“Amor Eterno" - É possível?"

 

"Quando eu partir. . .

E nas noites em que se encontrar na solidão,

Abra a sua janela e olhe o céu. . .

Haverá uma única estrela a brilhar. . .

Serei eu que fui lhe fazer companhia.

Você nunca estará sozinha."

(Autor: Rogério Pacheco)

 

01.- No pensamento o amor se manifesta como uma força transcendente que desafia até mesmo a morte.

 

02.- Há uma leve semelhança entre o pensamento e o romance de Romeu e Julieta, no sentido de que o amor se manifesta como uma força transcendente que desafia a morte. No entanto, existem diferenças importantes entre as duas obras.

 

03.- Em Romeu e Julieta, o amor é trágico e leva à morte dos amantes. Já no pensamento, o amor é esperançoso e oferece conforto e companhia à pessoa amada, mesmo após a partida. Essa diferença é fundamental, pois muda completamente o significado da história.

 

04.- Outra diferença importante é o contexto social das duas obras. Romeu e Julieta se passa em uma sociedade italiana medieval, onde o amor entre famílias rivais era proibido. Já o pensamento não está situado em um contexto específico, o que o torna mais universal.

 

05.- O romance O Guarani, de José de Alencar, também apresenta algumas semelhanças com o pensamento.

No romance, o amor entre Ceci e Peri também é desafiado por obstáculos sociais e culturais. No entanto, no final, o amor triunfa e os dois amantes ficam juntos.

 

06.- Assim como Romeu e Julieta, o amor presente nesse pensamento se mostra capaz de superar obstáculos físicos e sociais, permanecendo vivo mesmo após a partida de um dos amantes. A promessa de companhia eterna, simbolizada pela estrela no céu, demonstra a intensidade e a devoção desse amor.

 

07.- Ao contrário de Romeu e Julieta, onde o amor leva à tragédia, este pensamento oferece uma perspectiva mais esperançosa. O amor aqui não é destrutivo, mas sim uma fonte de conforto e apoio, que acompanha a pessoa amada mesmo em seus momentos de maior solidão.

 

08.- A estrela no céu se torna um símbolo de união eterna, um lembrete de que o amor verdadeiro nunca morre. Mesmo após a morte física, o amor permanece vivo na memória e no coração da pessoa amada, oferecendo companhia e amparo.

 

09.- Essa mensagem transmite um sentimento de conexão duradoura, mesmo além da vida terrena, e oferece um consolo reconfortante para aqueles que ficam. Ela ressalta a importância do amor incondicional e da presença constante, mesmo em momentos de solidão.

 

10.- O eu romântico revela uma sensibilidade tocante e uma profunda apreciação pelas emoções humanas. Mensagens como essa têm o poder de tocar os corações das pessoas e criar laços emocionais significativos.

 

11.- Assim, este pensamento nos convida a refletir sobre a natureza atemporal do amor verdadeiro, capaz de superar os limites da vida e da morte.

 

Copyght @ by Ótomo Rélcia

Direitos Autorais: Lei nº. 9.610/1998

(09/03/2024)

Ótomo Rélcia
Enviado por Ótomo Rélcia em 09/03/2024
Reeditado em 17/03/2024
Código do texto: T8015999
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2024. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.