alves), além do belo acompanhamento musical em poemas e prosas, em abertura efetuada pelo Patrão João Lipertt e apresentação de Nadir Silveira Dias, teve início a parceria do 2° Ciclo de Palestras da Sociedade Partenon Literário e do CTG Guardiões do Rio Grande, cuja 1ª Edição ocorreu na Semana Farroupilha 2005.

12.09.2006 – 19h30min: Tertúlia Literária e Musical – ainda inspirada na temática “Assim Nasceu o Gaúcho” com poesia e prosa pelos autores e poetas Nadir Silveira Dias, Lourival Leite Villas-Bôas, e Jorge Peixoto, além de visitantes, o músico Vilmar Santana (Prof. Massaretti) da Casa do Poeta Riograndense e do cantor Lino Moraes, que interpretou “Guri” (João Batista Machado e Júlio Machado Silva Netto), em apresentação de Nadir Silveira Dias, em proveitosa atividade litero-músico-cultural da Estância da Poesia Crioula, da Casa do Poeta Riograndense, e da Sociedade Partenon Literário, do Patrão, da Patroa Soila e demais integrantes da Patronagem do CTG Guardiões do Rio Grande, no culto das tradições.

15.09.2006 – 19h30min: Em temática para oportunizar a interatividade entre assistentes e apresentadores das palestras, prosa, charla e poesia, era de desenvolver-se assistir a série o “Continente (RBS, 2002), objetivando com este recurso visual atuar na solução de dúvidas ou esclarecimentos de questionamentos sobre os vários episódios desse verdadeiro épico nativo. Infelizmente, em razão do aguaceiro da noite anterior, a atividade foi cancelada.

16.09.2006 – 19h30min: Com a presença do escritor e cronista Cláudio Pinto de Sá, do prosador e poeta Lourival Leite Villas-Bôas, integrantes da Sociedade Partenon Literário, do jurista, escritor e poeta Nadir Silveira Dias, Presidente da Sociedade Partenon Literário, do Patrão João Lipertt, dos demais integrantes da Patronagem, do Presidente Adroaldo, do Servipol, dos guardiões Alvaci Carlos Belo e Lauro Roberto Domingues, da Campeira, encerrou-se o 2° Ciclo de Palestras, co-edição 2006 do CTG Guardiões do Rio Grande e da Sociedade Partenon Literário.

Algumas fotos podem ser vistas em http://www.servipol.com.br/acamp_2006.html

* Escritor, Jurista e Poeta

Nadir Silveira Dias
Enviado por Nadir Silveira Dias em 18/09/2006
Reeditado em 03/10/2006
Código do texto: T243349
Classificação de conteúdo: seguro